A história do DVD

Por Giuli Braido, Natalia Scahavoni, Tatiane Silva

O DVD –Digital Video Disc é uma mídia de armazenamento de dados, com uma história que se iniciou no começo da década de 90 quando foi lançado juntamente com outros dois produtos de disco de alta qualidade, o MMCD- Multimidea Compact Disc desenvolvidos por duas grandes empresas Sony e Philips, SD- Super Density Disc desenvolvido pela Toshiba, Warner Home Entertaiment.

Projetos com a mesma finalidade mas que não eram compatíveis entre si, a prioridade foi por um produto que representasse grandes lucros ao mercado, que estava deixando de lado a fita VHS que movimentou milhões de dinheiro no mundo todo. A implantação da tecnologia “push-pull” qual permitia a passagem de uma cena para outra rapidamente , parecida com o processo já conhecido do CD fez com que o DVD fosse aceito no mercado, e passado 2 anos desde o lançamento em 2006 o primeiro filme em DVD foi gravado “Twister”.

No ano de 1997 foi lançado primeiro leitor de DVD no Japão, em 1998 nos EUA, 1999 Europa e apenas em 2002 e 2003 que essa tecnologia chegou ao Brasil.

A partir da popularização dos DVDs player , o preço ficou acessível e as pessoas podiam assistir os filmes com tecnologia de cinema na própria casa . Mas para não correr o risco das pessoas terem acesso aos filmes antes mesmo de passar no cinema, o mundo foi divido em 6 zonas, deste modo, por exemplo um DVD editado na Zona 1 não pode ser lido por um DVD da zona 2.

As informações e documentos podem ser gravados mais facilmente por tamanha capacidade nominal de 4,7 MB enquanto o CD armazena em média 700 MB, fazendo com que assim conteúdos importantes fiquem juntos. As culturas e informações de outros lugares do mundo ficam mais próximas e acessíveis, assim fazendo com que os povos saibam mais uns dos outros.

A mensagem dita por filmes e novelas são maneiras aceitáveis de impor a sociedade algumas regras e estilos de vida.

33 respostas em “A história do DVD

  1. Acredito que ficou muita coisa e ser dito, mas o que foi especificado foi de bom gosto e de maneira prática com uma linguagem de fácil entendimento

    • a unica deficiencia do dvd é a dificuldade de gravar programações, que fez muitos por algum tempo utilizarem o vhs, não mais necessário pois com a internet voce pode ver qualquer programação a qualquer momento

  2. O DVD trouxe mais acesso a cultura para a população, pelo fato de ser mais barato assistir a um bom filme em casa do que ir ao cinema toda semana. Substituiu o VHS e mais tarde foi substituído pelo Blu-ray.

  3. Nesse trabalho vi que o DVD, foi rapidamente aderido ao público,pois, é através dele que as pessoas podem assistir filmes, vídeos, documentários, sem sair de casa e ter o “desgaste” de acompanhar um lançamento no cinema.

  4. DVD, substituto da fita VHS e de tamanho de armazenamento de dados maior que o CD, tecnologia bem aceita por esse motivo, assim filmes e trabalhos, documentos a serem apresentados são gravados neste, mas também o lado ruim assim como o CD serve para a pirataria, mais nocivo nesse sentido por maior armazenamento de dados ou seja os filmes.

  5. DVD, impossível se esquecer dele quando o assunto é comunicação, inovando a tecnologia VHS, sendo uma, se não a, mídia mais utilizada nos dias de hoje, por sua facilidade de gravação, seu “baixo” custo, e sua qualidade mediana padrão, reconhecida em dispositivos “comuns” de grande utilização encontrado basicamente em cada lar do ser-humano. Gostei do trabalho, simples e objetivo no ponto.

