A história do Celular

Por Carlos Bosco e Renan do Santos

Nos anos 40 alguns engenheiros que resolveram mudar a o rumo da história. Pensando em uma maneira de tornar a comunicação mais eficiente e fácil, eles tiveram a brilhante ideia de criar um sistema que fosse capaz de efetuar a comunicação entre telefones sem fio. A ideia não era nada ruim, porém a tecnologia da época não ajudava muito. Tudo começou precisamente no ano de 1947, contudo as ideias não foram muito além da teoria e de pouca prática.

O primeiro celular foi desenvolvido pela Ericsson, em 1956, denominado Ericsson MTA ( Mobilie Telephony A ) Ericsson MTA, pesava cerca de 40 quilos e foi desenvolvido para ser instalado em porta malas de carros. A empresa americana Motorola passou a desenvolver seu modelo de celular e no dia 3 de abril de 1973, em Nova York, apresentou o modelo Motorola Dynatac 8000X. Usando esse modelo ocorreu a histórica primeira ligação de um aparelho celular, realizada por Martin Cooper, diretor de sistemas de operações da empresa Motorola. O aparelho, muito prosaico, tinha 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, além de pesar cerca de 1 quilo. Em 1979, no Japão e na Suécia o telefone celular entrou em operação e somente em 1983 começou nos Estados Unidos e no Brasil, quase dez anos depois, o primeiro celular foi lançado em 1990, no Rio de Janeiro e, em seguida, em São Paulo.

Os Primeiros Aparelhos
A primeira geração da telefonia celular se iniciava com celulares não tão portáteis, tanto que a maioria era desenvolvida para instalação em carros. A maioria dos celulares pesava em média 1kg (sim, você leu certo) e tinha dimensões absurdas de quase 30 centímetros de altura. Claro, isso era apenas o começo, sendo que a tendência era a redução no tamanho físico e o aumento de funções. O preço dos celulares evidentemente era astronômico, até porque, nem todo mundo tinha um carro para poder carregar estes “trambolhos”.

A Segunda Geração Estava Chegando
Logo no início da década de 90, as fabricantes já estavam prontas para lançar novos aparelhos, com um tamanho aceitável e um peso que não prejudicasse a coluna de ninguém. A segunda geração de aparelhos não traria apenas novos aparelhos, todavia também iria aderir a novos padrões de comunicação. Três tecnologias principais iriam imperar nesta época, eram elas: TDMA, CDMA e GSM. A segunda geração da telefonia móvel durou até a virada do milênio (talvez um pouco antes ou depois) e trouxe várias novidades, incluindo algumas que citaremos logo abaixo.

Falar pra quê? Envie uma SMS
Um recurso indispensável para muitas pessoas é o serviço de mensagem de texto (SMS). Poucos sabem, mas a primeira mensagem de texto foi enviada no ano de 1993, através de uma operadora da Finlândia. Aqui no Brasil demorou muito para chegar “toda” essa tecnologia, afinal, as operadoras brasileiras ainda estavam pensando em instalar telefones fixos para os clientes.

As mensagens de texto não eram grande coisa na época, porque eram limitadas a poucos caracteres e não permitiam a utilização de acentos ou caracteres especiais. Além disso, era difícil você poder utilizar o serviço de SMS, porque era necessário que, além do seu celular, o do destinatário fosse compatível com a tecnologia. Os celulares capazes de enviar mensagens de texto geralmente vinham equipados com um teclado alfanumérico, afinal, o aparelho deveria compreender letras além de números.

Novos serviços para atrair a clientela
Os celulares traziam campainhas um tanto irritantes, entretanto com o avanço da tecnologia nas operadoras e nos aparelhos, os ringtones monofônicos, e polifônicos, personalizados começaram a aparecer, fator que fez as pessoas gastarem “rios” de dinheiro só para ter o hino do querido time como toque.

Hora de introduzir um pouco de cores
Sem dúvida, tudo estava o máximo para os consumidores, mas ainda faltava algo para que o celular ficasse completo: eram as cores. Os aparelhos com dispositivos monocromáticos simplesmente não transmitiam tudo o que nossos olhos podiam perceber. Logo as fabricantes introduziram visores com escalas de cinza, recurso que permitia distinguir imagens. Apesar disso, ninguém estava satisfeito, porque tudo parecia muito irreal.

