A história da Rede Social

Por Carolini Basso, Mariana Gomes e Luriam Frei

A grande característica das Redes sociais são aproximar pessoas e este papel ela cumpriu rigorosamente,sabendo-se que são minoria as pessoas que não participam de alguma rede social no mundo hoje os jovens já não conseguem mais imaginar a vida sem um facebook ou twitter tendo total dependência e influência do seu dia a dia.

Aliás a moda as músicas os jogos estão tudo lá prontos para serem absorvidos e compartilhados.As Redes sociais online: tais como Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, Badoo WorldPlatform (normalmente estamos acostumados a redes sociais públicas, mas existem privadas. Normalmente, existem estágios de tempo em cada rede social até que se torne pública) que são um serviço online, plataforma ou site que foca em construir e refletir redes sociais ou relações sociais entre pessoas, que, por exemplo, compartilham interesses e/ou atividades, bate-papo, jogar com os amigos, entre outras funções.

Com a popularização da internet a partir dos anos 2000, outro tipo de serviço de comunicação e entretenimento começou a ganhar força: as redes sociais. Atualmente, a variedade de produtos desse mercado é enorme, apresentando inclusive categorias com públicos bem segmentados.

Os primeiros relatos de serviços que possuem características de sociabilizar dados surgem no ano de 1969, com o desenvolvimento da tecnologia dial-up e o lançamento do COMPUSERVE — um serviço comercial de conexão à internet em nível internacional muito propagado nos EUA.

Outro passo importante nessa evolução foi o envio do primeiro e-mail em 1971, sendo seguido sete anos mais tarde pela criação do Bulletin Board System (BBS), um sistema criado por dois entusiastas de Chicago para convidar seus amigos para eventos e realizar anúncios pessoais. Essa tecnologia usava linhas telefônicas e um modem para transmitir os dados.

Os anos seguintes, até o início da década de 90, foram marcados por um grande avanço na infraestrutura dos recursos de comunicação. O fato mais marcante desse período foi quando a America Online (AOL), em 1985, passou a fornecer ferramentas para que as pessoas criassem perfis virtuais nos quais podiam descrever a si mesmas e criar comunidades para troca de informações e discussões sobre os mais variados assuntos. Anos mais tarde (mais precisamente 1997), a empresa implementou um sistema de mensagens instantâneas, o pioneiro entre os chats e a inspiração dos “Messenger”.

O ano de 1994 marca a quebra de paradigmas e mostra ao mundo os primeiros traços das redes sociais com o lançamento do Geocities. O conceito desse serviço era fornecer recursos para que as pessoas pudessem criar suas próprias páginas na web, sendo categorizadas de acordo com a sua localização. Ele chegou a ter 38 milhões de usuários, foi adquirido pela Yahoo! Cinco anos depois e foi fechado em 2009.

O Classmates visava disponibilizar mecanismos com os quais os seus usuários pudessem reunir grupos de antigos colegas de escola e faculdade, viabilizando troca de novos conhecimentos e o simples ato de marcar reencontros. Essa rede social ultrapassou 50 milhões de cadastros e sobrevive até hoje, mas com um número menor de participantes. Nos anos 2000, a internet teve um aumento significativo de presença no trabalho e na casa das pessoas. As redes sociais alavancaram uma imensa massa de usuários e uma infinidade de serviços foi surgindo.

Em 2002 veio o Fotolog, que consistia em publicações de fotografias acompanhadas de ideias, sentimentos ou o que mais viesse à cabeça do internauta. Também era possível seguir as publicações de conhecidos e comentá-las. O Fotolog ainda existe, tem cerca de 32 milhões de perfis, já veiculou mais de 600 milhões de fotos e está presente em mais de 200 países. O Flickr também é um site específico para fotografias, permitindo que as pessoas criem álbuns e compartilhem seus acervos de imagens. Foi criado em 2004 e atualmente tem aproximadamente 51 milhões de usuários.

