A história do Telefone

Por Guilherme Pereira, Henrique de Oliveira e Rubens Marangom

O telefone é um dos dispositivos de telecomunicações desenhados para transmitir sons por meio de sinais elétricos nas vias telefônicas. É definido como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor, terá a transformação da energia elétrica em acústica, permitindo desta forma a troca de informações (falada e ouvida) entre dois ou mais assinantes.

Para haver êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar ligados a vários equipamentos, que formam uma central telefônica. Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, que geralmente tem sido atribuída a Alexander Graham Bell.

Entanto como reconheceu o Congresso dos EUA através da resolução 269, de 15 de junho de 2009, o aparelho foi inventado pelo italiano Antônio Meucci, por volta de 1860, que o chamou de telegrafo “falante”. A primeira demonstração pública de Meucci teve lugar em 1860, e teve a descrição publicada num jornal de língua italiana em Nova Iorque.

Meucci criou o telefone com a necessidade de comunicar-se com sua esposa que era doente e por isso ficava de cama no seu quarto no andar superior. O laboratório de Meucci ficava no térreo, assim ele não tinha condições para cuidar de sua esposa e trabalhar ao mesmo tempo; assim sendo, ele inventou o telefone, a fim de que se sua esposa precisasse dele não tivesse que gritar ou sair de sua casa.

Antonio Meucci
Antonio Santi Giuseppe Meucci (Florença, 13 de abril de 1808 — Nova Iorque, 18 de outubro de 1889) foi um inventor italiano, conhecido como o criador do telefone. Estudou na Academia de Belas Artes da capital de Toscana, trabalhando posteriormente como empregado da alfândega e depois como técnico de cenários do histórico Teatro della Pergola de Florença, onde conheceria sua futura esposa, Ester Mochi.

No Brasil
No Brasil os primeiros telefones foram instalados no Rio de Janeiro. Em 1883 a cidade contava com 5 centrais telefônicas, cada uma com a capacidade para 1000 linhas, e também funcionava a primeira linha interurbana, ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis.

Campinas foi a terceira cidade do mundo a ter uma linha telefônica (logo atrás de Chicago e RJ). No Rio Grande do Sul o serviço telefônico foi instalado em 1885, em Pelotas, com a União telefônica. A primeira empresa brasileira foi a Brazilian Telephone Co., que depois de passar por diversos proprietários, foi incorporado, em junho de 1889, à Brasilianische Elektrizitäts Gesellschaft, com sede em Berlim, que ganhou a concessão de 30 anos.

Em 1906, um incêndio destruiu a central de telefonia na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro deixando a cidade sem telefones por 07 meses. Os primeiros telefones eram conectados a uma central manual, operados por uma telefonista. O usuário tinha que girar uma manivela para gerar a “ corrente de toque” e chamar a telefonista que atendia e, através da solicitação do usuário, comutava os pontos manualmente através das “pegas”. Assim um assinante era conectado ao outro. Com o surgimento das centrais automáticas os telefones passaram a ser promividos de “discos” para envio da sinalização. Estes discos geravam a sinalização decádica, que consiste de uma série de pulsos (de 1 a 10).

Esta tecnologia prevaleceu até o final da década de 1960 quando começaram a surgir os telefones com teclado eletrônico. Os telefones com teclado facilitavam a “discagem”, pois demorava menos para teclar um número. Foram desenvolvidos teclados que enviavam os pulsos de sinalização decádica conforme a tecla acionada (carregada). Posteriormente com o advento da sinalização DTMF o envio de sinalização ficou ainda mais rápido.

Atualmente vem crescendo o uso da telefonia pela internet, usando VoIP (Voz sobre IP, do inglês Voice over IP) e Voz sobre Frame Relay. Há muitos programas que usam esta tecnologia, entre os quais pode-se destacar o Skype, que tem sido muito bem sucedido na missão de usar a internet como meio de transmissão de voz. Com a disseminação da telefonia pela internet começaram a ser fabricados os ATAs – Adaptadores para telefones analógicos, dispositivos que permitem a conexão de um telefone convencional à internet.

Tipos de Telefones
Há categorias distintas de aparelhos telefônicos, dependendo da tecnologia utilizada.

