A história da Escrita

Por Tamires de Souza, Marina Bento, Daniela Silva e Samanta Salve

Os primeiros traços do que é hoje chamado de escrita tem origem no Iraque em uma cidade ao sul de nome Uruc, por volta de 4000 a.C na antiga Mesopotâmia, mas o mais antigo dado dessa região, é no vale do rio Indo localizado entre os rios Tigre e Eufrates, embora alguns estudiosos acreditavam ser na China ou ainda em uma cidade onde hoje é o Irã por volta de 3200 ou 2900 a.C, denominada como escrita proto-Elamita.

Mas a escrita mais antiga desenvolvida que se tem registro é a cuneiforme, desenvolvida pelos Sumérios, os egípcios antigos também desenvolveram a escrita quase na mesma época.

Desenvolveu-se de maneira independente em regiões do Oriente Médio, China, evoluindo ao longo da história. As primeiras evidências são em pedaços de argila com desenhos lembrando formas físicas do que se queria representar, as pictografias, desenhos da forma física que representava, tempos depois formas misturavam desenhos e letras.

De importância vital na evolução e formação do homem com a necessidade de comunicar-se, separando períodos, por diferenciar a forma que os acontecimentos eram registrados, criada para que os humanos colocassem em registros suas ideias, experiências através da grafia, de sinais, símbolos ou signos.

Os tipos de escrita e suas origens
Pictográfica – transmitir ideia, conceito ou objeto através de um desenho, símbolo, foi base da escrita cuneiforme e dos hieróglifos, deu origem a todas as formas, e ainda é utilizada por exemplo em infográficos.

Ideográfica – advém da pictográfica, sistema de ideogramas, que são símbolo gráfico ou desenho formando caracteres separados e representando objetos, ideias ou palavras completas, associados aos sons com que tais objetos ou ideias, a evolução desse sistema teve suas modificações, adaptações, mas pode ser lido independentemente da língua falada.

Cuneiforme – mais antigo sistema, por desenhos, complicado por cada símbolo, imagem não significar a mesma coisa ou palavra, com o tempo, os sinais tornaram-se mais abstratos, evoluindo, sendo o Sumério país de tal escrita.

Egípcia – os hieróglifos ou gravação sagrada, utilizando também sinais pictográficos adaptados para certos objetivos, 24 sinais representando consoantes únicas, assim as palavras poderiam ser compostas, se necessário.

Escrita no Antigo Egito: a Hieroglífica, dos faraós por desenhos e símbolos, e a Demótica com termos gregos.

Silábica – cada símbolo é a combinação de sons de consoantes e vogais representando uma sílaba.

Alfabética, Fonética – a utilizada por nós representa os sons de determinada língua pelas letras do seu alfabeto, nem sempre correspondendo ao som, não é exclusivamente fonética.

Alfabética Fonológica – a cada som corresponde a uma letra, aproxima a escrita de sua função natural, a de representar a língua falada, oral.

Sintética – signo associado a duas funções.

Ainda temos muitas definições do que é a escrita ao longo do tempo, junto ao seu desenvolvimento, material onde se registra a escrita também evoluiu, para que a escrita fosse difundida, e a comunicação não fosse somente verbal e as pessoas registrassem fatos, negócios, fosse em rochas, no interior das cavernas, placas de argila ou ainda papel primeiras formas da escrita eram registrada.

O primeiro foi o papiro, mas foi da fragilidade deste foi crido o pergaminho, feito de pele de animais como carneiro, bezerro e cabra, podiam ser dobradas, costuradas quase como os livros atuais, ao contrário do papiro.

Os chineses utilizavam até mesmo a seda, os egípcios e romanos linho, placas de madeira ou ainda marfim, alguns indianos folhas de palmeira, cada um destes materiais influenciou na escrita, as letras, daí a origem da tipografia tempos depois.

Muitos livros foram copiados a mão por escribas, homens que redigiam todo tipo de documentos, registros e afins.
Ao longo da história, esta escrita, a interpretação era restrita aos que obtinham o poder econômico, a nobreza, sacerdotes, serem apesar dos fins comerciais, aos poucos difundiram-se as camadas de menor poder aquisitivo.

Outros meios em que com o tempo e tecnologia a escrita foi desenvolvendo foram o impresso pela primeira impressão pela prensa de Gutenberg, a pena, a escola com a lousa, máquina de escrever, tanto a convencional como a elétrica, o mimeografo o Xerox antigo, o scanner, os primeiros computadores até os atuais, email, celulares, eBooks.

Definições mais atuais da escrita
*Código de comunicação determinado pela sociedade com regras para quem escreve seja entendida pelo que lê, não importa a época, lugar, ou seja, quando inventada teria de ser a mesma para todos.