O Instagram pode ser considerado uma versão mais moderna do Fotolog. Foi desenvolvido e projetado pelo brasileiro Mike Krieger e pelo norte-americano Kevin Systrom, inicialmente para uso em Smartphones Apple i OS sendo posteriormente disponibilizado no sistema Android. Além de o aplicativo permitir aos seus usuários compartilharem imagens disponibiliza também uma grande variedade de filtros e efeitos. Eles podem compartilhá-las através do aplicativo e em redes sociais como Twitter, Facebook, Foursquare e Tumblr.

O Friendster foi o primeiro serviço a receber o status de “rede social”. Suas funções permitiam que as amizades do mundo real fossem transportadas para o espaço virtual. Esse meio de comunicação e socialização atingiu 3 milhões de adeptos em apenas três meses — o que significava que 1 a cada 126 internautas da época possuía uma conta nele.

Ao longo de 2003, foram lançados o LinkedIn (voltado para contatos profissionais) e o MySpace (que foi considerado uma cópia do Friendster). Ambos ainda estão no ar e com um uma excelente reputação. O LinkedIn conta com mais de 175 milhões de registros (sendo 10 milhões brasileiros) e o MySpace marca 25 milhões apenas nos EUA.
2004 pode ser considerado o ano das redes sociais, com a criação do Orkut e do Facebook. A rede social da Google foi durante anos a mais usada pelos internautas brasileiros, até perder seu título para a criação de Mark Zuckerberg em dezembro de 2011. Um dos levantamentos mais recentes aponta que cerca de 29 milhões de pessoas ainda o utilizam.

Criado dentro do campus da Universidade de Harvard, o Facebook só chegou à grande massa de usuários no ano de 2006. De lá para cá, a rede social é sinônimo de sucesso e crescimento, superando a incrível marca de 908 milhões de pessoas cadastradas. Hoje, a marca está avaliada em US$ 104 bilhões. Um dos grandes desejos de Zuckerberg é comprar o Twitter, o microblog revelado em 2006 e que atualmente é aquele que mais chega perto do Facebook em número de adeptos, tendo 500 milhões de registros — embora a estimativa é de que “apenas” 140 milhões o utilizam com frequência. Foi considerado o mais inovador no que se refere à velocidade da informação. O termo Tweet foi inspirado no som de um pássaro que emite sons para comunicar os demais pássaros sua atual localização e atividade.Outro destaque para a rede social do pássaro azul está relacionado aos ganhos da rede social com publicidade.

Os jogos nas redes sociais
Num curto período de tempo, apareceram os jogos especialmente feitos para as redes sociais. Estes são construídos por empresas externas, como por exemplo, a Zynga ou a EA Games. O modelo de jogo é muito diferente de um jogo convencional, os jogos presentes em redes sociais, são feitos para conseguir melhor pontuação do que os “amigos”. A forma como os menus são apresentados mostra esse objetivo. As empresas não trabalham totalmente gratuitamente para esses jogos, aliás existem partes desses jogos que são pagos, como alguns itens e por vezes, níveis. Com o crescimento de grandes redes sociais, são cada vez mais as empresas que começam a criar, mediante grandes jogadores utilizarem redes sociais não só para comunicar mas para jogar.

Após o grande “Boom” das redes sociais em 2010/2011 entramos no ano de 2012 com um novo cenário onde as redes sociais deixaram de ser vistas como algo passageiro, para desempenhar um papel fundamental como ferramenta de comunicação em tempo real. Empresas, usuários, profissionais ou não eles estão na internet e acessando as redes sociais.

36 respostas em “A história da Rede Social

  1. As redes sociais veio para mudar o modo como nos comunicamos e nos entretemos, pois antes existia apenas o e-mail e MSN, agora temos infinitas redes como, o facebook, twitter, netlog, Hi5, entre outras. Diferente da televisão ela não serve apenas para passar informações, mas também interagir com os internautas, pois estando online podemos expor nossas opiniões sobre determinado assunto e imediatamente ter o feedback esperado.

  2. Febre atual?não, nova em “idade”? nem tanto, mas que hoje em dia poucos não usam dessa ferramenta é verdade, podemos transmitir dados, trabalhos, pesquisas até mais rápido, mesmo utilizando email que também é rápido isso quando não volta pela caixa de entrada cheia, as redes sociais não são somente para repassar fotos. recados úteis ou não.