• O telefone analógico transporta apenas transmissões de voz e frequências de sinalização.
• O telefone sem fio utiliza radiofrequências de curto alcance para transmissão da voz para uma base que faz a conversão para o meio analógico ou digital.
• O telefone digital acrescenta uma camada para a transmissão de dados que permite o tráfego de informações sobre a ligação em curso ou enviar informações para interagir com um Pabx, por exemplo.
• O telefone “voip” utiliza o protocolo TCP/IP e conexões da Internet para transmissão e recepção de voz e dados digitalizados (transformados em pacotes de dados). Telefones analógicos também podem utilizar a tecnologia Voip, desde que o Pabx a que estão conectados tenha gateways (conversores voz/ip) apropriados.
• O telefone celular ou telemóvel
• O telefone público

A Importância do telefone fixo no processo de comunicação e como afetou a vida das pessoas?
Com a invenção do telefone fixo, a comunicação entre as pessoas ocorria de forma mais rápida. Também é desta forma que nos dias atuais nos comunicamos, não há mais distancia para o telefone, podemos nos comunicar com uma pessoa que esteja a milhares de quilômetros de distância. Com a chegada do telefone a vida das pessoas em geral ficou melhor afetando beneficamente em seu dia a dia.

35 respostas em “A história do Telefone

  1. O telefone foi criado para suprir uma necessidade pessoal do inventor, mas supriu também a necessidade de todos nós, pois quem nunca precisou resolver algo com uma ligação?
    Desde quando foi inventado, o telefone passou por várias modificações e aperfeiçoamentos até chegar no que é hoje e ser substituído pelo celular que tem a mesma função, mas com algumas diferenças.

  2. a história assim como eu a conhecia, interessante e dados muito bem descritos no texto, um elemento da história que nos é necessário, pois sem ele não poderiamos nos comunicar quando se acaba a energia onde ficamos sem computador, tv ou rádio ligados a tomadas, isso quando o sortudo da casa não tem apenas o sem fio q vai a base na tomada ou ainda o celular com bateria carregada, por isso tenham sempre em casa telefones normais também.

  3. Para muitos um dos meios de comunicação mais significativos já existentes. Poder se comunicar com uma pessoa a milhares de quilômetros com total perfeição. Hoje em dia são criados muitos modelos diferentes e inovadores para todos os gostos e também sendo utilizado pelo celular, uma ferramenta prática, que traz o mesmo resultado.

  4. O telefone foi um dos meios mais encantadores, pela simplicidade, pela suavidade com a qual você ouvia a voz da pessoa, pelo luxo que ele propagava na época, hoje perdeu muito espaço para o celular (portabilidade, acessibilidade e entreterimento).

  5. Pra época, um imenso avanço, chegando até a assustar, e havendo pessoas que achavam que era até coisa do demônio, segundo relatos, pois como poderia alguem estar do outro lado da linha? hoje em dia, com tudo aperfeiçoado, e todos já entendendo mais ou menos como se funciona, não é mais coisas de outro mundo, mais vem perdendo espaço, para celulares por exemplo.

  6. o telefone hoje já não tem tanta importâcia a não ser pro comercio em geral, o que fez com que o telefone fosse muito importante hoje é que através dele surgiu vários outros meios de comunicação.

  7. O criador do telefone quis cria-ló para poder comunicar-se com sua esposa que era doente, já que ele não poderá cuidar dela e trabalhar ao mesmo tempo então foi o único jeito que ele teve para poder ficar perto dela! Hoje em dia os telefones são mais usados em empresas e escritórios. Pois a maioria das pessoas usam seus celulares para se comunicar!

  8. Quem hoje em dia vive sem telefone?
    Esse aparelho causou um grande impacto na sociedade, com ele ficou muito mais rápido, fácil e prático, para que as pessoas se comunicassem, pois não era necessário que ela saíssem de sua casa para conversar com que precisava. É claro que a principio nem todos tinha acesso a esse aparelho, mas ele pode facilitar a vida de muitas pessoas na época. Com toda transformação que ele sofreu, hoje em dia ninguém mais fica sem, ele é utilizado em locais fixos, como empresas, residências, escolas, comércios e afins.

  9. O telefone é fundamental para a comunicação do ser humano. Hoje em dia está meio ultrapassado, mas nas empresas em geral, ainda usa- se o telefone, pelo custo ser menor que o celular.

