A história da Internet

Por Henry Curcio, Jessica Piffer Cardoso e David Batista

Em meados 1970, a troca de informações acontecia de pessoa por pessoa, ou por documentos em papel. O que revolucionou essa comunicação foi a criação do telegrafo, que utilizava um sistema de comunicação através de mensagens de dois pontos por ondas de rádio ou fios elétricos. A primeira mensagem foi transmitida em 1844, por duas cidades norte-americanas, mesmo havendo falhas, fazia assim com que o tempo gasto diminua e seja possível a comunicação, vindo depois a criação do binário, levando assim a utilização dos códigos criados por esse sistema (compostos por “0” e “1” para realizar o processamento de dados do primeiro computador.

Durante a Guerra Fria, tanto para fins militares, quanto para fins acadêmicos de pessoas da época, foi quando se foi realmente criada a internet, durante a Guerra Fria, com objetivos militares das forças armadas norte-americanas em comunicação entre sí.

Em meados 1970/80, também foi utilizada para fins de estudo, para comunicação entre aluno/professor pela já chamada Rede Mundial de Computadores. Também surgiram os chamados emoticons , uma nova forma de expressão de sentimentos em mensagens virtuais, levando assim a uma nova forma de comunicação interpessoal. Mais também vieram os problemas, em 71, Bob Thomas criou uma das maiores dores de cabeça para pesquisadores e internautas da época, o “The Creeper, catch me if you can”, o primeiro vírus de computador transmitido pela internet, cuja intenção era apenas assustar o usuário, mais já causando um certo receio, para uma ameaça futura para a época.

Surge também o correio eletrônico, uma nova forma de mensagem, sendo necessário uma mudança de protocolo, sendo realizado o mesmo, pouco tempo depois, sendo criado assim o TCP/IP, o maior “revolucionário” para a evolução da internet da época, que inovou com o protocolo dividido em camadas padrão para a transmissão de dados entre usuários, e endereçamento de pacotes, garantindo fluxo de informações usado até hoje.

Em 1980 para 90, outra criação inovadora e revolucionária, que são as salas de bate papo, que mais tarde veio a originar os mensageiros instantâneos, sendo mais funcional, rápido e ainda em tempo real, diferentemente dos e-mails por exemplo.

Em 1990 que a internet se popularizou, e com o surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.

Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.

Em de 2006, começou uma nova era na Internet com o avanço das redes sociais. Pioneiro, o Orkut ganhou a preferência dos brasileiros. Nos anos seguintes surgiram outras redes sociais como, por exemplo, o Facebook e o Twitter.

33 respostas em “A história da Internet

  1. Gostei bem informativo e cronológico.
    Dá-se pra entender como tudo começou e como tomou conta da vida de todos

    • hoje não se dá mais pra imaginar o mundo sem internet, o caos atingiria o planeta e voltariamos pros anos 70 onde as pessoas ficavam sabendo o que aconteceu em outros lugares muito tempo depois

  2. Atualmente a internet serve para trabalhar, estudar e se entreter. Ela foi criada depois de várias outras criações, como o telégrafo, o telefone, entre outros. Foi criada para a comunicação dos militares durante a Guerra Fria e após alguns anos começou a servir como ferramenta de estudos e mais tarde para a comunicação fática entre as pessoas, como por exemplo, apenas para saber como estava o outro ou o que estava fazendo, conhecido hoje como MSN.

  3. Algo que a dezenas anos pudesse ser simplesmente inalcançável, nos dias de hoje vejo o quanto a internet se tornou um meio de fácil acesso que não distingue classe social ou hierarquias. Algo que no passado servia apenas de comunicação e de intermediação de informações numa guerra por exemplo, hoje é o principal meio de comunicação existente.Alguém que nunca tenha ouvido falar ou tido contato com a mesma é totalmente excluso socialmente. Através dela as informações, verdadeiras ou não, chegam de forma eficaz e objetiva facilitando muito o entendimento em diversos assuntos das pessoas e ajudando a muitos em seus muitos trabalhos, negócios, etc

  4. Quando se diz a palavra Internet logo nos vem a cabeça as Redes Sociais, a Internet é muito mais que isso, foi devido a ela que a Globalização se expandiu, o acervo de informações e essa constante mudança cresceram. A Internet é responsável por essa mudança de cultura, por criar esses valores da inclusão digital, e trouxe como beneficio essa aquisição de informações e seu ponto negativo se deve á essa grande dependência que todos temos.

  5. A internet inicialmente foi criada com o intuido de guerra, destruição, e acabou sendo atualmente um meio cujo qual não vivemos sem, praticamente. além de redes sociais, como no comentario acima, é utilizada para estudos, meios profissionais, entre outros. Cada vez ela vem sendo mais util para novas tecnologias.

