A história do e-mail

Por Fernando Covre e Rafael Coelho

A primeira transmissão de mensagens teve origem na Grécia antiga, em 190 a.C., quando um general da cidade de Atenas enviou uma mensagem para comunicar os atenienses sobre a vitória de seu exército sobre os Persas. É daí que se origina a palavra “correio” do original: correr, onde o general correu cerca de 40 km e só teve fôlego para gritar “Vitória!” até cair morto. Há registros, do século 15 a.C., de redes postais entre egípcios e babilônicos, transmitidas por meio de tábuas de argila. É também dos egípcios que vem o registro do primeiro sistema de correio. Já os romanos utilizavam tábuas cobertas com cera quente, pergaminhos e papiros.

Com a evolução constante da comunicação, surgiu o correio eletrônico, que foi anterior ao surgimento da Internet. Os sistemas de e-mail foram cruciais para a criação da rede internacional de computadores. É um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.

O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores que se tem notícia foi criado em 1965, e possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador do tipo mainframe (computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações). O sistema AUTODIN, em 1966, parece ter sido o primeiro a permitir que mensagens eletrônicas fossem transferidas entre computadores diferentes, mas é possível que o sistema SAGE tivesse a mesma funcionalidade algum tempo antes.

O e-mail se tornou tão popular devido a sua grande facilidade em quebrar barreiras geográficas, que pessoas estando em diferentes continentes podem se comunicar, desde que possuam computadores ou qualquer outro dispositivo com tal funcionalidade que se conecte a Internet, podem enviar e receber mensagens a qualquer hora do dia e para qualquer parte do mundo. Grandes empresas estão cada vez mais usando o correio eletrônico para desempenhar papéis decisivos em suas negociações.

Mas também existem as desvantagens, que estão na falta de conhecimento da grande maioria dos internautas e, ainda, os geradores de spam, grandes remetentes de vírus. Com o grande aumento do uso da Internet e do correio eletrônico na vida das pessoas, tornou-se grande o número de pessoas maliciosas que tentam utilizar esses meios para realizar fraudes. O grande foco desses fraudadores são pessoas que utilizam sites de instituições financeiras na Internet.

Os fraudadores eletrônicos utilizam a grande facilidade com que uma caixa de correio pode ser forjada e falsificada. Eles utilizam listas e programas para envio de spam em grande escala juntamente com arquivos executáveis e serviços de hospedagem gratuitos e que não necessitem de identificação legítima. A melhor maneira de se prevenir contra fraudes ao utilizar o correio eletrônico é procurar o máximo de informações sobre sua origem e desconfiar de qualquer indício que possa levantar alguma suspeita.

Com tudo isso, o e-mail é um meio de comunicação muito importante na sociedade, sendo muito utilizado nos dias atuais, possibilitando muitas vantagens e facilidades para a comunicação social.

30 respostas em “A história do e-mail

  1. O e-mail foi uma inovação tecnológica que revolucionou o modo como as pessoas se comunicavam e que ajudou bastante na quebra de “barreiras” para comunicar-se sem estar perto da pessoa que tinha a necessidade de dar um recado.

  2. já que as formas de comunicação evoluiram tanto desde os primórdios, se está distante ou não conseguiu falar pelo telefone, carta pombo correio, ou ainda telegrafo, mande email!forma atual de comunicação rápida, muito útil para envio de informações e documentos que precisam ser resolvidos em tempo menor ou fora da empresa, ou como caso de nós estudantes, conteúdo de trabalhos.

  3. o E-mail é uma forma rápida e direta de enviar mensagens, informações, contratos e etc.É muito usado por todos nós, principalmente em empresas e escolas.É uma das mídias mais utilizadas por todo o mundo e torna a vida de todos muito mais simples.

  4. O E-mail foi indispensável devido sua facilidade de envio, de maneira rápida e objetiva. É utilizado em referencia por ser antecessor a criação da internet, e desde aquela época até hoje é um dos meios mais usados, hoje em dia tanto para trabalhos escolares, fins profissionais, diversão, pedidos de compras etc. Torna a vida de todos mais simples, como dito no comentário acima.