  10. Hoje em dia é impossível viver sem o telefone, nós resolvemos quase todas as nossas necessidades através dele. Foi criado com um propósito pessoal do inventor, para resolver um dilema que ele tinha, mas acabou por ajudar todas as outras pessoas. E é importante, pois muitas vezes falamos com alguém que não vemos a muito tempo e poder ouvir a voz pessoa com um tom suave. No início nem todos tinha condições de ter um telefone. hoje é difícil achar alguém que não tenha pelo menos um em casa.

  11. Me lembro de quando criança e não tínhamos telefone em casa ainda, usavamos um orelhão que ficava na esquina. Com a internet as chamadas podem interligar até 3 ou mais pessoas, e também chamada com vídeo, aproximando quem está longe. Muito importante na comunicação.

  12. Não sabia que Campinas foi a 3ª cidade no mundo a ter linha telefônica.
    O telefone por rádio também, tipo Nextel, serve como ferramenta de trabalho, quando as pessoas não estão no mesmo local.

  13. A cada dia a comunicação fica mais rápida, e o telefone foi a porta, o inicio para isso acontecer, o telefone só evoluiu e cada dia se torna mais simples e barato facilitando a nossa comunicação.

  14. O telefone foi a grande invenção que nos abriu portas para muitas tecnologias atuais. Conseguir se comunicar com a uma pessoa a distancia dispensando o sistema de cartas era incrível para a época, porém para pessoas mais ricas. Já hoje em dia é um sistema de comunicação simples que atende a praticamente todas as pessoas. Tornando-se cada vez mais usada não só no telefone mas em novos Gadgets.

  15. O telefone foi a primeira invenção que proporcionou a uma pessoa ouvir a voz da outra em tempo real de forma rápida, mesmo que essa pessoa estivesse longe e hoje em dia com a evolução das linhas você pode se comunicar com pessoas do país inteiro por um determinado preço.

  16. No mundo globalizado em que vivemos, num constante processo de aproximações entre as nações os meios de comunicação se tornam agentes diretos desse processo, possibilitando a integração do mundo através de novas e sofisticadas tecnologias.
    O telefone participou de certa forma do início desse processo , dando início a uma nova maneira de se comunicar e revolucionando os meios que antes eram usados , pois antigamente era preciso viagens longas para que chegasse uma notícia de outros lugares do mundo enquanto depois desta invenção apesar de cara na época já não era necessário realizar esses imensos percursos.

  17. O telefone foi uma invenção que ajudou e muito o mundo da comunicação,talvez foi o primeiro aparelho que deu oportunidade de uma pessoa conversar ouvindo a voz da outra em tempo real, a secretária eletrônica que existe também no telefone possibilita deixar recados para que possam ser ouvidos em outra hora…

    • Na minha opinião os telefones de hoje em dia,são feitos com datas de validade,principalmente os sem fio,pois quebram e param de funcionar do nada,pelo menos em casa sempre acontece isso,além de que eu acho muito mais bonito e elegante aqueles telefones antigos,são no mínimo peças legais de decoração.

  18. O telefone atraiu olhares e fascinou a população da época, que, pela primeira vez pode se comunicar com outra de lugares distantes de maneira clara e através de sinais de voz. Uma transformação de energias ( acústica em elétrica ) possibilitou que essa transmissão fosse possível. Graças aos constantes desenvolvimentos e tecnologias muito mais avançadas que o ele, o telefone ( fixo, público ) vai cada vez mais se extinguindo e sendo substituído pelos celulares, ou por outra mídias digitais como tablets, emails ou redes sociais para emissão de informações de não urgência.

  19. De fato há varios meios de comunicação e o telefone foi um dos primeiros a ser criado, proporcionando a comunicação entre pessoas de outras localidades. Hoje apesar de ter o celular como um dos principais veículos comunicativos, o telefone continua sendo um popular e maravilhoso veículo.

  20. Foi a inovação pioneira e responsável por encurtar distâncias, e tornar o contato mais legítimo já que se ouvia a voz real do outro lado da linha. É o antecessor ao celular, que por sua vez já é considerado como um passo atrás dos atuais smartphones.

  21. O telefone é incrível, com ele rompemos barreiras de distancia e nos comunicamos com qualquer pessoa em qualquer lugar.

  22. Dizer que hoje em dia o telefone não é muito usado, e sim, somente para fins comercias, deve ter parado no tempo! Com ele, rompemos barreiras que jamais imaginávamos conseguir, com ele aproximamos as pessoas que estão distantes umas das outras e podemos afirmar que é o meio de comunicação essencial na vida de todo o ser humano e que sem ele, não conseguiríamos nos virar, pois acomodamo-nos a essas tecnologias.