  6. O dvd causou uma ótima revolução quando inserido no mercado e mais tardar tornando-se acessivel, foi a partir dessa acessibilidade e desse ganho tecnologico que grandes centros midiaticos (bandas, filmes, programas) começaram a explorar mais esse mercado e a movimentar o cenário audiovisual, pois a midia do dvd proporcionava um ganho na qualidade de reprodução e um impulso na parte sonora, encantado com esse novo universo essas mídias souberam aproveitar bem da ferramenta, e hj com os blu-rays no mercado o dvd talvez deixe de ter tanta importância e em algum momento se torne ultrapassado a exemplo do video cassete.

  7. Tomou o lugar do VHS rapidamente. Logo foi utilizado por todos como uma forma de comunicação muito importante. Foi muito utilizado como alvo de pirataria, por ser uma maneira muito fácil de armazenar arquivos. Daqui a alguns anos também pode perder seu espaço com a chegada do Blu-ray

  8. O DVD realmente foi uma grande evolução no mercado, substituindo o VHS ele veio com tudo, sendo aplicado em diversas plataformas, foi usado para todo tipo de coisa, filme, musicas, vídeo games, etc. Diferente do CD que permitia apenas conteúdos de áudio pela pouca memória ele veio para preencher tudo isso. Contudo no mercado brasileiro o que mais se popularizou foi a forma de como ele foi vendido, no caso a pirataria, até citei o caso no blu-ray. Bom com essa brecha controlar foi muito difícil, e o crescimento foi grande, mesmo com a internet a venda de forma proibida desses objetos não parou, apenas facilitou o seu processo. Lembrem-se pirataria é crime!

  9. O DVD facilitou a vida de todo mundo,cm uma capacidade incrível de armazenamento, criou opção de gravação em quantidade e qualidade,foi fácil de manusear, antecipou várias coias que as pessoas queriam grava,assistir etc…mesmo com o Blu-Ray chegando com força no mercado,ainda obtêm espaço e agrada a todos.
    É barato e acessível a qualquer pessoa,mas na minha opinião algumas marcas são horríveis, o DVD risca fácil,a mídia não é tão boa,mas já outras marcas possuem DVDs de ótima qualidade,com anti risco, e mídias de excelente qualidade.

  10. O DVD entrou com tudo no lugar do VHS, o DVD é pratico para quem quem ver um bom filme e não quer sair de casa para ir ao cinema!A partir da popularização dos DVDs player , o preço ficou acessível e as pessoas podiam assistir os filmes com tecnologia de cinema na própria casa .

  11. O DVD veio para substituir o VHS, pelo fato de ter o custo menor, e de o espaço interno ser bem maior e com qualidade de cinema, com isso as pessoas preferem alugar ou até mesmo comprar um DVD do que ir ao cinema.

  12. O DVD foi rapidamente introduzido ao mercado, tirando o VHS de circulação. Pela sua imagem, opções de gravação, armazenamento e facilidade para colocar um filme sem precisar rebobinar. O preço é super acessível. Pena que é o maior alvo de pirataria.

  13. DVD, um aparelho atrativo e muito procurado por quem prefere assistir filmes em casa. Lançado na década de 1990, veio substituindo o VHS, sendo mais compacto, com melhor definição de imagem e áudio, e muitos benefícios sem sacrifícios. O preço podemos dizer que foi acessível a maioria da população, e está ainda mais hoje em dia.

  14. Um melhoramento efetuado nos cd-roms que resultou no próximo passo das fitas VHS.
    Revolucionou a indústria cinematográfica, melhorando as imagens e devido ao grande avanço no armazenamento e ao preço acessível a maioria das pessoas, acabou se popularizando. Foi um marco para os costumes de nossa época, como ver um filme se tornou uma atividade mais fácil e simples de se fazer, sendo possível o fazer no próprio computador no conforto de casa e sem os problemas conhecidos das fitas VHS magnéticas.

  15. Veio para inovar, substituindo as antigas VHS, com melhor qualidade na imagem e som, com mais espaço de armazenamento.