  3. As redes sociais, nos dias atuais são praticamente indispensáveis para qualquer pessoa que, ou tenha interesse em comunicar-se, reencontrar pessoas ou se divertir (jogar como dito acima), são fatos que mudaram com o tempo, quando existia uma época em que era apenas para alguns, as redes. Isso prova uma nova era, cuja qual segue tendências avassaladoras para um futuro proximo, analisando a decorrência da história.

  4. Redes Social sua melhor amiga ou não, concordo que nos dias atuais dedicamos mais tempo administrando nossos perfis do que fazendo outras coisas que deveriamos fazer, essa ferramenta fornece uma grande troca se usada conscientemente, mais ainda existem muitos que simplesmente acreditam que esse meio de comunicação serve como trampolim para alcançar algo maior, é nesse momento que acabam se redicularizando. Se usada com consciencia e como Personal Branding com certeza ela te dará uma ótimo feedback.

  5. O meio de comunicação mais utilizado atualmente. Trouxe inovação com o Facebook e o Twitter, os principais dessa área, sem contar com os diversos outros. Tem seu lado negativo por armazenar muita informação, muitas vezes prejudicial para algumas pessoas, o que causa o bullying. Mas o armazenamento de muitas informações, também traz a melhoria e vantagens na comunicação humana,nos dias atuais.

  6. A melhor parte da comunicação foi as redes sociais, pelo Facebook e twitter podemos nos comunicar com o mundo todo. Redes sociais são aproximar pessoas e este papel ela cumpriu rigorosamente.

  7. A rede social é vicio que está em todas as pessoas, dificilmente você vai encontrar uma pessoa que não tenha uma conta em alguma delas, seja ela o Facebook, twitter, Skype, G+ entre muitas outras que acabam ganhando seu espaço. A pioneira nesse aspecto de rede social eu considero o Facebook, que consegue sincronizar varias outras redes com ele mesmo. Com o avanço tecnológico isso tende a crescer cada vez mais.

  8. Além de que, como minha família é muito grande, podemos achar muitos parentes que não vemos há muito tempo, os amigos de infância…
    E toda página de jornal, revista, até lojas tem páginas nas redes sociais. Muitas usam para controlar a qualidade, satisfação e atendimento aos clientes. Porque todos estão lá e postam mensagens, divulgam, participam de promoções, etc.

  9. Nos dias de hoje é praticamente impossível não ter uma rede social, o mundo se baseia ali, existem varias e especificas, redes para fotos, para comentários breves, para textos longos, para expor ideias, para videos e etc. As redes sociais são instrumentos poderosíssimos de trabalho, basta saber usar.

  10. Só quero ver o que vem pela frente com a tecnologia da forma que esta andando daqui a pouco as redes sociais que conhecemos será ultrapassada

    • as redes sociais mudou a vida das pessoas e continuará mudando pois o que mais atrai o ser humano moderno é a possibilidade de se comunicar cada vez mais

  11. A sua intenção de unir as pessoas funcionou, e muito bem por sinal. Entretanto, fakes e mentiras são criados, fofoca espalhadas, e uma necessidade de criar status cada vez maior. Poderia ser utilizada com mais cautela, e educação virtual. Infelizmente ainda não é assim, mas quem sabe podemos contar com novas regras daqui algum tempo, para que coisas tolas não sejam publicadas.

  12. A Rede Social sem dúvida alguma é o meio mais usado e mais bem visto do momento.O Facebook por exemplo, hoje é a maior rede de utilização do mundo, todos tem um Facebook e se comunicam, aprendem , demonstram suas opiniões de modo que cada pessoa presente no programa possa saber o que realmente se passa no momento. Além dessa criação que adere a cada dia mais e mais integrantes, temos o já ultrapassado Orkut como importante marco nessa história não muito longa, o Twitter, Skype, Instagram entre outros. Essa mídia influi muito na vida das pessoas, fazendo com que uma simples farpada ou mensagem mal interpretada possa causar uma enorme confusão. É uma ferramenta de fácil manuseio, acesso, e sem distinção de classe social, podendo ser muito boa ou péssima, dependendo de quem e do modo de como cada um lida com ela.