  5. O email é um grande canal para troca de informações, substituiu as cartas e fez a gente esquecer do papel e dos correios, por ser simples, prático e levar sua informação ao destinatario sem barreiras.

  6. O e-mail realmente mudou a vida das pessoas, enviar uma carta, pra que? A interação entre as pessoas se tornava mais rápida, não dependendo mais de que a carta chegasse até ela. Abrir a caixa de mensagem e se deparar com emails de amigos, parentes “lojas”, isso foi mudando a forma das pessoas se interagirem, fazendo-as se adaptarem a essa nova forma de comunicação. Foi a partir dai que também surgem novas ideias e umas sempre levando a outras, podemos dizer que o atual Facebook, existe por causa do e-mail, que deu inicio a essa nova forma de conversa, ou seria meio ousado?

  7. O e-mail realmente é de grande importancia pra sociedade atual e sem ele a vida de muitos seria muito mais dificil fora que através do e-mail que muitas outras criações foram possíveis de serem desenvolvidas

  8. O E-mail é uma ferramenta de suma importância para qualquer pessoa no mundo,deixou as cartas via correspondência para traz de maneira rápida.
    Ajuda muito pela rapidez pela qual funciona,qualquer recado ou documento pode ser enviado em segundos,o mais interessante é que o -mail enviado é recebido quase ao mesmo tempo pelo destinatário.
    Interessante a evolução que este sistema de comunicação obteve desde sua “invenção” la na Grécia até os tempos de hoje…

    • Para complementar…o e-mail possuí um “molde” que eu encaro como um defeito,que é a sua capacidade de armazenamento,não te permite enviar documentos,arquivos com tamanhos grandes,o que complica a ação na hora do envio.

  9. O E-mail é importante para mandarmos arquivos pessoais, trabalhos e muito mais, com a invenção do e-mail tudo ficou mais fácil, desde um arquivo a ser enviado a uma confirmação de compra por e-mail. O e-mail foi inventado na Grécia no ano de 190 a.c

  10. O e- mail é muito importante, pois economiza tempo e dinheiro. As cartas que antigamente tinha que ser enviadas por meio de correios e que tinham um certo custo, hoje se pode enviar por e- mail, que chega no mesmo instante e sem custo algum.

  11. O e-mail facilitou muito a nossas vidas, podemos mandar mensagens rápidas, anexar um arquivo ou uma foto, é gratuito e chega na mesma hora. E podemos nos comunicar com qualquer pessoa do mundo, deixando as cartas para uma outra opção.

  12. O e-mail é importante pois podemos nos comunicar quase que instantaneamente com pessoas do mundo todo. Podemos enviar arquivos, fotos, vídeos e etc anexados. Tudo isso bastando um clique.

  13. A inovação que veio em um pacote, juntamente com o computador e com a internet descobriram a possibilidade de se comunicar com o mundo sem ter que enviar cartas, sinais de fumaça ou pombos correios. Apenas em um clique podemos nos comunicar com qualquer parte o mundo, enviando imagens, videos, textos e até musicas através do e-mail.
    Uma invenção de Ray Tomlinson em 1971 que de brincadeira, se tornou uma das maiores ferramentas da atualidade.

  14. E-mail é uma forma muito mais rápida de manter contato com as pessoas. Lembrando que na área de jornalismo (assim como em todas), ele é bastante usado, quando é enviado um release por exemplo, basta abrir o e-mail e a informação está lá!

  15. O e-mail, criado para agilizar os processos de comunicação entre o mundo, e diminuindo o tempo de espera de uma carta pelo correio. É frequentemente usado por todo o mundo, passando notícias e informações em apenas um clique. É fácil de usar a muito mais rápido do que uma correspondência, traz para os leitores uma notícia de uma pessoa que está em outro lugar do país, do mundo, globaliza as pessoas, passa informações atuais e constantes e pode-se interagir mais ainda com o envio de arquivos de várias extensões, como fotos, vídeos, texto, trabalhos, etc.

