A história do Rádio

Por Giuli Braido, Natalia Scahavoni e Tatiane Silva

Tudo começou em 1831, quando Michael Faraday, um grande sábio inglês, descobriu a indução magnética, ele contou com a ajuda de James C. Maxwell que descobriu a existência de ondas eletromagnéticas, através da matemática, essas ondas eram diferentes somente em tamanho, das ondas de luz, mas atingiam a mesma velocidade (300.000 Km/s).

Em 1880, Thomas A. Edison descobriu que colocando em uma ampulheta de cristal um filamento e uma placa de metal separada entre si e ligando-se o filamento ao negativo e uma bateria e a placa ao positivo, constatava-se a passagem de uma corrente elétrica da placa para o filamento e nunca em sentido contrário.

No ano de 1890, foi comprovado na prática a existência de ondas eletromagnéticas, hoje em dia as chamadas “ondas de rádio”, isso tudo devido ao professor alemão Henrich Rudolph Hertz. Devido a sua demonstração baseada na teoria de Maxwell, Hertz descobriu que ao fazer saltar uma chispa em seu aparelho oscilador, saltavam também chispas entre as pontas de um arco de metal colocado a certa distância denominado ressonador. Após ter feito essa demonstração, além de provar que as ondas eletromagnéticas tem a mesma velocidade das ondas de luz, Hertz recebeu uma homenagem, as ondas de rádio passaram a serem chamadas de “Ondas Hertzianas” e “Hertz” ficou conhecido como unidade de frequência.

Passado algum tempo, em 1893 o padre, cientista e engenheiro e gaúcho, Roberto Landell de Moura, faz o teste da primeira transmissão de fala por ondas eletromagnéticas, sem fio.

Apesar de todas essas experiências e descobertas, quem é considerado o “descobridor do rádio” é o cientista Guglielmo Marconi. Marconi é de Bolonha, Itália, ele realizou em 1895 testes de transmissão de sinais sem fio pela distância de 400 metros e após isso pela distância de 2 quilômetros. Foi ele também que descobriu o principio do funcionamento da antena. E finalmente em 1896 Marcone recebeu a patente da invenção do rádio, Landell por outro lado só conseguiu obter a patente no ano de 1900. A primeira estação de rádio foi inaugurada em dezembro de 1906, na cidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Foi usado como antena um arame rudimentar estático sobre a sua torre. O proprietário da rádio era Reginald Fessenden, um canadense. Ele transmitiu em seu primeiro programa uma seleção de músicas, a leitura de um poema e uma mensagem de Natal feita por si mesmo. Essa transmissão atingiu muitas cabines de radiotelegrafia num raio de centenas de quilômetros, até mesmo os navios que estavam em alto mar conseguiram captar a mensagem.

O rádio foi uma invenção que de fato mudou e revolucionou a vida de milhares de pessoas. Desde seus primórdios ele transmitia informações, lazer, entretenimento, cultura e notícias. As famílias, amigos, vizinhos, se reunião para escutar o rádio, ele acabava por gerar a união entre as pessoas, fora que era um meio muito mais eficaz de se obter notícias.

Até hoje o rádio é o meio de comunicação mais popular, não somente no Brasil, mas no mundo todo, isso devido à capacidade que o homem tem de ouvir a mensagem transmitida pelo rádio e fazer outras atividades ao mesmo tempo. Muitas pessoas trabalham ouvindo rádio, pelo entretenimento e também por informações que elas podem receber, sem parar o que estão fazendo. Segundo dados do Ministério das Comunicações, somente no Brasil, existem aproximadamente 3.000 emissoras de rádio, sendo que 50% delas aproximadamente são distribuídas em AM e FM.

35 respostas em “A história do Rádio

  1. O rádio é usado para passar informações e em sua maioria para ouvir músicas. Antigamente ele era bem diferente do que é atualmente e foi adaptado por mais de uma pessoa; desde que foi inventado passava informações e cultura para seus ouvintes, até hoje é o meio de comunicação mais popular pelo mundo afora.

