A história da Televisão

Por Anne Grazieli, Fiama Silva e Monique Pavani

A televisão não teve um único pai, muito pelo contrário: foi desenvolvida simultaneamente por diversos inventores. Os primeiros passos foram dados no final do século XIX, quando se descobriu que a capacidade de conduzir energia elétrica de um elemento químico, o selênio, variava de acordo com a quantidade de luz que ele recebia. Em teoria, isso tornava possível transmitir, por correntes de eletricidade, imagens compostas de pontos de diferentes graus de luminosidade. A partir daí, um jovem estudante de engenharia, o alemão Gottlieb Nipkow, concebeu, ainda em 1884, o primeiro sistema de televisão. Segundo ele, uma espécie de câmera conteria um disco cheio de furos que giraria rapidamente.

A imagem de um objeto colocado diante dessa câmera atravessaria os vários furinhos e se dividiria em pontos mais claros ou escuros, de acordo com o contorno do objeto. Esses sinais luminosos seriam então captados por átomos de selênio e transformados em eletricidade.

Conectada a um aparelho receptor, a corrente elétrica acionaria uma lâmpada que acenderia e apagaria conforme os impulsos recebidos. Dentro do receptor, a luz intermitente da lâmpada passaria depois por um segundo disco perfurado, que rodaria na mesma velocidade da câmera. Ao atravessá-lo, a luz da lâmpada reproduziria na tela do aparelho receptor a imagem do objeto original. O projeto de Nipkow era brilhante, mas não chegou a sair do plano teórico.

Colocá-lo na prática coube a outros inventores que, nas décadas seguintes, fizeram diversos experimentos baseados nas idéias de Nipkow, acrescentando novidades tecnológicas. Um dos primeiros a demonstrar um aparelho de TV para a comunidade científica foi o engenheiro escocês John Baird, em 1926.

Paralelamente a Baird, porém, outras máquinas foram desenvolvidas na década de 20, por nomes como os dos engenheiros Vladimir Zworykin (russo), Philo Farnsworth (americano) e Ernst Alexanderson (sueco). Somadas todas essas contribuições vindas de diferentes países, formou-se a televisão moderna, que, surpreendentemente, demorou a conquistar o público: dez anos após a demonstração de Baird, não havia mais do que 2 mil televisores no mundo.

O grande boom aconteceria só após o final da Segunda Guerra Mundial. Em 1948, já havia mais de 350 mil aparelhos só nos Estados Unidos.

Desde então, a TV não parou mais de proliferar e se desenvolver, passando pelo aparelho em cores e por modelos portáteis, até chegar aos equipamentos digitais de hoje, com alta definição e telas de plasma.

A televisão tem um papel importantíssimo na sociedade atual, sendo o meio de comunicação de maior impacto junto da opinião pública pois a mídia é o quarto poder.

Como veículo de informação e instrumento lúdico, a televisão influência a vida dos cidadãos, modela-lhes as crenças e os valores. Pelas suas características técnicas, acaba por condicionar o espectador a uma atitude de observação passiva das mensagens que recebe. Ao mesmo tempo, a própria força audiovisual dessas mensagens impõe-se de tal forma que os analistas chamam freqüentemente a atenção para os perigos de manipulação que podem advir do contato exclusivo com um meio de comunicação de massas tão imediato e, por isso, tão pouco estimulador da reflexão independente.

A televisão forma valores e dissemina diversas formas de pensar e agir, além de trazer para dentro de casa uma cultura variada. Mas, além disso, a televisão é também um instrumento de cidadania, pois por meio das notícias que veicula podemos saber o que está acontecendo no País e no mundo, tomar posição a respeito de diferentes assuntos.

A televisão é um dos mais fortes meios de Comunicação de Massa em nosso país, apesar de diversidades culturais, sociais e econômicas. As tele novelas são a mania nacional e são responsáveis pelo comportamento de milhões de pessoas, dizendo de forma indireta o que elas devem fazer, consumir e pensar.

Com mais de 60 anos no país, esse meio de comunicação continua sendo o maior propagador de diversão. Com o passar dos anos, a televisão foi se transformando no principal veículo formador de opinião.

O mesmo teve e ainda tem uma grande participação na evolução da comunicação, através dele as informações chegam mais rápidas e claras em nossa casa. Podemos também acompanhar os acontecimentos na íntegra, como a renuncia de Bento XVI e escolha do novo Papa.