*Tecnologia de comunicação que consiste marcas em um suporte significado de palavras, ideias. Função central: registro de informação, difusão de informações e construção de conhecimentos.

Sua importância para história é a conservação de registros e fatos que permitem armazenar, propagar informações entre indivíduos e linguagem por gerações.

About these ads

36 respostas em “A história da Escrita

  1. podemos incluir na evolução da escrita o papel porque sem ele não haveria como se passar a escrita tanto com livros, jornais, revistas, enfim todo o universo do impresso, a máquina de escrever,que sem suas teclas também não teriamos isso impresso, o computador e impressora, porque com eles se tem mãos da tela para o papel, tablets sem esquecer os celulares que as mensagens são forma de escrita também.

  2. Nunca imaginei que as primeiras escrituras eram feitas em pedaços de argila,acho que era difícil pois deve-se ter muito cuidado com esse tipo de material,outro dado que também me surpreendeu,é que os primeiros traços da escrita foram feitos no Iraque ,sempre pensei que as primeiras escrituras vieram daqueles lugares por onde Jesus passou,mas minha imaginação e “falta de conhecimento” errou feio,porque já existia bem antes de ele vir a este mundo.
    Interessante também,foi ver que a evolução da escrita caminhou lado a lado com os tipos de materiais inventados como o papel,maquinas de escrever,prensas,impressoras e até mesmo aquelas tintas cujo as pessoas molhavam as penas pra poder escrever,que nada mais é as tintas que se têm nas canetas de hoje em dia.
    A escrita,assim como as pinturas rupestres,gravaram a história do homem ao longo do tempo,e nos dão total liberdade de imaginação e de expressão.

  3. A escrita é uns dos meios de Comunicação de extrema importância na sociedade, claro não podemos esquecer que ela teve todo um processo de transformação e adaptação pra que todos nos possamos se comunicar, e através dela foi aonde que surgiram as idéias de inventar a Máquina de escrever, cartas, e-mail… É óbvio que ela nunca deixara de existir em nossas vidas.

  4. Com a escrita ficou muito mais fácil expor nossas ideias, opiniões e conhecimentos que podem atravessar gerações e permanecerem intactos, e é com ela também que nós conseguimos nos comunicar com o resto mundo, pois através de adaptações ela se tornou universal!

  5. A escrita sem duvida é um dos meios mais importantes e mais usados, no mundo todo, é com a escrita que nos comunicamos com o mundo, também não podemos esquecer o grande e importante processo de transformação da escrita… E hoje em dia graças a essa descoberta enviamos e-mails, cartas, escrevemos livros, poemas e tudo o que se passa em nossa cabeça!!!

  6. A escrita é uma das maiores formas de propagar uma mensagem. Ela preserva cultura e idéias, para futuras gerações.

  7. É através da escrita que hoje podemos nos comunicar e deixar registrados muitos momentos através de cartas,livros, ou simples bilhetes. A escrita torna fácil a maneira de receber e de enviar informações,é um meio que temos de nos integrar e até de nos revelarmos. A ela evoluiu de maneira gradativa em relação ao tempo até que hoje pudéssemos chegar as nossas escritas de diferentes jeitos, representações ou formas. A escrita foi utilizada de diversos modos como na máquina de escrever, o scanner, papel entre outros.

  8. A escrita sem dúvidas fará parte de nossas vidas para sempre, pois através dela pudemos preservar nossas histórias, culturas, transmitir informações e sobretudo se comunicar, sendo por livros, jornais, revistas e todos os meios de comunicação impressos.

  9. A escrita foi o “Abre Portas” não só do processo de comunicação mais sim da vida humana, foi por meio dos rabiscos e dos desenhos que os ancestrais começaram a evoluir, a partir desse inicio a evolução trouxe diversos modos de escrever até que em algum momento da história os gregos implementaram o Alfabeto, o que padronizou o processo de escrita universalmente.

    A escrita é o que nos faz mostrar quem somos verdadeiramente, quais opiniões conseguimos transmitir, além de poder contribuir ter contribuido com um grande acervo na historia, pois foi por meio dela que surgiu a biblia, livros, jornais, é parte ímpar juntamente com as pinturas como marca do processo de comunicação.

  10. A escrita passou por vários meios de transformações interessantes, mudando de geração para geração, e de povos para povos, passando assim, histórias e acontecimentos pra gerações. Achei interessante no trabalho os meios de escrita existentes, e a maneira cuja qual foi expressa.

  11. Eu digo que a escrita foi o que deu inicio a tudo o que conhecemos hoje, é o que somos tudo originado por ela, porém penso em algumas coisa que pessoas acham erradas ou duvidosas, por exemplo, a escritas de povos de milhares de anos como sumérios que é minha paixão da história, a linguagem e escrita suméria chega a ser um mistério, mas mostra que desde aquela época já era presente e cada vez mais evoluindo até chegar na escrita globalizada que conhecemos hoje!