Quando apareceu o primeiro celular com quatro mil cores, as pessoas pensavam que estava acabando o mundo, porque era uma tecnologia incrível para um aparelho tão pequeno. Não demorou muito para que os aparelhos ganhassem displays de incríveis 64 mil cores e logo apareceram os visores com até 256 mil cores — as imagens já pareciam reais e não havia como perceber a falta de cores. Obviamente, a evolução não parou e hoje os aparelhos possuem 16 milhões de cores, um recurso que é fundamental em aparelhos de alta resolução.

Mensagens multimídia e internet, um grande avanço…
Com a possibilidade de visualizar imagens coloridas, não demorou nada para que os celulares ganhassem o recurso das mensagens multimídia, famosas MMS. As mensagens multimídia, a princípio, seriam úteis para enviar imagens para outros contatos, contudo, com a evolução do serviço, a MMS tornou-se um serviço que suporta até o envio de vídeos, é quase como enviar um email.

O que todos queriam, finalmente estava disponível nos celulares: a internet. Evidentemente, a internet que era acessada através de um celular não era nada parecida com aquela que as pessoas utilizavam nos computadores, no entanto, isso deveria evoluir muito em breve. Era necessário que os portais criassem páginas pró-prias para celular (as chamadas páginas WAP), com conteúdo reduzido e poucos detalhes. Não demorou muito e esse avanço já estava cada vez mais aprimorado, sistemas operacionais já estavam sendo introduzidos nos celulares, hoje mundialmente conhecidos como Android (Google), IOS (Apple) e Windows Phone (Microsoft) exitem outros, mas o mais conhecidos são esses.

No dia-a-dia
O celular deixou de ser uma ferramenta só de comunicação a muito tempo, após a introduzirem SMS, câmera fotográfica, reprodutor de musicas e atualmente com o S.O (Sistema operacional), começou uma febre de conteúdos com os APP (aplicativos), que tem de tudo um pouco, desde culinária, jogos, redes sociais, livros, GPS entre muitas outras. A conectividade teve um aumento grande, com redes 3 e 4G tirar uma foto e postar em seguida em sua rede se tornou algo comum antes nunca imaginado, é como ter tudo o que você precisa em sua mão a todo momento, sem precisar ir a uma biblioteca, fazer compras, assistir programas favoritos e no meio de tudo isso você ainda pode fazer uma ligação!

E a todo ano novidades sempre estão sendo reveladas como novos celulares cada vez mais poderosos, alguns com câmeras e telas em 3D,outros ainda não lançados mas com telas flexíveis, a evolução nunca vai parar, não é possível imaginar como vamos estar nos comunicando daqui a 5 anos já que tudo esta indo de uma forma rápida já que a atual tecnologia nos permite isso, diferente de quando tudo começou, e foi evoluindo de forma devagar mas nunca deixada de lado!

E se o celular não existia
Estamos em um mundo onde a comunicação é primordial, temos ela presente a todo momento e em todo lugar, em redes sociais, TV, rádio e nos Celulares que hoje junta tudo isso. Qual a influencia exata do celular desde seu surgimento até agora. Quando começou era algo destinados a pessoas ricas e por incrível que pareça, que tinham carros, só muitos anos depois após chegar a todo o publico, que as pessoas viram o quanto o telefone celular era algo muito essencial para o seu dia-a-dia.

Ele não veio como um substituto para o telefone fixo como podia se imaginar mas como um complemento na comunicação, esteja onde estiver, ligar para qualquer um que possua um celular ou um telefone foi deixando de ser para poucos e se tornando algo mais padronizado, impossível ver alguem que não tenha um celular atualmente!
Como seria essa evolução sem ele, possivelmente muitas tecnologias poderiam nunca ter existido, já que foram inspiradas a partir de um celular!

No jornalismo, ele está presente também a todo momento e isso não é um ponto negativo, como comunicadores, estar informado de tudo o que acontece, de forma rápida, tem sido algo muito bom, pois nos permite trabalhar de forma mais rápida.

Tanto é que em 1989, existiam 4 milhões de assinantes do serviço móvel em todo o mundo. Em 2009 são 4,6 bilhões, a caminho de 6 bilhões antecipados para 2013.A União Internacional de Telecomunicações considera que “O telemóvel foi a tecnologia mais rapidamente adotada de toda história

34 respostas em “A história do Celular

  1. O celular é uma extensão do telefone fixo, pois serve para a comunicação rápida entre pessoas que estão longe umas da outras, a diferença entre os dois é que o celular serve também para entretenimento. Hoje em dia temos aparelhos de celular que cabem na palma da mão, e é até improvável de se imaginar que um celular tenha pesado 40 quilos em 1956 e que mesmo depois de 17 anos ainda media 25 cm de comprimento, 7 cm de largura, pesava 1 quilo e ainda não era portátil. Ao longo dos anos o telefone celular passou por várias adaptações até chegar no que é atualmente e precisou de 37 anos para mandar um SMS, que hoje é enviado numerosos desses por dia. É totalmente útil para a comunicação rápida, seja por ligações, SMS, ou até mesmo pelo acesso a internet.