  2. É se não fosse o rádio na época das guerras, os pais e mães apavorados sem noticias enquanto as cartas não chegavam tinham noticias através do rádio, muitas vezes não verdades mas eram repassadas, sem contar que foi e é veículo informativo útil,para informações, promoções e música.
    O rádio tem história bem antes da tv ser inventada.

  3. O rádio uma ferramenta que teve sua importância principalmente no Brasil, onde foi pai da televisão e das telenovelas. Nos dias atuais ainda tem sua importância pois em muitos lugares existe a dependência de informações por esse meio, mais não tão áurea como antigamente, ouvir rádio hoje ou é por hobbie ou por falta de televisão.Sinceramente as grandes de programação não investem em tanta variedade e sobrevivem por poder de anúnciantes.

  4. Uma ferramente muito utilizada hoje para ouvir as músicas preferidas. Foi muito importante nos primeiros anos de sua invenção, pois trazia uma maneira diferente de conseguir as informações, ouvir as notícias e até mesmo ouvir as telenovelas. Hoje com a famosa televisão, não é muito utilizado para esses fins, mas nunca deixou de ser importante.

  5. Engraçado ter sido criado por acaso, como diversas coisas foram. Foi fundamental para o avanço da comunicação de uma maneira bem abrangente, pois o rádio abriu portas para novas tecnologias que estariam por vir ainda, até hoje foi-se aberto diversas portas através dos meios que o rádio é transmitido, para tecnologias. Fundamental.

  6. o meio de comunicação mas popular e acessível para todos ainda sobrevive nos dias de hoje e expandindo seu espaço pela internet, celular, e tv

  7. O rádio sem duvida é uma das criações que eu mais gosto, afinal com o rádio alem de nos mantermos informados também podemos ouvir músicas, e está cada vez mais fácil pois temos o rádio no celular, no tablet, na internet, no carro e em varios outros lugares…

  8. Desde que o rádio foi criado, ele vem transmitindo informações e entretenimento para todos, a principio as pessoas se reunião para escutar notícias, músicas e as rádios novelas. Mesmo ele tendo passado por toda a evolução que passou, até hoje continua sendo um dos meios de comunicação mais populares, pela praticidade, pois da para ouvir o rádio em vários lugares e também da pra fazer diversas atividades e ao mesmo tempo ouvi-lo.

  9. Falar sobre o radio é muito interessante, se compararmos de como eram os programas da época com os de hoje a diferença é grande. Tele-novelas, noticiários, programas de interesse publico entre outros, hoje em dia recheado de musicas e programas humorísticos. Na parte jornalistica o radio até perdeu seu encanto, mas sempre terá seu espeço.

  10. O radio é um elemento essencial na comunicação. Quando inventado, sua função era transmitir informações, lazer, entretenimento, cultura e notícias, o que acontece até hoje. Um fator muito interessante sobre o radio é que você não precisa parar o que está fazendo para ouvir, e você pode ouvir radio onde estiver, no carro, na rua, em casa, no trabalho, etc…

  11. Lembro da história em que um dia a rede de rádio da CBS leu a história da Guerra dos Mundos numa forma dramatizada mesmo. A maioria das pessoas não ouviu desde o começo, quando disseram que era tudo ficção, daí causou um pânico geral, congestionando as linhas telefônicas, congestionamentos, confusão nas ruas, hahaha. Um fato curioso do rádio.
    Um meio de ficar informado, ouvindo, mesmo fazendo outras atividades ao mesmo tempo.

  12. O rádio é um invento importante na comunicação, desde que fora inventado Inicialmente sua função era diferente da de hoje em dia. Era usado mais para transmitir informações e cultura para seus ouvintes e até rádionovelas. Hoje é transmitem de tudo, músicas, notícias, programas. Mesmo com a vinda da televisão não deixou de ser importante. Está crescendo mais, podemos acessar o rádio até mesmo através dos computadores e celulares.