35 respostas em “A história da Televisão

  1. Até chegar no que é atualmente a televisão passou pelas mãos de vários inventores que foram fazendo adaptações nessa invenção. A TV se desenvolveu através dos tempos e de um simples meio de comunicação em branco e preto tornou-se simplesmente algo com grande importância na vida de todos nós, pois através dela podemos nos informar, nos divertir e até mesmo acompanhar acontecimentos em outros países como o casamento real do príncipe Willian e Kate Middleton ocorrido em 29 de Abril de 2011.

  2. complicada, interessante a história da tv, seu desenvolvimento, a tecnologia para aprimorar, meio de comunicação que prende a sua frente relatando fatos, atrasa compromissos muitas vezes, mas ainda sim continua informativa, importante embora a internet “saia” a frente com conteúdo, as tvs tem os plantões, que muitas vezes dão a notícia antes.

  3. Foi fundamental para a evolução da comunicação. Desde seus primeiros modelos até os sofisticados que temos hoje, que possuem até internet. A televisão sempre será importante, pois foi com ela que aprendemos, interagimos, assistimos nossos programas preferidos, nos informamos e desfrutamos de todos as suas opções.

  4. Grande ferramenta de comunicação, através de sua programação a sociedade ganhou conhecimento, conseguiu moldar opiniões, sorrir com conquistas, chorar nas tristezas, se entreter com diversificados conhecimentos. Atualmente existe muita coisa descartáveis tornando a televisão meio que um lixo cultural, a tendência é que o público mais jovem e mais antenado deixe a tv de lado e torne a internet como plataforma de maior interação comunicacional.

  5. Houve um unico pai, porem varias pessoas tiveram sua parcela de proeza por ter ajudado na evolução da mesma, hoje, indispensável pois através dela que nos mantemos informado, assistimos os mais variados canais, podendo ser do mundo todo, e assim conhecendo novas culturas, meios, viagens, desenhos etc. Mais tomemos cuidado com o que vemos na tv, nem tudo que assistimos é real.

  6. considerada a maior ferramenta de comunicação das gerações anteriores a internet ainda tem grande impacto e controle sobre a sociedade principalmente da classe baixa e média por muito tempo foi a melhor foema de conhecer novas culturas e informações sobre todo o mundo.

    • errata:
      considerada a maior ferramenta de comunicação das gerações anteriores a “televisão” ainda tem grande impacto e conntrole sobre a sociedade principalmente da classe baixa e média, por muito tempo foi a melhor forma de conhecer novas culturas e informações sobre o mundo, além de seu entretenimento

  7. A Tv foi desenvolvida por diversos inventores. Depois que descobriram que o elemento químico, o selênio, variava com a quantidade, de luz que recebia. A TV é um dos meio de comunicação mais importantes pois é através dela que nos informamos sobre tudo o que está passando no mundo!

  8. A televisão é o mais influente meio de comunicação. É das novelas, programas de entretenimento, etc, que sai a moda. O ser humano tende a imitar tudo o que vê, por exemplo, se uma pessoa comum pinta o cabelo de uma cor diferente todos criticam, mas se sai na TV vira febre nacional.

  9. Sobre a televisão vale a pena falar de como foi incrível a evolução com o passar do tempo. Do mudo ao som do preto e branco ao colorido, do colorido a alta definição, disso para o 3D e agora a mais nova TV que está chegando no mercado é as novas com resoluções 4K, pessoalmente eu só vi uma vez em uma conferencia, e é totalmente diferente de tudo que estamos acostumados atualmente em termos de imagem. Porém essa nova resolução é muito complicada apenas 1 único segundo de 4k é o equivalente a 2GB de espaço, 90 minutos de 4k ocupa 3.34 TB de espaço que seriam necessários 212 discos blu-ray. Então para essas novas TVs chegarem ao mercado muita coisa vai mudar, teremos possivelmente novos discos para armazenamento, os cabos atuais de HDMI não são suficientes para a transferência, e ainda em cima de tudo isso em 2012 apenas 3 filmes foram filmados nessa resolução MIB 3, Spider man 4, e o Batman, que para gravar nessa nova resolução é desembolsado a mais US$ 830 mil dólares. Sim essa nova evolução será complicada para todos os consumidores, caso seja necessário trocar quase todos os equipamentos de sua casa.

  10. Foi e ainda é fundamental para a comunicação. Tudo o que a televisão mostra é o bom e o certo. Se mostra que a magreza excessiva é linda, todos farão de tudo para serem magros, o que é errado. Fora isso, nos é passado muitas informações boas, novelas, notícias sobre cultura, entretenimento, podemos ver a transmissão de festivais de músicas e afins.

