A história do Blu-ray

Por Tamires de Souza, Marina Bento, Daniela Silva e Samanta Salve

Nova mídia óptica capaz de armazenar quantidade de dados maior , conteúdo em alta resolução melhor que o DVD, e assim fazer com que este vire história assim como o CD, fita cassete.

Seu desenvolvimento a partir de 2000 por grandes empresas de eletrônicos, foi colocado a venda a partir de 2006, um leitor de Blu-ray da Sony.

A diferença primordial entre o Blu-ray e o DVD é a capacidade de armazenamento, que passa de 9GB do DVD para 25GB em cada camada.

A cor do laser é essencial para esta melhora já que o novo feixe azul do Blu-ray é muito mais controlável e sensível que a luz vermelha dos DVD e CD, obtendo assim leitura mais precisa, detecção dos furos que estão muito menores na nova mídia.

Mas mesmo com toda essa vantagem tecnológica o Blu-ray tem suas desvantagens e é raridade nos dias atuais, uma delas é o valor cobrado por mídias virgens e pelo hardware compatível mas isso com o tempo, procura para uso tende a diminuir.
Na mesma época outra tecnologia desenvolvia-se com o mesmo intuito de substituição de mídia de alta resolução o HD-DVD.

36 respostas em “A história do Blu-ray

  1. Nesse tema vi a importância do Blu-ray, que ao aumentar a capacidade de armazenamento em relação ao DVD,que atua da mesma forma, auxilia as pessoas e facilitam na hora de montagens de trabalhos que necessitam de melhor leitura na mídia.

  2. é poucas palavras podem explicar muito, isso se conseguimos passar a quem lê o funcionamento, história do Blu-ray que é mídia recente mas muito tecnológica e de armazenamento maior.

  3. Em poucas palavras foi explicado a importância, e a utilização do blu-ray, explicando a diferença para as demais mídias existentes sendo a nova tendencia em alta definição, mais podendo demorar um pouco para chegar na maioria das casas do Brasi por exemplo devido a seu custo e havendo poucos aparelhos compatíveis com o mesmo.

  4. Pra tudo especialmente pra bens materiais existe o inicio, o meio e o fim, do vhs saiu o k7, o k7 se tornou cd, o cd virou dvd e o dvd se transformou em blu-ray, e o ciclo tecnologico tende a ir cada vez mais evoluindo.

    O blu-ray além de ser uma mídia ótima (grande espaço para armazenamento de dados) é uma evolução mais confortável do dvd, citando as caracteristicas do texto onde os aparelhos leitores tem facilidade em ler a mídia, e o blu-ray tende a evoluir em um futuro próximo tende em vista a evolução.

  5. Uma grande vantagem do Blu-ray é o fato dele ter acabado com a pirataria de mídia física, coisa que é muito vista nos dias atuais em feiras e tudo mais. Esse bloqueio é bom em varios aspectos pois a pirataria no DVD estava (e ainda está) presente em videos games, filmes, seriados, entre outras formas de entretenimento. A real desvantagem é o preço que em comparação com o DVD os filmes são muito mais caros ( originais ). Porém acredito que isso é uma coisa que o tempo vai normalizando, se o mercado se adaptar pela troca do DVD para o Blu-ray o preço tende a cair como foi a troca do VHS para o DVD.

  6. Trouxe uma qualidade melhor para a imagem, um armazenamento maior de arquivos e acabou com a pirataria. O Blu-ray é mais uma ferramenta de comunicação que vem ganhando seu espaço e substituindo o DVD.

  7. Eu especificamente não obtive ainda um contato com este tipo de mídia, embora sua diferença para o DVD seja sua capacidade de memória e uma “leitura” melhor,ele é uma ótima opção para gravações que exigem uma qualidade melhor de imagens e gráficos,os próximos games que serão lançados terão esta mídia como base,isso mostra o quanto fantástico serão os próximos jogos em termos de gráficos e moldes 3D.
    Em relação ao preço da mídia desconheço,mas se é caro com certeza com o tempo este preço caíra…

    • Na minha opinião com certeza é a melhor mídia de gravação que existe,porque auxiliou na melhoria de gráficos super pesados que o DVD não aguentaria de forma alguma,e colaborou na ampliação de novas ideias para a implantação de efeitos especiais em filmes e em jogos.

  8. O Blu-ray nos trás uma qualidade muito melhor de imagens, e armazenamento de dados bem maior que o DVD, alem de tudo isso acaba com a pirataria, logo o DVD ficará de escanteio assim como o VHS.

  9. O Blu-ray vem substituindo o DVD aos poucos. Com o espaço interno muito maior que o do DVD, a sua definição de imagem é muito melhor, além de combater a pirataria. Porém, seu custo ainda não é muito acessível para a maioria da população.

  10. Eletrônico propício para quem gosta de assistir um bom filme em alta resolução, e com ótima qualidade de alto, com capacidade de armazenamento maior que o DVD. Entretanto, para quem não é muito fã de filmes, um simples DVD já é útil, afinal de contas a diferença de preços entre eles ainda é grande!

  11. Uma mídia ainda engatinhando porém extremamente promissora e inovadora.
    O maior atrativo é capacidade de armazenamento de arquivos pesados, imagens com resoluções avançadas e videos com duração maior. Coisa que necessitaria de vários DVD’s para ser gravado na íntegra. Uma descoberta interessante para o cinema e a indústria de games. E ainda tem a vantagem da contribuição anti-pirataria.