  12. O homem sempre teve necessidade de se comunicar e com o tempo foi evoluindo, elaborando novas formas e a escrita é uma das mais importantes. Registrando acontecimentos, ideias, informações, conversando com outras pessoas. A escrita é fundamental no desenvolvimento humano.

  13. A invenção da escrita foi mais uma evolução de extrema importância para a comunicação. Com ela a forma de expressar e se comunicar ficou muito mais prática. Não tem como descrever todos os benefícios que a escrita trouxe para nós, mas da para perceber que tudo hoje em dia é baseado nela, desde esse simples comentário que estou fazendo neste monto, até mesmo os jornais, revistas, as cartas, entre outros. Com a escrita pode ser passadas muitas informações através de gerações, envolvendo diversos pontos e assuntos, inclusive muitas culturas.

  14. A escrita nos dá o “poder” de perpetuar nossas histórias, de documentar fatos importantes e além de tudo de compreender outras nações. Pelo trabalho observei que crescemos com a comunicação facilitada e fomos nos adaptando a elas para modificá-las e incluí-las no nosso dia -a-dia digital, antigamente nos primórdios da humanidade o trabalho era redobrado para se comunicar através da escrita, como vimos pela argila, pedras e só depois papel, fazendo com que nós do século XXI olhemos de maneira gratificante todo esse tempo, hoje somos evoluídos, analfabetizados e educados graças a existência da escrita.

  15. O desenvolvimento da escrita foi muito importante para nós, acho incrível o fato dos povos antigos escreverem em argila, devia dar trabalho manter a mão firme para que os símbolos e formas físicas que eram ”desenhados” saírem perfeitos para que os outros pudessem entender o que era escrito. Graças a escrita também, conhecimentos puderam ser arquivados e muitos são guardados até hoje, considerados relíquias. É legal também ver o que os povos antigos usavam para fazer seus registros, peles de animais, folhas de palmeiras e até mesmo ceda. É incrível.

  16. O que seriamos de nós sem a escrita? eu não consigo imaginar. Com a escrita podemos deixar nossas histórias, nossas experiências e conhecimentos a uma nova geração, tudo se baseia na escrita hoje, e até chegar aqui ela demonstrou o seu valor de uma maneira natural. A escrita, é uma forma de comunicação fácil mas ao mesmo tempo complexa dependendo da maneira usada, traz transformação de mentes, conhecimento, recordação e principalmente novas histórias.

  17. O que seriamos de nós sem a escrita? eu não consigo imaginar. Com a escrita podemos deixar nossas histórias, nossas experiências e conhecimentos a uma nova geração, tudo se baseia na escrita hoje, e até chegar aqui ela demonstrou o seu valor de uma maneira natural. A escrita, é uma forma de comunicação fácil mas ao mesmo tempo complexa dependendo da maneira usada, traz transformação de mente, conhecimento, recordação e principalmente novas histórias.

  18. De acordo com o texto a escrita nos elevou a um nível de conhecimento altíssimo, já que com essa ferramenta podemos deixar registrado informações, dados e linguagens. Por meio dela a comunicação se tornou ágil de tal maneira que teve sua evolução paralela aos materiais em que eram utilizados para a escrita.

  19. Uma sociedade seria impossível de existir sem a comunicação e a escrita é uma das principais formas de se comunicar. a escrita hoje é o pai de toda invenção pois sem ela não se teria como passar informações e experiências adiante

  20. A escrita é essencial nas nossas vidas porque ela nos permite registrar todo o nosso conhecimento e passa-lo para outras pessoas , ela é um dos meios de comunicação mais usados hoje em dia para passar informação.

  21. Criada para simplificar a comunicação, a escrita era em forma de símbolos e desenhos, que com o tempo foram se modificando. Indispensável para alcançar o sucesso, a escrita só nos trouxe benefícios. Mesmo assim, ainda tem muita gente analfabeta por todo o mundo, o que é muito triste! Mas felizmente isso está acabando aos poucos.

  22. Escrita consiste na utilização de sinais (símbolos) para exprimir as ideias humanas. A escrita é uma tecnologia de comunicação, historicamente criada e desenvolvida na sociedade humana, e basicamente consiste em registrar marcas em um suporte.

  23. A humanidade desde os primórdios necessitava de uma forma para se comunicar que não fosse apenas foneticamente. As pinturas rupestres foram o primeiro passo para o desenvolvimento de códigos para passar conhecimento adiante. Desde então esses códigos foram se desenvolvendo até chegar no que hoje conhecemos, tanto que se escrevo esse comentário e alguém compreende o que digo, foi graças ao primeiro homem da caverna que resolveu desenhar o que queria que todos intendessem.