  13. Hoje em dia o radio é muito usado para ouvir musica, mas durante muito tempo ele era o principal meio de noticias e propagandas. O melhor de tudo é que podemos ouvi-lo em qualquer lugar, o radio está presente em outros meios, como o carro, notebook, tablet, até mesmo na televisão.

  14. O rádio teve uma grande importância na área de comunicação e jornalismo, sua principal função não era transmitir músicas, e sim notícias. Ao passar dos anos foi se adaptando ao gosto popular e trazendo mais diversão aos seus ouvintes, além de notificar apenas as tragédias do dia. Ainda é um dos principais meios de comunicação, e muito mais amplo na área da publicidade.

  15. O rádio foi e ainda é uma mídia que inovou o jeito de pensar, a forma de evidenciar novas notícias e acontecimentos e de demonstrar, diferente de outros meios uma maneira de agradar o público com muita simplicidade e acessibilidade. Diferente da televisão, a emoção de um programa de rádio, e característica do radialista e a intervenção de seus convidados ou ouvintes faz com que o público se agrade mais e se sinta mais próximo da verdade e de como a notícia deveria ser passada.Em uma narração esportiva por exemplo, a sensibilidade e a emoção do narrador pode fazer com que uma simples partida se torne um excelente jogo, alcançado aos torcedores e atraindo muito mais que um jogo transmitido pela TV. O rádio vem inovando e crescendo em suas programações que ainda possuem seus fiéis ouvintes e atraem cada vez mais os jovens com a forma diferenciada de faze-lo.

  16. Já levantaram em muito a tese de que o rádio estaria acabando, porém o que vemos é que, mesmo com tanta tecnologia, ele continua firme na cozinha, no carro, nas caminhadas, na mesa do bar, enfim, em todos os lugares.

  17. Um veículo que jamais será substituído, mesmo havendo a televisão e os computadores. Quem não liga o rádio de manhã para ouvir uma música ou ouvir notícia? Faz parte do cotidiano da gente, sem falar que é algo muito antigo, as pessoas de antigamente ouviam tudo pelo rádio. Havia novela sem imagem ,ou seja, falada pelo rádio.

  18. Um antecessor a televisão e mesmo após a introdução da TV nos lares, ainda se faz presente. Foi por muitos anos a fonte de informações e de entretenimento para muitas gerações.

  19. Musicas e noticias fazem parte dessa forte fonte de comunicação, com ele podemos nos divertir e saber de noticias

  20. Posso dizer que o rádio mesmo sendo um meio de comunicação antigo ele está no ar até hoje mesmo com tanto avanço tecnológico ele continua firme , e como sempre passando notícias de acontecimento , fofocas , músicas e também fazendo propaganda de lojas e outros.

  21. Fico imaginando as primeiras transmissões de radio,deveria ser um fato inédito para quem viveu a época desta invenção,e com certeza o preço também deveria ser alto,o rádio é uma das poucas invenções antigas que se sobrevive até os dias de hoje,é um modelo clássico de comunicação.
    Impressionante a velocidade das ondas magnéticas algo difícil de se imaginar.
    Na minha opinião o radio nunca saíra da circulação,pois é um elemento de comunicação magnífico…

    • Muitas pessoas preferem ouvir o rádio porque além de transmitirem muita informação,eles trazem conteúdos de qualidade misturados a muita musica,que quebra aquele clima “sempre a mesma coisa”…

  22. O rádio! Esse também me fascina. Tenho experiência com esse veículo de comunicação e na Rádio aqui de minha cidade, fizemos uma reforma total, quando passamos as ondas da AM para FM, melhorando a sintonização e maior alcance de ondas eletromagnéticas. Pude pegar essa época de mudança e com isso, fui vendo como mudaram as coisas no rádio, como mudam-se os estilos de armazenamento das músicas, gravações, entre outros. Ele serve tanto para dar notícias, como tocar músicas, entrevistas e muito entretenimento. Através dele ficamos sabendo das últimas notícias da cidade, dos acontecimentos que mais marcam durante o dia, semana e pode-se expressar a opinião pública através dele, fazendo com que o povo venha até a esse tipo de mídia se comunicar, mesmo que seja para pedir uma música.

