A história do Cinema

Por Guilherme Pereira, Henrique de Oliveira e Rubens Marangom

O cinema (cinematógrafo do grego: κίνημα – kinema “movimento”) é uma invenção dos Irmãos Auguste e Louis Lumière no final do século XIX. No dia 28 de dezembro de 1895, no subterrâneo do Grand Café, em Paris, na França, eles realizaram a primeira exibição pública e paga de cinema: uma série de dez filmes, com duração de no máximo 50 segundos cada, já que os rolos de película tinham 15 metros de comprimento. Entre os mais conhecidos destes estão: “A saída dos operários da fábrica Lumière” e “a chegada do trem à Estação Ciotat”.

Hoje em dia o cinema inovou e baseia-se em projeções públicas de imagens animadas. O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento utilizando a persistência da visão com a invenção de jogos ópticos. Existem hoje diversas produtoras de filmes, seriados, etc. com destaque para Hollywood nos Estados Unidos, Bollywwod na Índia e outros grandes centros.

Irmãos Lumière
Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (Besançon, 19 de outubro de 1862 — Lyon, 10 de abril de 1954) e Louis Jean Lumière (Besançon, 5 de outubro de 1864 — Bandol, 6 de junho de 1948), os irmãos Lumière, foram os inventores do cinematógrafo (cinématographe), sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.

A Importância do cinema no processo de comunicação e como afetou a vida das pessoas?
A partir do momento em que os irmãos Lumière inventaram o cinematógrafo, os registros de eventos importantes, ou até mesmo aqueles não tão importantes eram feitos através de filmes que captavam imagens sequenciais que quando reveladas ou passadas em um cinematógrafo criavam-se “vidas” as imagens.

Como poderíamos julgar a crueldade do Nazismo sem as imagens de torturas e assassinatos aos Antinazistas, como poderíamos observar as bombas atômicas que destruíram Hiroshima e Nagasaki. Como poderíamos nos divertir assistindo Jack Chan, ou Chorando assistindo Invictus. O grande marco do cinema para a sociedade foi que ele possibilitou o elo entre o passado e o presente, além de um método de entretenimento para famílias de diversas classes sociais.

Antigamente, mais especificamente na época dos Irmãos Lumière, as pessoas tinham medo do cinema, pois acreditavam que as imagens sairiam das telas e as “atingiriam” (O que hoje é normal em telas como 3D, 4D, 5D e 6D), para as nossas bisavós as “almas” ficavam presas em fotografias, logo ficavam presas em filmes, o que não passa de uma lenda, ou melhor de tradições das famílias mais antigas.

O cinema afeta pessoas de diferentes classes sociais, tempos e ideias com isso cada um tem o livre arbítrio de julgar os filmes e o cinema como bem entender (algumas vezes isso se torna meio idôneo), causando um forte impacto na sociedade.

Resumo Básico do Cinema
País de Origem: França.
Inventores: Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière
Quando: Fim do século XIX.

35 respostas em “A história do Cinema

  1. Além de ser agradável assistir a uma sessão de cinema também se obtêm cultura através dela. Mas nem sempre foi assim, pois logo quando foi criado, o cinema não era produzido de filmes como vemos hoje e tampouco de histórias emocionantes como vemos atualmente nos telões. Os primeiros filmes (se é assim que podemos chama-los), foram produzidos em poucos segundos e através de fatos corriqueiros, hoje em dia se encaixaria mais como vídeo do que como um filme. Depois da invenção desse meio de comunicação as pessoas passaram a enxergar a rotina dos demais e a formar uma opinião sobre o Nazismo.

  2. o cinema conta histórias, o cinema encanta até por sua história, personagens dentro dessa, pela forma que foi criado, seu desenvolvimento, muitas vezes contando o desenvolvimento de lugares, pessoas, muitas vezes utilitário em determinadas épocas, ferramenta de informação.

  3. O cinema é um marco na evolução da humanidade.É através dele que hoje podemos gravar e registrar momentos importantes da vida, e principalmente da história.O que antigamente era tratado como impossibilidades, hoje evolui de maneira rápida e em um flime simples se torna avassalador graças aos efeitos visuais disponíveis no momento.Tudo devemos agradecer aos irmãos Lumiere que da França fizeram que um simples ato cotidiano se tornasse um excelente filme.É a principal forma de se comunicar explícita e implicitamente com o público e mostrar ideias de países e pessoas,afetando diversas classes sociais sem distinção.