  2. a o celular…assim como o computador ainda vai acabar com o contato humano, o dialogo entre eles, apesar de histórias notáveis de desenvolvimento, criação.

  3. O celular hoje junto com a computador são as mídias mais utilizadas e importantes para o mundo todo.É através do celular que as pessoas se comunicam de maneira rápida e simples, sendo por sms, ligações, ou ate mensagens feitas pela internet,presente na maioria dos celulares existentes. É uma ferramenta indispensável a qualquer um nos dias atuais. Hoje,quem não possui esse aparelho se torna praticamente desconectado do mundo.Além disso,o celular se desenvolveu de maneira acelerada e em pouco tempo.O primeiro celular criado a aproximadamente 60 anos se comparado ao de hoje é quase que inacreditável a sua evolução.

  4. é realmente muito bem explicado que hoje é uma necessidade primordial o celular e como rapidamente tomou posse de nossas vidas

    • através do telefone criou-se o celular que depois veio o iPhone que será seguido por algo melhor de mais comodidade ainda

  5. Como dito, nos anos 40, justamente com intenção de se mudar a história, se foi mudado a história, se não houvesse essa incrível invenção que passou por diversas mudanças, passando de preto e branco para colorido, acrescentando acessórios, e ficando como está hoje, completo e tudo, não talvez tantas portas abertas como temos hoje, e talvez, teríamos perdidos vários fatos históricos que se foram gravados com uma simples câmera comum de celular. Esperemos pra ver como serão os futuros celulares/smarthphones do mercado.

  6. “O celular deixou de ser uma ferramenta só de comunicação a muito tempo…” resumo meu pensamento nessa descrição citada em texto, depois que o celular ganhou diversas funções ele vem substituir diversos outros aparatos (câmeras digitais, em hora computadores). E atualmente essa tecnologia é bem acessível movimentando cada vez mais a globalização, em tempo real você consegue tirar uma foto e postar em redes sociais, em tempo real você consegue se conectar com qualquer pessoa no mundo e trocar informações, a única coisa que o celular vai deixando de fazer por oferecer múltiplos aplicativos são ligações, ninguém mais quer saber de conversar e ouvir a voz da outra pessoa na linha,pois os aplicativos, sms, já são os grandes centros de troca de informações.

  7. A ferramenta de comunicação mais utilizada por todas. Hoje é muito fácil você ver crianças largando seus brinquedos para ficarem com seus celulares. Trouxe a comunicação para nossas mãos em uma maneira mais prática, rápida e eficiente. Antes utilizado como um telefone portátil, hoje recebe muitas inovações, com conexão de internet muito prática. Vai continuar no processo evolutivo, mas impressiona a forma que se modificou.

  8. O celular se tornou ferramenta indispensável para qualquer pessoa,e hoje em dia,qualquer classe social pode ter acesso a este aparelho que inovou o mundo da comunicação,pensar que em pouco tempo desde a sua criação até esses dias, ele passou de um “tijolo” a um “Microcomputador” que cabe na palma de nossas mãos,fora as funções que existem nele.
    A implantação do sistema SMS ao meu ver foi a melhor evolução que o celular obteve,porque como a pesquisa apresenta, esse sistema deixou mais rápido e prático as conversas,sem a necessidade de ouvir diretamente a outra pessoa…

  9. Inclusive hoje, dia 3, fazem 40 anos da primeira chamada feita com celular. E o aparelho deixou mesmo de ser só um telefone portátil a partir das SMS’s, depois com celulares com internet, câmera, tudo. O começo da comunicação instantânea, e isso não para. Até transações bancárias, compras… Cada vez mais surgirão novidades, novos modelos, aplicativos. Tudo estará na palma das nossas mãos.

  10. O celular o meio de comunicação mais usando em todo o mundo, desde que foi inventado o celular vem se aprimorando cada vez mais, acho que hoje em dia a poucas pessoas que não utilizam o celular, pois até crianças ja tem o seu próprio…

  11. Hoje em dia o ser humano é incapaz de viver sem o celular, pois com ele você pode se comunicar com qualquer pessoa onde quer que esteja, seja por uma ligação ou por SMS.