  23. Como é bom acordar cedo e já ouvir aquelas notícias corriqueira que o rádio traz, no meio da tarde ligar e ouvir a música que agente mais gosta, e poder ate participar ao vivo. Rádio um meio de comunicação que se tornou presente desdo momento que inventou e se torna ate hoje, mesmo com a televisão o rádio não se perdeu as forças e começou a transformar com o jeito da sociedade.

  24. Primordialmente criado para informar e entreter, o rádio trouxe consigo a era da informação em maior velocidade. Era de costume pessoas de décadas passadas, acordar e ligar seu rádio, ouvir sua musica preferida, tomar seu café e ir trabalhar. Se tornou um ponto forte em levar informação sobre o que acontece, no memento em que acontece.

  25. Indispensável! essa seria a palavra que encontro para definir o rádio.
    desde o seu surgimento no século XIX para informar e intreter os ouvintes.

  26. Uma ferramenta que disponibiliza as pessoas informações, músicas, programações especiais, entre outras coisas. Um meio indispensável para a sociedade atual, apesar de estar perdendo adeptos devido as novas tecnologias.

  27. A interação pelo rádio. Mensagens de amor, a busca por ele. Promoções, músicas deprimentes na madrugada. O telefone congestionado na expectativa de conseguir ser atendido para pedir a música preferida e ainda poder falar com o locutor da voz maravilhosa. Família reunida na sala para ouvir as últimas e mais importantes notícias, os novos cantores, os ícones da música. Notícias sobre a própria cidade, bairro, espaços para anunciar o que se quer vender e o que se quer comprar. O ruído das divas do jazz, a explosão de novos ritmos, a preocupação dos velhos e a exaltação dos jovens. Trabalhadores ouvindo a estação que lhes emocionava e trazia leveza ao trabalho árduo. Os lançamentos, hits e flashbacks. Radinho de pilha, pequeno no bolso, ou mais ousados carregados nas costas. A Hora do Brasil, a música religiosa às seis da noite.

  28. A sociedade estava evoluindo na área de conhecimentos de ciências exatas, isso interferiu diretamente na descoberta e avanço da tecnologia, o rádio pode ser considerado um dos primeiros exemplos disso. Devido a sua praticidade, tanto para fins de entretenimento quanto de informação, popularizou-se.

    • De fácil leitura, com informações completas, fornecidas de forma clara e objetiva. Respondeu às minhas dúvidas em relação ao tema.

  29. O meio de comunicação que mais ajudou principalmente no que diz respeito a informar a população, foi rádio. Nele, as pessoas ficavam sabendo das notícias mais rápido, era muito mais eficiente na época. Evoluindo cada vez mais e indo além de informações.

  30. Olha que interessante o rádio unia pessoas. Hoje esse mundo new capitalista reverte os efeitos que as mídias proporcionavam. Adoro o rádio, me da paz. Tenho várias histórias relacionadas a ele. Bom eu espero que a evolução que traz o viés da degradação não acabe de vez com os modelos de mídias existentes. Há espaço para todas, tenhamos calma, o mundo é colorido!

  31. Trabalho tem uma boa colocação de conteúdo, trazendo as informações necessárias para o entendimento, com um desfecho simples porém completo.

  32. O rádio é outro meio de comunicação que une entretenimento e informações, como o próprio trabalho apresentou , o rádio tem grande aceitação da sociedade por ser prático e mesmo praticando atividades como dirigir, estudar, trabalhar etc. Com a evolução do rádio notamos que passou a ser usado para se comunicar como num telefone ex Nextel. Os anos se passam e esse veículo fica estável no mercado, pela sua tradicionalidade.

  33. Trabalho bem resumido e passa claramente as informações importantes sobre o rádio. O surgimento desse veículo inovou a comunicação. E trouxe também lazer para as famílias, além das informações, mais pra frente veio as telenovelas. O rádio antigamente é como a televisão dos dias atuais, a família se reunia para ficar ouvindo as transmissões.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s