  16. O e-mail, é uma excelente ferramenta web criada para facilitar a comunicação, transmissão de dados, e troca de informação.

  17. Email foi criado para facilitar toda a população, podendo se comunicar com o mundo imediatamente, aonde as pessoas tem sua privacidade de enviar Email a qualquer pessoa com qualquer conteúdo, sendo ela fotos, videos, textos, documentos, etc.

  18. A ferramenta foi inventada antes ate mesmo da internet. Atualmente o email torna o cotidiano mais simples e rápido, podendo se ter alta performance quando o assunto é informação em alta velocidade, podendo enviar e receber varios tipos de e formatos de arquivos em diferentes tamanhos e formas.

  19. O e-mail é muito usado por todos pois podemos enviar e receber mensagens a partir de um sistema eletrônico e o mais curioso ainda é que foi desenvolvido antes da internet , além de mudar a maneira das pessoas se comunicarem e ser uma transmissão de mensagem que é usada para enviar trabalhos e outras coisas.

  20. Desde que o e-mail foi criado ele sempre foi muito utilizado e até hoje isso não mudou, pois é rápido e eficaz na hora de enviar mensagens. Ele nos permite enviar a mesma mensagem para diversas pessoas, compartilhar dados, arquivos e muito mais. Além do mais o e-mail esta presente em nossas vidas pessoais e profissionais. Eu considero um meio de comunicação importantíssimo, por facilitar e muito nossa vida e proporcionar tanta praticidade.

  21. Uma invenção sem fronteiras, esse é o e-mail. Não há distância para essa maravilhosa invenção,podendo servir como meio de contato entre pessoas através da internet, além de colaborar também ao esporte para a criação das populares maratonas.

    • Como citado no trabalho também oferece sua desvantagem, por se tratar de uma inovação realizada por meios tecnológicos, muitas pessoas ficam impossibilitadas de acesso, devido ao pouco conhecimento da informática e de seus recursos.

  22. o e-mail se tornou o sucessor das cartas, por ser muito mais rápido e prático.
    Indispensável para profissionais da área da comunicação.

  23. O e-mail foi uma importante invenção do meio de comunicação por possibilitar o envio de mensagens de forma instantânea e eficaz. Há também a possibilidade de criar várias contas de e-mail, uma para o trabalho, outra para se comunicar com os amigos, e assim por diante. Neste caso, espera-se que a pessoa tenha boa memória pra gravar todas as senhas ou nunca perca o lugar onde as anotou. Hoje, para mim, o e-mail é um dos meios de comunicação mais queridos; posso me comunicar sem ter a obrigação de fazer parte de uma rede social.

  24. Assim como nas cartas, sua comunicação é através da escrita, porém de forma digitalizada e muito mais prática e eficiente, o que possibilitou também o envio de outros tipos de arquivos em anexo. Atualmente, tem sido muito mais utilizado quando há necessidade de um contato mais formal, quando se trata de assuntos profissionais, por exemplo. Levando em conta que o contato rotineiro e informal com amigos, por exemplo, é feito em maioria das vezes através de redes sociais.

    • Além de explicar a história do surgimento dos e-mails e citar sua importância na atualidade, englobou um problema, no caso, os vírus e fraudes, que surgiu como consequência desse meio de comunicação, inicialmente pode parecer que está fugindo ao assunto, mas se visto como uma curiosidade complementar, são interessantes os relatos sobre.

  25. O email foi criado antes da internet, à vista disso, vejo a necessidade de se comunicar. Sempre em prol da comunicação os homens criaram e criam tecnologias irremediavelmente viciantes.

  26. Trabalho bem escrito e coerente, porém com falta de algumas informações como por exemplo de onde vieram os sistemas AUTODIN E SAGE.

  27. Email , um veículo de comunicação prático, rápido e muito eficaz, repassa mensagens de trabalho, pessoais e como os outros meios deixam o mundo ” pequeno” permitindo que as pessoas se comunicam umas com as outras a milhares de km de distancia. No jornalismo o email é essencial, toda a comunicação entre os funcionários, setores e entrevistados é feito através da internet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s