  6. O meio de comunicação que revolucionou tudo. É prática, rápido e a cada dia mais, vem tomando o lugar de todas as outras. É eficaz e hoje o mundo é totalmente dependente do seu poder. Já podemos dizer que os humanos não vivem mais sem internet.

  7. Muito pode ser falado da internet, sim foi e está sendo umas das inversões mais pioneiras já feita. Com ela temos acesso a todo tipo de informação, interação com outras pessoas etc. Mas tudo tem sua desvantagem, com o seu imenso crescimento crimes cibernéticos vem se tornando mais frequente, e por ela temos o risco de se deparar com noticias falsas a todo momento, fato que recentemente uma jornalista conhecida estava comentando que Yoko Ono havia se suicidado (Viúva de John Lennon). Com muitos benefícios se usada de maneira correta a internet será a ferramente ideal e sem dor de cabeça para muitas pessoas!

  8. Para mim a melhor invenção de todos os tempos,é a unica ferramenta que une tudo o que há de tecnologia,ferramenta indispensável, graças a ela podemos pesquisar e obter mais conhecimento, se comunicar com o outro, ver videos,jogar,baixar arquivos…
    Ela não tem limites,por todo o mundo é acessível,aqui no Brasil ela é importante,porém cara e com uma velocidade muito inferior comparado até mesmo com países com um poder financeiro inferior ao nosso…

  9. A internet foi criada para as pessoas se comunicarem durante a Guerra Fria, tanto para fins militares, como para academicos, hoje em dia a internet é usada para absolutamente tudo desde as sedes sociais até aos meios informativos.

  10. Posso dizer que não sei mais viver sem internet. Nela se encontra de tudo, ficamos sabendo o que estiver acontecendo em qualquer lugar do mundo. Como ferramenta de estudo também, além de entretenimento, podendo compartilhar as coisas mais interessantes. Que outra forma seria tão rápida, instantânea pra tudo isso? E também se adapta as novas tecnologias, chegando aos celulares, tablets, podendo acessar aonde estiver.

  11. A internet tomou conta da vida de todos. Com ela dá- se para ter noticias do mundo todo em tempo real. Conseguimos também nos comunicar com varias pessoas ao mesmo tempo por meio dos bate- papos e compartilhar muitas informações ao mesmo tempo através das redes sociais. Hoje em dia, se a internet parar por 5 minutos, as nossas vidas também param.

  12. A internet dominou, imagina ficar sem internet? O mundo para, tudo hoje está ligado a ela, pessoas, compras, pagamentos, noticias, e cada vez mais ela se adapta em aparelhos flexíveis deixando-nos cada vez mais viciados nesse mundo tecnológico. .

  13. Ahhh internet! Nem temos muito o que dizer sobre ela, porque todos nós já sabemos de seus benefícios e malefícios. Quem vive sem internet nos dias atuais? Muitas pessoas…. mas somente as que realmente não tem condições de utilizá-la! Ela virou uma ferramenta de trabalho e diversão indispensável em nossas vidas. Criticada por alguns, mas elogiada pela maioria da sociedade, a internet contribui com a globalização e com a integralidade das nações. Em meu ponto de vista, uma das maiores e melhores invenções já criadas no meio de comunicação!

  14. Mais uma inovação criada para um fim mas que acabou tomando outros rumos.
    Como pode uma ferramenta criada durante os períodos áureos da Guerra Fria, ser utilizada como catalizador de uma revolução política como a egípcia?
    Hoje não vivemos sem essa tecnologia, é algo indispensável na maioria dos ramos profissionais. Um inestimável valor de entretenimento e um acervo infinito de conhecimento.

  15. A questão atual é : Quem vive sem internet? É nela que passamos a maior parte do tempo e fazemos quase tudo por ela. Antigamente pra manter contato com alguém que mora longe, enviávamos cartas, hoje em dia você obtém informações e mantem contato só pela internet. Porém, como tudo, tem seu lado negativo, algumas pessoas só usam para fazer o mal para outras pessoas.

  16. Internet mudou o mundo, atualmente é usada praticamente pra tudo, amizades, trabalho, escola e muitos outros são os benefícios dessa grande invenção

  17. A internet trouxe novas formas de comunicação, os comunicadores instantâneos como o MSN, o telefone pela internet como o Skype, o e-mail, as redes sociais como o Orkut, entre outros, são ferramentas baseados em internet que possibilitou uma verdadeira revolução na forma como comunicamos com outras pessoas.
    Este é um ponto muito positivo, pois não só barateou o custo da comunicação como tornou as pessoas mais próximas. Mas há um lado negativo que é a exclusão digital, ou seja, muitas pessoas estão sem acesso à internet e do ponto de vista tecnológico estão excluídas digitalmente.