  12. Olhando pelo lado positivo, a capacidade de armazenamento de dados, realmente o Blu-Ray tem um excelente espaço de mídia , economizando assim aqueles famosos tubos de CD’s e DVD’s, como têm vários espalhados em casa. Um ponto negativo dessa mídia é o preço no mercado tanto das mídias virgens, como nos preços dos aparelhos.

  13. O Blu-Ray é um,a ótima mídia que veio para superar o DVD e o CD, com mais espaço e qualidade de imagem ele consegue supera-los, mas financeiramente não compensa

  14. Blu-ray veio para suprir as necessidades das pessoas ajudando a ter menos espaço e mais conteúdo e com uma qualidade de imagem muito boa. Segundo outras informações ele tem um custo muito alto, deixa a deseja para a maioria da população.

    • O Blu-ray veio para suprir as necessidades das pessoas ajudando a ter menos espaço e mais conteúdo e com uma qualidade de imagem muito boa. Segundo outras informações ele tem um custo muito alto, deixa a desejar para a maioria da população.

  15. O blu-ray é uma mídia nova, tem uma imagem e áudio melhor que o DVD e o CD, muito provavelmente superará ambos por isso.

  16. O blu-ray é uma mídia de alta definição de som e imagem que está fazendo com que as pessoas deixem o dvd de lado , porque as pessoas querem imagens reais cada vez mais além de contar com uma capacidade maior de armanezamento.

  17. O Blu-ray, é mais uma tecnologia avançada da evolução na comunicação, eu por exemplo já ouvi falar mais não conhecia. Ele veio para substituir o DVD, pois ele tem uma capacidade de armazenamento muito maior, só que pelo seu preço de mercado, nem todos tem acesso a ele. Por tanto o DVD continua sendo mais popular que o Blu-ray.

  18. O Blu-ray, foi uma grande evolução na capacidade de armazenar dados, além de ser uma tecnologia com audio e imagens bem definidos.

    • Trabalho bem elaborado, resumido e complexo. Mostrando a evolução na qualidade de áudio e imagem do equipamento em comparação a outros aparelhos (DVD e VHS), além da sua poderosa capacidade de armazenamento.
      Hoje em especial as pessoas de menor poder aquisitivo, o Blu-ray tem como grande contrapartida à sua qualidade, o alto custo, mesmo tendo seu preço em queda a alguns anos.

  19. O Blu-ray é a evolução do DVD com imagem e som HD. Ainda perde em popularidade para o DVD por seu preço de mercado.

  20. Apesar de ainda não muito popular, mostra que a tecnologia não pára em seus avanços, e o Blu-ray veio como aprimoramento da tecnologia do DVD, com sua melhor qualidade e possibilidade de armazenar quantidade de dados maior, é ainda uma tecnologia promissora.

    • Simples e esclarecedor, transmite os dados necessários sobre o Blu-ray, de forma resumida, o que facilita o entendimento das informações, sem muitos rodeios.

  21. O Blu-ray é uma tecnologia avançada que substitui o DVD. Possui uma memória maior e melhor qualidade em som e imagem. A desvantagem é que a maioria dos aparelhos não tem suporte e os hardwares compatíveis ainda são mais caros.

    • Alguns pontos que acrescento aqui foi que pesquisador japonês Shuji Nakamura na década de 90, apresentou o diodo de laser azul e a Sony desenvolveu o projeto no decorrer dos anos para lançar o Blu-ray. A partir do momento em que a Toshiba principal patrocinadora do HD-DVD ( produto concorrente) abandonou o projeto, e resolveu lançar o seu próprio leitor de Blu-ray e o Playstation 3 tê-lo como mídia principal, o Blu-ray se fortaleceu no mercado e passou a ganhar a confiança do consumidor. Mas infelizmente em relação a durabilidade as mídias do raio azul ( Blu-ray) são mais sensíveis do que o DVD e CD. Seu laser de maior precisão exige que os dados sejam gravados na superfície, o que desprotege contra riscos, poeiras e pode inferir
      diretamente no consumo, além dos outros fatores já relatados acima.

  22. Nada melhor do que assistir um filme em alta resolução, com cenas tão reais e vivas. Tudo isso graças ao Blu-ray e sua alta tecnologia, capaz de fazer até com quem vejamos os defeitos no rosto dos atores. Realmente uma tecnologia maravilhosa!

  23. O blue ray é uma tecnologia que mesmo sendo de alta resolução e que deixa quem o aprecia dislumbrado ele precisa ter mais acessibilidade para que se torne mais popular

  24. Como foi dito, é uma tecnologia muito boa, porém muitas pessoas ainda não tem acesso a esse material. As informações foram bem colocadas apesar do texto ter ficado pequeno.

  25. O Blu-Ray é uma ótima mídia que veio para superar o DVD e o CD, com mais espaço e qualidade de imagem ele consegue supera-los.

  26. Ótimo trabalho que trouxe de forma bem resumida o que é o Blu-ray. Essa mídia com capacidade maior de armazenamento traz uma evolução, seja nos filmes, jogos, etc. Com essa quantidade maior de gravação poderão explorar mais em qualidade de imagens em vídeo, já que o espaço para armazenar é maior.

  27. Capaz de armazenar mais dados que o DVD, o Blu-Ray é a evolução desses meios de comunicação como VHS,CD e se torna outro facilitador da vida cotidiana. Como o próprio trabalho mostrou o preço ainda está alto e nisso temos que incluir o aparelho que é diferente do leito de DVD, creio que levará um tempo para as pessoas ficarem adeptas a essa inovação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s