  23. Uns dos primeiros e não morrera tão cedo, um veículo de comunicação muito utilizado no dia-a-dia das pessoas, em qualquer lugar encontramos um telefone sendo ele publico ou particular. Com a chegada do celular os telefones não se intimidaram não, pois além de ter um baixo custo e poder ir além de outros país ele não nos deixa na mão por causa da Área (sinal) do celular.

  24. Tal como o celular, o telefone surgiu com o intuito de agilizar o processo de comunicação, mas bem antes do aparelho movel. Atualmente encontrado em forma de telefones publicos e particulares(residenciais e comerciais), o telefone se torna eficaz em processos comunicativos.

  25. Trouxe a facilidade de se comunicar , sem precisar de escritas,imagens, ou até mesmo estar próximo ao destinatário. Muito utilizado para fins comercias, e está ficando pra trás com a evolução do celular, e da internet.

  26. Utiliza dos mesmos princípios dos celulares, mas com a desvantagem de não poder sair de casa (exceto telefone sem fio). Utilizado para comunicação entre pessoas sem limites de distância.

  27. Como uma pessoa saudosista e volta e meia atingida pela nostalgia, tomo como bons tempos aqueles em que ainda existia a suspense de não saber quem é que estava ligando, e o risco de se ter uma surpresa boa ou ruim. A ansiedade de ligar rápido para alguém e ter de esperar todos os números voltarem ao primeiro. Ter de arrastar o fio e o telefone até o banheiro para poder ter mais privacidade. Ficar de ouvidos atentos para perceber se existia mais alguém na linha escutando a conversa. Mas, enfim, os aparelhos celulares acabem sendo um excelente meio de salvação para qualquer imprevisto da vida, desencontros, encontros, avisos, qualquer que seja a emoção ou a informação que necessita ser comunicada, basta ligar de qualquer lugar, se a sorte e a operadora colaborarem com o sinal. Minhas críticas guardo para uma geração que se perdeu na falta de contato e conversas, em meio à mesa de jantar, um lanche, qualquer que seja a interação, o celular acaba sendo mais importante, e o individualismo cada vez mais crescentes; a ilusão de as pessoas estarem reunidas, mas não juntas, já que cada um se aliena no seu próprio mundinho móvel virtual.

  28. Uma nova forma de encurtar distâncias e facilitar a comunicação, mas desta vez através da transmissão de voz. Tecnologia que trouxe modificações na rotina da sociedade, sendo usado tanto para fins de trabalho, quanto para manter relações pessoais.

    • A história do telefone foi explicada não só através de dados sobre seu surgimento, mas também com motivos e fatos que envolviam sua necessidade de uso na época, o que me fez visualizar de melhor forma a história de sua evolução e o cenário onde se passou

  29. Seu inicio foi uma inovação completa. Primeira ferramenta de comunicação que se podia ouvir a voz do outro. Inquietante, seu funcionamento era rapidamente agilizado por agentes que faziam intermediações para completar a ligação. Cenas em branco e preto de filmes me surgem a cabeça, fios por toda a parte e mulheres uniformizadas de saias, prontas para cumprir o serviço telefônico. Seu uso é indispensável para resolver problemas do cotidiano e conversar com pessoas de forma sadia no conforto de sua casa.

  30. O trabalho explicou bem as fazes evolutivas do telefone. Nos lembrando de como foi sua viajem até os dias de hoje. O texto é bem longo, as vezes até cansativo, mas bem completo.

  31. Telefone um meio de comunicação que permite que seja pessoal e privativo. Ao contrário dos outros meios, que contam histórias, registram e educam o telefone passa mensagens e falas de uma pessoa para outra ou de um lugar a outro. O trabalho foi bem completo e mostrou toda a evolução, incluindo a telefonia na internet.

  32. Ótimo trabalho, passou muito bem as informações, de como surgiu e a necessidade do seu inventor. Porém senti falta de uma explicação mais elaborada da evolução dos aparelhos e o surgimento das linhas móveis, pelos celulares. Mas pude compreender bem sua historia, e interessante o motivo pelo qual foi inventado por Antônio Meucci, e saber que Campinas foi a foi a terceira cidade do mundo a ter uma linha telefônica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s