  4. O cinema é um dos maiores marcos da história da comunicação. Passou por muitas mudanças, e vem sendo fundamental pra nossa cultura, pra nossa formação, e para o desenvolvimento de etnias,e classes sociais, sem contar que nele, se fica gravado histórias, para futuras gerações saberem como se foi seus antepassados, etc. Outra função é o divertimento, para se sair com amigos, pela sua imensa variedade de tipos de filmes, que se desenvolveram, e vem se desenvolvendo ao passar do tempo, dando origem ao que é.

  5. O cinema é uma arte encantadora e apaixonante, charmosa pelas produções e rica em todos os detalhes das produções, mais temo pelo fim dessa arte em algum momento, com o surgimento da pirataria e o avanço das mídias (dvds e blu-rays) se torna mais cômodo ver um filme em casa, sem gastar por isso, mais mesmo diante desse fato, ainda é prazeroso frequentar um cinema e ver um bom filme.

  6. Uma das formas mais apreciadas e admiradas hoje em dia por todas as pessoas do mundo. Desde seus primeiros “filmes” até os grandes espetáculos que vemos hoje. É ele que nos traz a imaginação, a inovação, o medo, a alegria, a tristeza e a conhecer histórias que muitas vezes nem sabíamos de onde surgiram.

  7. O cinema é uma forma de entretenimento que cativa as pessoas. Mesmo nos dias atuais com o avanço da tecnologia e filmes que saem dele tão rápido faz seu publico diminuir, ao contrario disso o cinema tem cada vez mais ganhando publico, com filmes que custam milhares de dólares, as pessoas adoram ver seus atores preferidos, histórias inspiradoras e lógico, como lazer ir com família e amigos. Acredito que mesmo com um grande avanço da tecnologia o cinema não vai perder seu espaço, e sim cresces cada vez mais, pois se o cinema acabar, Hollywood também acaba, coisa que acho difícil de acontecer!

  8. Na minha opinião o cinema é a melhor opção de se assistir a um bom filme,embora a maneira mais “eficaz e econômica” seja comprar um DVD ou baixar e gravar em um pan drive, o cinema tem sua classe e glamour por todo o seu revestimento e tecnologia disponível,a grande sacada foi a implantação do cinema 3D, que vem sustentando esse modelo de diversão, senão pra mim já estaria falido infelizmente.
    Imaginarmos que quando foi inventado, as pessoas achavam que as ações que aconteciam no filme viria de encontro a elas, e isso causava pânico, seria muito interessante se existissem depoimentos de quem viveu aquela época,pra saber qual era a sensação que elas sentiam.

  9. Por muito tempo foi acessório de luxo mas hoje tem que se aperfeiçoar cada dia mais pra não perder espaço. O que foi antes um acessório de pesquisa científica tornou-se um entretenimento cultural.

  10. O cinema foi uma criação para entretenimento das pessoas, quem não gosta de ir ao cinema e ver um bom filme? Mais quando foi criado nem todos tinham essa oportunidade de ver um filme pois muitos não tinham condições financeiras para pagar a entrada!

  11. O Cinema é feito o cinema projeções públicas de imagens animadas e nada mais é do que um entretenimento para as pessoas. Hoje em dia ele é bem acessível, mas quando ele foi criado não era assim, somente as pessoas que tinham condições financeiras podiam ir ao cinema. Os filmes que foram feitos a principio quando ele foi criado, eram bem curtos com poucos minutos, os chamados curta metragem, mas hoje em dia o que são mais vistos são os longa metragem que são os filmes, entre eles exitem vários tipos e gêneros. O cinema nos permite assistir filmes inéditos, além do conforto e a ampla qualidade nas imagens.

  12. O cinema, por muito tempo, era frequentado só pela alta sociedade. Hoje em dia, tem inovando a cada dia que passa para não perder espaço mo mercado. Pois com as novas tecnologias, ficou muito mais cômodo assistir os filmes (mesmo sem eles terem sequer saído do cinema) no conforto de nossas casas.