  12. Hoje é muito difícil ver alguém que não tenha celular. Com ele podemos falar com qualquer pessoa, em qualquer país, através da ligação ou mensagens de texto. Com a evolução os celulares vão ficando cada vez melhores, com acesso a internet, vemos até mesmo as crianças deixando de brincar para ficarem vidradas em seus novos ”brinquedos”. Hoje não vivemos mais sem celular.

  13. O celular abriu varias portas para o meio de comunicação, a cada dia mais a evolução do aparelho nos surpreende, com tecnologias inovadoras e cada vez mais flexíveis..

  14. Podemos imaginar que em 1956 não era nada normal um aparelho de 40 transmitir uma “voz” de outrem, é claro que foi um susto para a sociedade da época. E quem diria que hoje em dia, este aparelho seria insubstituível? O smartphone está presente em nossas vidas 24 horas por dia, já se tornou um vício, e é indispensável para a correira do dia a dia. Teve uma evolução rápida, e nunca para de ter novidades, que só nos beneficiam…. ou não!

  15. Os celulares foram inventados não faz muito tempo, quanto outros meios de comunicação, os primeiros aparelhos tinham uma aparência um tanto quanto estranhas, pois tinham cerca de 30 centímetros e pesavam em média 1 kg. É muito estranho saber disso, eu nem fazia ideia, já que os celulares de hoje são tão modernos. Esse invenção foi realmente estupenda, pois tornou a vida particular e profissional das pessoas muito mais prática, porque você pode se comunicar com as pessoas em qualquer lugar, não precisa ficar parado e muito menos estar em casa. O celular é derivado do telefone, mas ambos tem seu prós e contras. O lado bom do celulares são as tecnologias e as diversas funções que eles possuem.

  16. Tirando o computador, o que somos sem nossos amados celulares? Que tem inúmeras funções e cada vez mais vão surgindo novos aparelhos com novas utilidades. Vários aplicativos que são capazes de fazer coisas absurdas. Programas super bem criados. Antigamente o celular era usado apenas para ligações, hoje em dia é como se fosse uma “pessoa” ao nosso lado, fazendo tudo que queremos e tornando possível uma comunicação mais eficaz.

  17. Como eu sempre disse, em minha visão, o aparelho celular foi a melhor invenção do ser humano. Desde primeiro modelo, que eram chamados de “tijolões” e na boa, era brega aquele instrumento grotesco pendurado nas cinturas das pessoas, mesmo com esses defeitos, não deixa de ser uma excelente criação em nosso mundo. Com o avanço da tecnologia, os aparelhos vão mudando de tamanhos e de funções. Antigamente eram usados apenas para fazer e receber ligações, ou ver as horas, anos depois surgiram os que mandavam pequenos textos escritos (SMS) e hoje possuímos verdadeiros computadores em nossas mãos, onde fazemos ligações, enviamos e recebemos e-mails, fotos, vídeos de acontecimentos do momento e nos conectamos rapidamente ao universo global da comunicação em massa.

  18. Atualmente usado como um micro computador, ele consegue nos ligar com o mundo, uma invenção de 40 anos que evoluiu muito com o tempo.

  19. Completamente indispensável ao cotidiano das pessoas, principalmente nas grandes cidades, o telefone celular causou um enorme espanto.

  20. Um aparelho que veio para revolucionar o mundo, hoje em dia ninguém vive sem um aparelho celular mesmo sendo ele aquele mais barato, mas sempre em mão da população, facilitando a comunicação de maneira surpreendente. Alguns aparelhos com muitas aplicativo ajudando a sociedade no dia-a-dia, infelizmente o preço é muito alto, mas como eu disse podemos ter um sim com um custo menor.

  21. Essa ferramenta é sem duvida impossivel de se viver nos dias de hoje. Com a vida corrida que o cotidiano nos fornece, o uso do celular nos traz comodidade e facilidade ate nas pequenas tarefas como utilizar um calendario. Uma bela invencao que teve e terá seus ajustes com o decorrer dos anos.

  22. O celular foi uma evolução muito grande pois fez com que as pessoas pudessem de comunicar uma com as outras sem estar em casa sem contar a maneira fácil de enviar mensagem quando a pessoa não pode atender e mais e a facilidade de agendar os compromissos no celular e ele te enviar uma mensagem avisando o que você tem para fazer é uma agenda eletrônica.