  13. As redes sociais vieram com tudo. Sua intenção é deixar o espaço geográfico cada vez menor. Por com delas, ficou muito mais fácil reencontrar velhos amigos, fazer amizades novas e não perder o contato com quem tem que ir morar a quilômetros de distância.

  14. Muito eficaz, elas veem para fazer pessoas formarem novas amizades e um contato masi dinâmico com seus amigos, compartilhar momentos e histórias.

  15. Usado pela grande maioria como entretenimento, as redes sociais vem ganhando cada dia mais usuarios com interesses diversos. Um tipo de “midia” recente, mas com resultados fantasticos. Algumas pessoas utilizam dos mesmos como fonte de renda, explorando das ferramentas para promover produtos e marcas.

  16. Como falar com todas as pessoas sem ter que reuni-las em um mesmo local e sem grandes custos? Fale em uma rede social!
    Com o desenvolvimento das tecnologias, e a globalização clamando por novidades as redes sociais se tornaram um meio muito eficaz de comunicação. Muitas possibilidades disponíveis e muitas experiências possíveis, assim vejo uma rede social.

  17. São elas apenas simples aplicativos que permitem a troca de ideias e fotos, bate papo, onde se procura por amigos e colegas de escola e se promove encontros, incentivando relacionamentos? Elas permitem uma nova maneira de participação da sociedade, com interessantes aplicativos que dão suporte e facilitam os relacionamentos, com intensa e diversificada participação de todos, de olhos nas mudanças no mundo, mas em um mínimo espaço de tempo, tudo muito rápido, em um clique apenas.

  18. As redes sociais foram criadas para reunir as pessoas, bater papo, compartilhar fotos, ideias e informações. Encontrar amigos e parentes que a muito não se viam. Mas esses não são os únicos propósitos das redes sociais, elas também tem o intuito de mandar mais conhecimento para as pessoas através de histórias e afins e tudo isso com apenas um clique.

  19. As redes sociais fazem parte praticamente da vida de todos ,pois as pessoas a usam o tempo todo estão sempre atualizando suas páginas e postando coisas novas além de contar com um bate papo que fazem as pessoas trocarem informações em tempo real ou deixar um mensagem em offline sem contar que nas redes sociais podemos nos expressar e encontrar informações que sejam úteis ou não .

  20. As redes sociais tem suma importância quando o assunto se diz respeito a comunicação,elas foram uma das melhores invenções de todos os tempos,estreitaram as relações entre as pessoas,criou uma oportunidade de nações trocarem conhecimento via internet,de eu e você conhecer uma pessoa la do outro lado do mundo e manter contato com ela,sem problema algum.
    Além de dar uma sensação de liberdade de expressão,pois muitas pessoa usam as redes sociais para se expressar e difundir idéias,espero que cada vez mais possa surgir redes sociais melhores e mais amplas!

  21. As Redes Sociais surgiram com a idéia de unir as pessoas, unir povos e culturas diferentes e acabou que deu certo. Impressionante como as redes sociais aproximam as pessoas, permite-se conhecer novas amizades, contatos profissionais, entre outros. Só devemos tomar cuidado com os perfis “fakes” espalhados nessas redes, pois pode ser algum conteúdo malicioso, vindo a deixar a imagem pública de algum usuário corrompida.

  22. Rede social um meio de se interagir com outras pessoas que não acabara tão sedo. Ultimamente as pessoas não sai de casa sem checar suas Redes Sociais, um circulo virtuoso que se faz presente em nosso meio.

  23. A Rede Social nada mais é do que uma forma muito eficaz e rápida de comunicação, podemos conversar com pessoas do mundo todo através dela. Nelas são contidas muitas informações, é um meio muito fácil para que as pessoas se expressem com relação a vários assuntos. As pessoas mudaram muito desde seu lançamento, ela afetou e muito a vida de todos de ambas formas, positiva e negativa. É um dos meios de comunicação mais atuais e nunca tende a extinção, ela vai se modelando e se modernizando com o passar do tempo.