  13. No inicio o cinema era frequentado somente pela alta classe da sociedade. E o que se exibia não eram as histórias e aventuras que vemos hoje me dia, eram mais fatos do dia a dia.Seus filmes eram gravados em muito pouco tempo. Hoje o cinema está perdendo público pois há sites disponíveis na internet que nos permitem ver os filmes que nem sequer estreou no cinema. Mas mesmo assim é agradável ir ao cinema com os amigos e família.

  14. O inicio do cinema foi fraquentado apenas pela classe alta, e teve bastante repercussão por ser algo tão grandioso e bonito encantando ao publico pela sua performasse tão real, Hoje o cinema é acessível a todos os públicos e continua encantando a todos.

  15. Um grande avanço na comunicação de massa, inventada pelos Irmãos Lumière em 1895, o cinema, que exibia filmes de aproximadamente 50 segundos, trouxe consigo uma infinidade de benefícios para a manipulação de massa, tanto por empresas, marcas e também pelo governo. Isso ainda existe até hoje, porém com uma duração de exibição maior e com a qualidade totalmente avançada, e muito mais atrativo aos respectivos telespectadores.

  16. Uma das inovações dos ultimos séculos, tão apreciada que foi nomeada por Ricciotto Canudo no “Manifesto das Sete Artes”, como ” a sétima arte” em 1912.
    Nos dias atuais qualquer pessoa conhece o que é cinema, todos já tiveram contato de alguma forma com essa maravilha moderna. É incrível como os Lumière criaram algo que se difundiu e cresceu de uma forma monstruosa, capaz de influenciar gerações, ditar modas e criar tendências.

  17. Os filmes influenciam e refletem-se no modo das pessoas pensarem, vestirem, e o imaginário sobre a cultura ocidental é transportado a nível global… Os atores e atrizes tornam-se estrelas e objetos de admiração e imitação, ensinando os inexperientes sobre o romance, amor, coragem, entre outros.

  18. O cinema é algo cultural e de entretenimento. Capaz de fazer com que as pessoas viagem no filme, “entrem” naquela dimensão. Uma das melhores tecnologias e que foi bastante evoluída e melhorada. Pra ter noção de como era algo “Mágico”, nos primeiros filmes do primeiro cinema as pessoas achavam que o trem da filmagem ia sair da tela, realmente algo majestoso e isso faz referencia aos filmes 3D que nos dão essa mesma impressão.

  19. O Cinema foi um grande marco na história da evolução humana, pois através dele conseguimos registrar momentos que não vão voltar e o melhor, podemos deixá-los arquivados para que outras pessoas possam ver, ter acesso. O Cinema nos dias de hoje funciona como um entretenimento da população em geral. Cada semana são vários filmes, de temas diversos, que estreiam nas telas dos cinemas do mundo todo, fazendo assim, as pessoas se reunirem dentro de uma sala para passar juntos alguns minutos compartilhando a mesma coisa, a mesma história. É intrigante o que o cinema faz com as pessoas, nos deparamos de frente com uma tela enorme, o que traz a nossa concepção de que estamos fazendo parte do longa, fazendo com que nós, mesmo que sentados as cadeiras, façamos parte da história.

  20. Hoje em dia o cinema tornou para a população algo divertido, que reúne amigos e Famílias a sentar na frente da tela e ver um verdadeiro espetáculo. Teve muitas evolução para chegar no que é hoje e através disso podermos ate fazer parte da historia nos Filmes 3D.

  21. A magia do cinema é fascinante, é simplesmente emocionante sentar em uma sala e assistir a um filme, evoluindo muito, atualmente já podemos assistir os filmes em 3D

  22. O aperfeiçoamento de tecnicas de domínios fotograficos trouxeram ao publico o cinema. A ferramenta teve suas modificacoes e aprimoramentos assim como todo meio de comunicação, porem o cinema com sua magia e grandeza trouxe nos dias atuais muito mais que isso, trouxe a emoçao estampada em cada imagem gerada, em cada som emitido. Todo esse processo gerou uma fabrica de sonhos no qual conquista cada vez mais fãs por todo o mundo.