  18. Impossível de viver com sua ausencia, a internet trouxe consigo a revolucao na questao da informacao com rapidez. O mundo mudou, pessoas mudaram, o cotidiano mudou. A nova era da internet!..

  19. Internet, não há muito o que dizer desse tipo de comunicação. Talvez seja o mais usado pelo mundo todo, pois ela teve um vasto avanço e melhorias no decorrer dos últimos anos. Informação rápida e precisa, conversação e interação com pessoas de todo o mundo, a internet vem alcançando grandes caminhos e com a globalização, as pessoas estão cada vez mais conectadas com o mundo todo. Sabemos que existem maravilhas com esse veículo, transmissão de dados e notícias, entretenimento, diversão e ao mesmo tempo é o veículo de comunicação mais perigoso, onde criminosos planejam assassinatos, grandes roubos, etc.

  20. Hoje em dia quem vive sem internet? Qualquer coisa que precisamos procurar temos a internet para nos auxiliar. Nela encontramos vários sites interessantes, que contém informações boas para nos ajudar no dia a dia e em nossos trabalhos, escolas e faculdades.

  21. Internet o mundo gira em volta dela. Podemos ver que a internet se faz presente cada vez mais em nossas vidas para tudo como um trabalho, para ver uma notícia, se divertir, etc. Elas esta em tudo ate em aparelhos celulares, deixando qualquer um conectado a ela 24h.

  22. A Internet é um meio de comunicação recente, faz apenas alguns anos que foi ela foi criado, mas o bastante para atingir tamanho prestigio que ela possui hoje em dia, por ser tão ampla em vários assuntos e aspectos. Nossa ela veio realmente para inovar, tudo gira em torno dela, pois ela transmite muitas informações a respeito dos mais variados assuntos. Podemos fazer pesquisas, compras online, nos comunicar a distancia, entre outras coisas, enfim ela é um turbilhão de informações.

  23. Para mim a mais importante de todas as invenções, facilitando a vida de todas as pessoas de diferentes idades, culturas, etc. Uma infinidade de opções que se encontram dentro dessa ferramenta que no decorrer dos tempo vai se aperfeiçoando cada vez mais. Tudo isso graças a necessidade de ganhar uma guerra.

  24. Hoje em dia a mais utilizada para se comunicar ,buscar informações e fazer trabalhos.
    Tem conteúdo para qualquer faixa etária, e na minha opinião a forma de comunicação mais competente.

  25. Como posso comentar sobre a história da internet se a vivenciamos em pleno presente? Existem os pontos negativos e os positivos. Encontra-se de tudo, até mesmo o que não se quer saber nem ver. Também considero muito importante ter uma postura crítica diante da abundância de informações disponíveis, principalmente para crianças. Mudanças drásticas no comportamento e cotidiano da sociedade. Para que falar sobre ela se agora mesmo eu a estou usando? Isso já diz muito, o que não se sabe ainda é a respeito do futuro da internet, que é o que interessa.

  26. Um grande meio de comunicação como esse, que oferece inúmeras possibilidades, obviamente traria tanto benefícios quanto desvantagens. A internet reflete toda a evolução da humanidade, e sua necessidade em conectar-se, um espaço tão amplo capaz de suprir as mais variadas necessidades e refletir todo tipo de comportamento, entre muitas outras coisas.

    • Explica o encadeamento de ideias e tentativas que levaram ao surgimento da internet que conhecemos hoje, e também cita outras inovações que surgiram a partir dela e sua importância na atualidade. De forma que ficou fácil visualizar seu processo de evolução.

  27. Internet? Um mal necessário, como o dinheiro! Hoje essa comparação pode ser possível. Veio do telegrafo, pode? Nem imaginava. Olha a evolução que não para… Depois dela não duvido que seremos teletransportados para outros países.

  28. Conteúdo do trabalho muito bom, em algumas partes as frases ficaram sem sentido, mas foi muito bem explicado e dividido.

  29. Uma nova era surgiu a partir da internet, meio de comunicação que gira o mundo e faz os 4 cantos estarem conectados. Vivemos a era digital, e onde todos os meios se juntam e caem na rede, revistas, jornais, televisão, rádio passaram a ser digitais e os dados ficam nas nuvens podendo ser espalhados para qualquer lugar do planeta. Internet , um mundo infinito de possibilidades e sem leis, até que ponto podemos confiar e expor nossas vidas. Internet o meio de comunicar que une e afasta as pessoas.

  30. Trabalho bem resumido e esclarece muito bem as informações. A internet é super nova e veio fazer revolução. Traz notícias mais rápidas, proporciona buscas rápidas e objetivas, gera também muito entretenimento, e tudo que as pessoas precisam encontram na internet. Esse meio de comunicação é tão forte que abanou alguns outros veículos informativos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s