  24. Blablabla essa história da escrita ja encheu o saco hahahaha. Mas o homem descobriu como se comunicar através dela né? Marco importante! Curti o trabalho, ficou bem original, maneiro.

  25. A escrita, desde a quita série aprendendo e revendo sobre isso! A escrita foi o marco principal para a comunicação entre as pessoas, seja ela por palavras, gestos, desenhos, ruídos. Tudo o que vemos ao nosso redor é um tipo de escrita e comunicação. As vezes, uma pessoa que usa camiseta de tal banda, pode ter somente a foto dos integrantes ou o símbolo da banda, não precisa ter nada escrito, mas sabemos que essa pessoa curte tal banda, é fão de tal estilo musical. Resumindo, a escrita pode-se revelar através de outras coisas, sem necessariamente fazermos o uso com palavras.

  26. Essa necessidade do homem em expressar as coisas através da escrita é algo muito curioso, porque não foi criado somente um padrão, os padrões são vários, existem numerosas formas de se expressar através dela. Podemos escrever sobre o mesmo assunto de diferentes formas. Hoje a escrita é essencial em nossas vidas, se o ser humano não tivesse essa percepção e necessidade acima de tudo, talvez, estaríamos nos expressando através de simples desenhos, relatando todos os acontecimentos importantes. Então, ao meu ver, a necessidade do homem fez com que ele tivesse essa atitude revolucionária, de tentar algo inovador, algo que fizesse sentido para ele e para os demais, algo que fosse compreensível e assim, todos pudessem interagir da mesma maneira.

  27. A escrita facilitou a comunicação primeiramente feita em argila, através de simbolos,desenhos, e letras. E logo foi aprimorada pelos chineses. creio que os outros meios de comunicação se deve a escrita!

  28. Sem escrita, o mundo não sobreviveria. um simples desenhos vem hoje nos proporcionar diálogos entre povos, comunicação em massa e criações de diversos tipos de instrumentos para melhoria das pessoas.

    • Sem escrita, o mundo não sobreviveria. Uns simples desenhos vem hoje nos proporcionar diálogos entre povos, comunicação em massa e criações de diversos tipos de instrumentos para melhoria das pessoas.
      Com a escrita, surgem os primeiros jornais, as primeiras revistas, e outros meios de comunicação. Hoje em dia existem diversos tipos de idiomas, cada qual com sua maneira de escrita, mas todas com seu significado e tradução, tornando assim uma escrita única, em que todos se entendem.
      Os pontos negativos são que muitas pessoas não tem o acesso a jornais, revistas ou ainda existem no mundo muitas pessoas analfabetas, impossibilitando a leitura destas ferramentas.

  29. Iraque, Iruc, Mesopotâmia, Tigre, Eufrates, China, Irã ou Egito (países e regiões que encontraram as primeiras escritas).#Evolução…
    Pictográfica, ideográfica, cuneiforme, egípcia, hieroglífica, demótica, silábica, alfabética e sintética (várias definições de escritas)#Informação…
    Rochas, cavernas, argilas, papiros, pergaminhos, sedas, linhos, madeiras, marfins, folhas de palmeiras, tipografias, papel e tecnologia (usados para escrever)# Difusão…
    Eis a “comunicação” bem vindos ao QUARTO PODER! :) :) rsrssss

  30. Seguindo a linha da evolução da comunicação, a escrita surgiu a partir da necessidade de se expressar de uma forma mais eficaz, passou por um processo evolutivo até chegar a ser a representação da língua oral, como é hoje. E influenciou diretamente a evolução de meios e formas de registrá-la, como por exemplo, o papel.

    • Fiquei satisfeita com as explicações em relação as mais variadas definições (tanto de seus diferentes tipos, quanto em diferentes épocas) que o texto proporcionou, e através disso, foi possível entender com facilidade a história da evolução da escrita.

  31. Quando comentei sobre o blablabla quis dizer que nós comunicadores ouvimos sobre a história da escrita a todo momento. E de fato, nem temos o que falar sobre a escrita, marco mais importante da nossa história.

  32. Na minha opinião, esse trabalho engloba muito bem a trajetória da escrita, para ela chegar até o que conhecemos hoje. Porém a forma como foi escrito o trabalho, dificultou o entendimento do mesmo, tornando assim, cansativo e desgastante de se ler.

    • cansativo?texto relativamente pequeno…desgastante?até concordo que há paragrafos desconexos mas dai ser desgastante ou cansativo…não…

  33. O trabalho está bem desenvolvido, os tipos de escrita separadamente e descrevendo cada um ficou ótimo para leitura e um melhor entendimento. As informações estão bem claras e objetivas. A escrita foi e ainda é um item importantíssimo na comunicação. Com ela soubemos dos nossos antepassados, como era aquela época, etc. É uma fonte de registro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s