  23. Temos que agradecer os irmãos Lumière que pensaram em algo tão genial que foi o cinema que vem evoluindo cada vez mais e faz coisas inacreditáveis , além de contar história não reais e histórias sobre cultura que nos agregam muito conhecimento .
    E assim podemos dizer que o cinema nós conta histórias de livros que não nos interessam mais no filme a história acaba ficando interessante por causa dos efeitos que os produtores fazem e assim ganhamos conhecimento sobre determinado assunto.

  24. Além de uma opção de lazer, o cinema foi uma grande invenção, graças aos Irmãos Lumière podemos assistir histórias, aprender sobre diferentes culturas, saber sobre fatos históricos entre outras vantagens que uma gravação em uma simples fita nos proporciona.

    • O cinema é capaz de criar modos de pensar, reflexões, podendo até influenciar em diferentes culturas.

  25. Primeiramente usado para informar e relatar costumes, o cinema foi criado na França
    pelos irmãos Lumière, e George Melies mudou a historia do cinema usando-o para entretenimento. E assim é até hoje.

  26. Após a última aula, justamente a respeito do cinema, não há muito o que falar. Há muito o que sentir e assistir. Influência poderosa na moda, pensamentos, estilos de vida, política. Uma arte ou uma simples reprodução de roteiros repetitivos três vezes ao ano. As características específicas, distintas, e que dão todo um toque de mágica nos filmes estrangeiros; cada cultura com seu estilo, criado ou copiado. Filmes independentes, curtas, a possibilidade de fazer arte cinematográfica a baixo custo. Documentários. Direção, fotografia, figurino, silencioso ou não. Trilhas sonoras extremamente imprescindíveis para que a magia ganhe vida e faça o coração pulsar mais forte. A mente se questiona ou continua apática. Enfim, para todos os gostos, para a fidelidade do desejo de cada um.

  27. Como uma evolução da fotografia, o cinema trouxe imagens, desta vez captadas sequencialmente, tornando-se assim, animadas. É de grande valor e influência para a história da humanidade, sendo capaz de transmitir cenas de outras realidades que tem o poder de interferir diretamente na cultura, desenvolvimento e comportamento de uma sociedade.

    • Colocar a importância do cinema faz com que a história e sua definição explicados anteriormente, sejam trazidas e comparadas à realidade, e entendidas com mais facilidade

  28. O cinema é a coisa mais fantástica já criada depois do computador na minha opinião, é muito bom conhecer novas histórias, ver relatos reais de algo do passado. Além de entretenimento é algo que nos trás muito conhecimento. E agrada a sociedade como um todo, se tornando agradável e ao mesmo tempo (em alguns casos), informativo.

  29. Uma das mais ou se não a melhor arte criada pelo homem, o cinema! Quem diria, foi criado somente para fins acadêmicos e graças a um mágico maluco, nós hoje, temos o prazer de nos entretermos com qualidade e cultura. E enfatizo que nossa americanização em relação a tudo veio através do cinema. O nosso tão lindo sonho liberal não cabe em meio a tanta desigualdade, somos irreconhecíveis nesse contexto.

  30. Os filmes também servem como registro de histórias, épocas históricas e épicas. Todo um trabalho de roteiristas, diretor, edição, trilha sonora, e os atores que nos levam pra dentro daquela realidade, e isso fica gravado em nossa memória por muito tempo. E nós entendemos a mensagem. Cinema é muito bom.

  31. Foi bem objetivo, com coesão e coerência, mas ainda sim, ficou uma impressão faltar algum conteúdo. O trabalho ficou ótimo.

  32. Por ser um meio de comunicação tão influente na vida social e na história da comunicação achei o trabalho muito resumido , faltaram exemplos de obras cinematográficas e momentos marcantes na história. O cinema ao meu ponto de vista, é um meio de informar , educar e levar as pessoas a conhecer lugares e culturas distintas. Une entretenimento e informação, grandes histórias e fatos ficarão marcados no mundo por meio do cinema.

  33. O trabalho passa um texto bem informativo e claro. Mostrando a trajetória do cinema, que teve grande importância e traz entretenimento até os dias atuais. A evolução tecnológica aprimorou o sistema tecnológico, onde haviam vários rolos gigantes que através da luz era reproduzia por um projetor hoje usa-se apenas uma mídia para passar os filmes. E no futuro pode ser que será transmitido os filmes para o cinema pela internet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s