  24. Tornou mais rápida a comunicação entre todos, inclusive pessoas de outros países.
    Se tornou uma febre nos dias de hoje, e fundamental.

  25. No mundo globalizado, as redes sociais fizeram com que as pessoas ganhassem mais liberdade para emitirem opiniões e influenciarem milhares de outras pessoas de maneira rápida e prática. E é também uma forma de manter relações pessoais, que só não devem ser substituídas por relações físicas.

    • Texto com várias informações sobre o tema, mas algumas delas, poderiam ser tratadas de forma menos extensa, e organizadas em tópicos, talvez, para facilitar a leitura.

  26. Eu acabei de excluir a conta de uma delas, o Facebook. Quem é que tem quase 700 amigos? Não havia mais espaço algum para qualquer tipo de privacidade. Já decidi que selecionarei muito bem meus “amigos” quando abrir uma conta novamente, já que, hoje em dia, não dá mais para não ter facebook, se a ideia é divulgar trabalhos ou conhecer vários tipos de trabalhos de outras pessoas. Enfim, não suportava mais ver as pessoas publicando todas as comidas do dia, que nas fotos, sempre parecem um pedaço de meleca. Além das pessoas que o utilizam como diário e publicam seu cotidiano desde a hora em que acordou. Muro de lamentações, uma vitrine de falsidade, todo mundo é feliz!

  27. Não sabia que havia toda essa história por de trás das redes sociais, ultimamente temos usado tão frequentemente que se tornou algo essencial. Nelas, podemos contar sobre coisas de nossa vida, compartilhar fotos, compartilhar ideias, mostrar ao mundo inumeras coisas legais, e não legais também. O mais legal das redes sociais é conhecer as pessoas, pessoas de qualquer lugar do mundo, que pensa totalmente diferente e vive uma cultura totalmente diferente, mas que compartilha do mesmo meio de comunicação que são as redes sociais.

  28. Exposição continua da sua figura, e politica constante para uma boa rotulação. É legal, distrai, informa, mas tem seus malefícios. E não são pequenos, há de todos os gêneros. Ela, você não pode culpa-la como a TV, pois é você quem faz sua programação.

  29. As redes sociais assim como tudo no mundo têm sua evolução. Pode parecer meio louco, mas gosto de comparar as redes sociais (e não só ela) como um pokemon, que evolui sempre, se tornando mais forte. Assim como tudo no mundo e em especial as redes sociais que evoluem. Como nesse trecho “O Instagram pode ser considerado uma versão mais moderna do Fotolog.”.

  30. Bem completo, separando bem os acontecimentos, o assunto não é uma coisa que vai parar no tempo, pois quanto mais ele passa, mais redes sociais são lançadas no mundo.

  31. Muito eficaz, elas vem para fazer pessoas formarem novas amizades e um contato mais dinâmico com seus amigos, compartilhar momentos e histórias.

  32. A Rede Social atrai a atenção de muitas pessoas, independente de idade, cultura ou classe social. Eficaz, chamativa é meio de contato entre pessoas ao redor do mundo, possibilitando bate-papos, amizades e até namoros virtuais.
    o grande ponto negativo dessa inovação tecnológica é a existência do popular “vírus” que muitas vezes captam dados das pessoas, utilizando-os ilicitamente para bem próprio.
    Trabalho muito bem feito.

  33. O texto ficou grande, porém bem elaborado. As redes sociais são comunidades que reúne pessoas de vários tipos. Existem uma infinidade de redes sociais, entre elas a mais popular é o FACEBOOK, que conseguiu reunir vários tipos de rede social em uma só.

  34. Com o princípio de unir as pessoas, a rede social invadiu o mundo e todos ficaram conectados. E foi mundo além dessa comunicação, o facebook se tornou uma mídia abrangente e começou a se tornar um mercado, um Outdoor de anunciantes e um vício para os usuários. Aí temos o lado bom e ruim das redes sociais onde as pessoas não se socializam pessoalmente e tudo passa a ser feito pelas redes sociais. Aí fica uma questão, até onde iremos chegar, qual o limite dessa fácil acessibilidade a tudo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s