  23. Quem hoje em dia não tem um celular? até as pessoas mais velhas tem um aparelho que é possível carregar de um lugar para o outro, fazer ligações, enviar SMS, acessar a internet, utilizar de aplicativos das mais diferentes formas, uma invenção que veio para modificar até mesmo a visão das pessoas sobre os seres humanos seriam capaz de chegar com suas invenções.

    • O celular facilitou o contato das pessoas, tornando mais fácil a forma de comunicação diminuindo distâncias.
      O crescente número de adeptos da telefonia móvel fez com melhorias acontecessem cotidianamente.

  24. Um dos meios de comunicação que mais evoluiu e continua até hoje. Indispensável na vida de qualquer pessoa, pois é usado para se comunicar tanto pessoalmente quanto profissionalmente, é uma ferramenta de trabalho para muitas pessoas, e é possivel buscar informações através dele.

  25. Antigamente um celular tinha o poder de matar, com o seu peso e tamanho mais parecidos com um tijolo. O comentário aqui é simples e objetivo: o celular é nada mais nada menos do que um computador. Preciso falar novamente da minha incrível habilidade com esses aparelhinhos tão fofos e individualistas? Creio que não. Mas posso falar do meu pai que adora novidades da tecnologia, comprou um celular superultramegamaster e não consegue ligar ninguém sequer. Já disse minha opinião a respeito dos celulares de hoje e do futuro; todos conectados, mas a quem? Então é muito fácil conversar por mensagens e chats da internet, mas, quando um ser vivo, vivinho da silva chega perto, não há experiência no olhar, no toque, na intimidade da ligação humana.

  26. Cada vez mais presente no cotidiano da sociedade atual, o celular desempenha o papel de “faz-tudo” instantaneamente e a qualquer momento, por ser portátil. Tanto que para algumas pessoas, ele se impõe como necessidade, levando à dependência. Eis aqui um outro meio em constante evolução e com cada vez mais tecnologias implantadas à ele.

    • Apesar de um pouco extenso, a divisão em tópicos ao relatar as informações tornou o texto interativo, facilitando seu entendimento e não o fez cansativo. Muito bem explicado e exemplificado, não deixa nenhuma dúvida à respeito do tema.

  27. Celular já virou um objeto quase que obrigatório, é raro quem não tenha. No começo foi utilizado somente para ligações, e com o passar do tempo foi mudando suas funções, quase que deixando de ser usado para ligações. Talvez, essa seja a função que menos importa hoje em dia. Celulares viraram computadores portáteis que vem evoluindo cada vez mais, e fazendo a cabeça das pessoas, já que vem sendo cada vez mais útil, principalmente depois que os aplicativos foram inventados, tudo ali, na palma da mão, a qualquer momento.

  28. O celular se aprimorou, melhorou sua aparência e habilidade com o decorrer do tempo. Hoje perdeu espaço para os smartphones e hiphones. Sinceramente eles me entristece. Não gosto dessa interferência, individualidade ou mundo de Alice que oferecem. Só acho legal os aplicativos para fotos que contém neles.

    • A primeira aplicação de telefonia móvel foi criada por William Lee, pesquisador de telecomunicações da Universidade de Nova York, em 1983. E Martin Cooper foi o líder da equipe que criou o Dyna Tech, primeiro aparelho portátil, que pesava pouco menos de um quilo, que tinha 25 cm de comprimento e 7 de largura, algo inimaginável para os dias de hoje. Através do texto nota-se que dá criação até o os primeiros aperfeiçoamentos, demorou um bom tempo, mas quando chegou a um certo nível, acelerou para mudanças drásticas. E também é intrigante essa a demora do primeiro SMS, feito somente em 1993 e só a partir dos anos 2000 podemos realmente notar modificações mais completas.

  29. O telefone sem dúvida foi uma grande invenção, afinal hoje em dia o usamos para praticamente tudo. O texto foi divido muito bem, separando as informações e expondo-as de uma forma que o leitor se interesse pelo que esta lendo. Adorei.

  30. O celular deixou de ser um meio móvel de comunicação através de ligações e passou a modificar a vida de toda uma geração, hoje as pessoas estão perdendo o prazer de conversar pessoalmente, de marcarem um encontro pessoal por acharem mais prático se comunicar pelo celular. Vemos uma mistura na evolução tanto dos celulares quanto dos notebooks que hoje se unem em tamanha infinidade de processos, aplicativos e programas do telefone móvel. O trabalho foi bem completo e com linguagem fácil em todas as partes da pesquisa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s