  11. A televisão é um meio importantíssimo para a comunicação, alem das tecnologias avançadas de hoje em dia, ela não perdeu sua força, nos transmite informações importantes e prazer de esta ali só por entretenimento, propaganda é seu maior forte!

  12. A televisão é um meio de comunicação muito importante também, ela foca no entretenimento em diversas áreas e para diversas idades, transmite também muito conhecimento em assuntos variados e é muito imparcial na hora de transmitir as notícias em telejornais. Ela realmente é rica em informações e mesmo com toda tecnologia que já existe ela continua com muito telespectadores bem fieis.

  13. A televisão tem seu papel importantissimo na vida de todos devido a globalização, mas falando em televisão o que deveria ser um instrumento, educativo, e que informasse noticias de forma real, a maioria dos canais mais assistididos alienam seus telespectadores de forma a indusi-los ao capitalismo maximo (Dinheiro sendo a coisa mais importante da vida, quem não tem dinheiro não vive) e ao consumismo exagerado, ao liberalismo equivocado, a violência, a inveja, a idealização de perfeição, enfim são realmente a minoria os canais no mundo que usam esta fonte de comunicação de forma saudavel as pessoas

  14. É através da televisão que nós cidadãos recebemos as notícias (além de outros meios é claro), é através dela que temos entretenimento. A televisão de fato é um veículo muito importante na vida das pessoas. Adorei o trabalho, ficou bem esclarecido sobre sua história. Antes as televisões eram uma tela com tubo e hoje em sua maioria são finas, de plasma e com enorme tecnologia.

  15. Toda família tem uma. O meio de entretenimento e atualidades que mais chama a atenção da população, pela praticidade e força nos meios da comunicação

  16. A TV, criada por volta do século 19 vem surpreendendo a todas as pessoas que tem acesso a esse meio ( praticamente 100% da população ) no que diz respeito ao seu desenvolvimento tecnológico, antes, criada de maneira simples, sem cor, pequena e sem som, hoje vemos que possui tamanhos de todos os tipos, inúmeras cores e tipos de sinais, sons variados e modelos cada vez mais compactos. Esse meio é muito importante na transmissão de informações, debates de opiniões, noticiários e une o telespectador a quem apresenta os diferentes fatos atingindo a todos.

  17. Uma ferramenta atualmente presente em todas as casas, uma das maiores inovações tecnológicas da história da humanidade. Ela é capaz de ditar regras, modificar costumes, e de comunicar com massas sem ter custos exorbitantes nem ter que reuni-las no mesmo local. É capaz de bombardear com comerciais, informações e estimular ações nos telespectadores sentados confortavelmente nos sofás de suas casas. Com um indiscutível valor de entretenimento ainda se mantém firme desde a sua invenção até os dias atuais.

  18. Desenvolvido atraves do avanço das radios, a TV veio com o intuito de entreter e informar. Atualmente a TV se tornou um mercado llivre, no qual tudo se transforma em propaganda e anuncio ja que o mesmo se tornou um meio de comunicação de massa e atinge todas as classes sociais.

  19. A televisão é uma das melhores opções para se passar informações,foi uma invenção fantástica,hoje é acessível a qualquer classe social,as diversas emissoras existentes,seja ela de canal aberto ou pago,trazem diversos assuntos com muito conteúdo e interatividade para com o publico.
    Infelizmente nos tempos de hoje,principalmente no Brasil, quem comanda a TV são as propagandas,mas elas são importantes,pois elas “sustentam” e “matem” a televisão viva.

  20. A Televisão, mídia importante para a difusão de uma matéria, para a chegada da informação ao telespectador, pois com ela, podemos passar sons e imagens das notícias de forma que fique bem entendido ao público. É um mundo fascinante, onde criamos fantasias em cima de personagens de novelas, que às vezes, fazemos parte da trama, como se de alguma forma, a história afetasse nossas vidas. Entretenimento geral, programações diversas, para cada gosto das pessoas.

  21. Televisão uma mídia capaz de mudar, informar, divertir, comover qualquer um. Temos televisão para todos os públicos, com o tempo podemos ver que ela vem se evoluindo muito, pois ate televisão digital e em 3D, já temos no mercado, qualquer um quando só liga uma tv para se interagir com ela, devemos tomar muito cuidado, ela pode trazer beneficies ou coisas ruim para nossa mente.

  22. A televisão é um dos meios mais importante de comunicação,pela facilidade do acesso e por trazer informações variadas para qualquer tipo de público. Capaz de interferir na vida das pessoas, por mostrar diversos tipos de costumes.