  16. O DVD surgiu para substituir o VHS, de forma com que armazene mais dados em sua mídia, seja de fácil acesso a todas as pessoas e um produto mais leve, compacto, sendo aceito em todos os leitores de DVD, tanto em computadores como nos próprios aparelhos.

  17. DVD um pequeno disco que é capaz de armazenar dados e veio para substituir o VHS. Lembro quando as Locadoras começou a fazer estas substituição, aonde vários VHS foi doados para as pessoas, pois a inovação entrava no mercado com todo vapor.

  18. Substituiu o VHS e mais tarde foi substituído pelo blu-ray. Veio para inovar e foi rapidamente aderido a população, pois ficou mais barato ver os filmes, documentários e seriado em casa do que ir toda semana ao cinema.

  19. O DVD veio mais substituir o vhs e assim melhorar a imagem e som além de ser mais prático de usar sem precisar rebobinar a fita que foi substituída pelo dvd um pequeno disco.
    E assim posso dizer que melhorou bastante a maneira de assistir filmes e documentários.

  20. O DVD foi lançado recentemente no mercado e tomou o lugar do VHS. Ele é mais moderno e permite uma melhor qualidade nas imagens e no som, além de ser mais prático e ter um espaço maior para armazenamento. Esse meio de comunicação foi de fácil acesso a população e continua sendo muito utilizado.

  21. Surge como sendo o neto dos Videocassete, trás as mesmas vantagens do seu avô, com melhorias na imagem e som além de proporcionar a imaginação das pessoas através da passagem das imagens diante dos olhos dos telespectadores.

  22. Surgiu como o sucessor do VHS por ter imagem e som mais avançados.E é bem mais acessível as pessoas, e está sendo substituído pelo Blu-ray.

  23. O DVD popularizou-se, refletindo a constante busca por comodidade, pois trouxe acesso aos filmes e outros documentos de forma barata. Com a mesma ideia de funcionalidade do VHS, só que de maneira mais aprimorada e eficiente.

    • De forma direta, passou vários dados a respeito da história do DVD, um texto que não é cansativo de ler, por não ser extenso.

  24. DVD, ótimo para quebrar ao meio nos momentos de insanidade. Deu nova cara ao mercado audiovisual, e como tudo o que é bom também trouxe a pirataria para abastecer o lado negativo da novidade. Sim, substituiu o VHS, mas é preciso manuseá-lo com cuidado, porque sua superfície é muito suscetível a riscos, estragando o material gravado. Deliciosa opção para assistir filmes em casa, apesar de que, hoje, muitos já fazem o download na internet e assistem no notebook ou na televisão. Vai demorar, mas pode ser que chegue um momento da questão: o que será dos DVDs?

  25. Mídia importante com maior qualidade e facilidade de acesso. Gosto e aprovo (somente para filmes). É compacto, diferentemente da fita cassete. Não enrola filmes e nem tem que rebobinar. Mais prático e ágil para a hora da ansiedade em assistir um novo filme.

  26. O DVD é uma evolução do VHS , bem mais prático. Gostei desse trabalho pois não fazia ideia dessa história sobre o DVD, bem legal !

  27. O DVD foi aceito facilmente pela população do mundo, apesar de chegar tarde ao Brasil. Trabalho curto, mas bem explicado e coerente com o assunto.

  28. Quem não gostaria de poder ter dados importantes gravados em um DVD, poder levar para casa os filmes que passam no cinema ou até mesmo levar de um lugar para outro sua trilha sonora preferida? Pois é esse meio de comunicação ajudou muito em nosso trabalho por ter uma memória maior que o CD, mtos arquivos, matérias, dados e notícias puderam ser gravados na íntegra. Hoje sendo deixado de lado pela invenção dos pen drives e HD.

  29. Resumidamente o trabalho deixou bem claro o processo do DVD. Essa mídia muito importante revolucionou o armazenamento por ter uma capacidade maior que o CD.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s