  23. “A grande invenção” é o resumo para a televisão. Um meio que te leva a mundo infinito de informações de diversos temas, opiniões. Além de propiciar Entretenimento entre as nações. Possibilita as rapidez de informações mesmo que estejam a milhares de quilômetros de seu público alvo.

  24. Trago comigo sempre um filtro imprescindível para assistir televisão. O espectador apático, se aliena, deixa-se influenciar por este meio de comunicação tão poderoso. É necessário que haja crítica, selecionar a programação, ou, mesmo que o momento seja simplesmente para não pensar em mais nada, que seja consciente. Nada melhor do que rir das novelas, encontrar absurdos nos discursos dos apresentadores, se maravilhar, criticar, ou simplesmente sentir vergonha das propagandas. Antigamente costumava a gravar fitas só com as melhores; o mais interessante era o momento do intervalo, e não o programa em si. Mas enfim, de que adianta agora, se todas as fitas vhs já mofaram?! Para mim, difícil é não se irritar com as “tvs por assinatura”; é estúpido e sinto-me uma completa idiota diante de em média 300 canais e nenhum programa que preste. Deprimente.

  25. Acesso à informação através de imagem e som, que transmitem os mais variados assuntos, dentro da própria casa. Também de grande influência no comportamento e cultura de uma sociedade. Considerada uma atividade de entretenimento, mas com controvérsias, devido a sua passividade. Podemos dizer que a televisão se mantém em evolução até o presente momento, acompanhando os passos de novas tecnologias, que a aprimoram cada vez mais.

    • O texto contou com informações necessárias que supriram diversas curiosidades a respeito do tema, porém uma diferente disposição delas, talvez facilitaria o desenrolar e entendimento da história de sua evolução.

  26. O que seria da história da comunicação sem a tv? Que muda opiniões, que diverte as pessoas, que as informa, que as entretêm, e que antes para alguns era considerado como coisa de outra mundo. Hoje, quase ninguém vive sem e com o passar dos anos elas vem ficando cada vez mais moderna, enorme, fina, colorida, tem para todos os gostos. Adorei saber mais sobre a tv, também não sabia muitas das coisas relatadas no trabalho.

  27. Produto alienante de qualidade seletiva e bastante desgastante, pois até acharmos uma programação coerente, já desistimos. Tem importância real no desenvolvimento sócio econômico, cultural e politico. Infelizmente é usado para emburrecer pessoas e vender um mundo ilusório e burguês, ao considerarmos a verdadeira condição do país (subdesenvolvido).

  28. A televisão é um dos meio de comunicação mais usados por todos , por conter conteúdos que agradam as diversas classes sociais .
    Além de ter canais de noticias que passam informações de uma forma entendível para toda a população e alguns outros meios de comunicação passam noticiais de modo que nem toda a população consegue captar as informações.

  29. Com certeza, quase todo mundo chega em casa e a primeira coisa que faz é ligar a televisão. Se ficar sem, é como se estivesse isolado do resto do mundo. A TV hoje tem conteúdo pra todos os gostos, trazendo informação, entretenimento. Podemos ver lugares, eventos onde não pudermos estar. Fundamental na difusão da comunicação. E com a tecnologia, o aparelho se transformou. Uma tendência são as SmartTVs, em que também se acessa a conteúdo da internet através do controle, e um teclado com USB.
    Uma adaptação aos novos hábitos, tem muitos canais de vídeos na internet e as pessoas assiste bastante, a audiência medida é muito maior do que as dos canais de TV, se comparar. É a mídia da internet com cada vez mais espaço.

  30. Um dos maiores meios de comunicação, poucas pessoas conseguem ficar sem tv hoje em dia, é por ela que ficamos sabendo de muitas notícias importantes do Brasil e do mundo. Texto bem escrito, e completo.

  31. A televisão foi um grande marco na história da humanidade , surgiu e logo já foi usada para comunicar as pessoas através de novelas , fato que foi se firmando na sociedade e hoje faz parte do cotidiano das pessoas. Os jornais televisionam para mundo á fora notícias quentes e deixam o mundo pequeno com tamanha facilidade de rrprodução. Meio de conunicação que também evoluiu mas que a base de informar e entreter continua a mesma.

  32. Trabalho bem elaborado que traz as informações necessárias para esclarecimento de sua história e evolução. A televisão teve, e ainda tem, um grande papel na história da comunicação. Proporcionou as pessoas imagens reais dos acontecimentos, que a partir de uma determinada data passou a fazer transmissões ao vivo. Assim pudemos acompanhar fatos importantes na íntegra. Para os publicitários a TV é um dos melhores meios para veicular propagandas, pois atinge um publico muito grande, divulgação em massa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s