A história do Telégrafo

Por Henry Curcio, Jessica Piffer Cardoso e David Batista

Nenhuma invenção encolheu o mundo de forma tão espetacular quanto o telégrafo, capaz de levar mensagens através de mares e continentes. Não admira que Samuel F. B. Morse, ao inaugurar sua primeira linha telegráfica, tenha lançado mão de uma expressão bíblica “O que Deus tem feito !”

Quando voltava de navio para os Estados Unidos de uma temporada de estudos de arte na Europa, Samuel F. B. Morse participou de uma conversa sobre o Eletromagneto. Assim surgiu a idéia do Telégrafo.

Cinco anos depois, em 1837, ele demonstrou o invento, enviando sinais através de 500 metros de fio. Em 1844, quando transmitiu em código Morse de Washington para Baltimore a famosa frase bíblica, não havia mais dúvidas de que Morse, influente pintor e editor, além de inventor, tinha criado um meio revolucionário de comunicação. O telégrafo de Morse, revelado em 1838, não foi o primeiro desses mecanismos.

Os ingleses William Cooke e Charles Wheatstone tinham apresentado no ano anterior um modelo que usava agulhas para soletrar palavras. O invento de Morse era, de longe, o mais prático. O remetente apenas pressionava uma tecla na linguagem de pontos, e traços eram automaticamente marcados sobre o papel do outro lado da linha.

O telégrafo teve uma expansão muito grande com o advento das ondas de rádio no final do século 19. Nas primeiras experiências com ondas de rádio efetuadas por Marconi, era comum usar o código Morse para envio de sinais, ( o sinal transmitido era interrompido e liberado na cadência do código ) visto que nessa época não havia sido inventado o sistema de modulação pela voz.

Em 1910, Paris torna-se o centro do mundo na divulgação do tempo, inaugurando um transmissor na torre Eifel para divulgar periodicamente a hora. A divulgação da hora era feita por intermédio de sinais Telegráficos para os poucos rádios de galena existentes.

Telégrafo no Brasil
O telégrafo foi iniciado oficialmente no Brasil no dia 11 de maio de 1852, com o objetivo de modernizar o País e facilitar a comunicação do Palácio Imperial, e o Quartel do Campo, no Rio de Janeiro. As primeiras linhas telegráficas instaladas no Brasil relacionaram-se com necessidades políticas.

Em 1854 ocorreu a primeira ligação telegráfica entre o Palácio de São Cristóvão e o Ministério da Guerra. Em fins do século XIX, registrou-se uma ampliação do serviço telegráfico, passando a incluir outras províncias, como Paraíba, Pernambuco e o atual estado do Ceará, estas instalações foram realizadas por Rondon, Major responsável por grande parte destes serviços telegráficos no Brasil. No dia 11 de maio de 1852 foi, afinal, inaugurada a primeira linha telegráfica brasileira, que era subterrânea e tinha 4.300m de extensão, entre o Palácio da Quinta da Boa Vista e o Quartel General do Exército no Campo de Santana, no Rio de Janeiro.

A linha foi construída sob a supervisão direta do Professor Capanema, com o auxílio de alunos da Escola Militar, que foram instruídos como telegrafistas. Para essa construção foi aproveitada a mão-de-obra de presos da Casa de Correção. Ao longo dos anos o telégrafo começou a ser adaptado aos avanços a atendendo as necessidades da população. Muito usado por Militares para transmissão de mensagens em épocas de Guerra.

36 respostas em “A história do Telégrafo

  1. O Telégrafo foi uma criação que revolucionou a forma de se comunicar, pois na época em que foi criado era uma inovação muito abrangente que fazia toda a diferença na comunicação. Foi muito usado em viagens de navio e pela política brasileira.

  2. ñ sabia de muitos dados, sabia sobre o código Morse e um pouco do telegrafo, mas não tinha ideia do quão rica era a história, e ainda atual.
    texto informativo, descritivo e esclarecedor.

  3. Foi uma inovação na época, sendo usado muitas vezes por navios e fez muita diferença na comunicação. Muitas pessoas não sabem da história e da importância que esse meio de comunicação tem.

  4. Telegrafo foi uma tecnologia que ajudou e muito sobretudo nos tempos de ditaduras e de guerras governamentais, pois muitos governantes precisavam de uma tecnologia para tentar se comunicar diretamente com outras bases e de um modo que ninguém obtivesse acesso á essas conversas.

  5. Foi sem duvida, uma grande e importante tecnologia da época que ajudou a evolução da comunicação, ajudou também na criação da internet, e dos e-mails, pois deu ideia para que eles tenham sido criados anos depois, então faz parte da arvore da comunicação, cuja qual todos os meios são importantes tendo sua devida repercussão na sociedade tanto da época quando a atual.

  6. Adorei fazer essa pesquisa pois sem duvida nenhuma o telegrafo foi uma importante e inovadora tecnologia que melhorou e ajudou na evolução da nossa comunicação, e o mais legal é que era enviado pelos mares e também muito usado pela policia do Brasil!

  7. Quando penso em telégrafo ou em código morse a primeira coisa que me vem à mente são as guerras. Outro dia vi o filme do Sherlock Holmes com o Robert Downey Jr, e me lembrei de uma cena em que, não sei se ele ou Watson, tentou enviar por navio uma mensagem por telégrafo, e o que senti foi apenas a apreensão da lentidão para se comunicar. Quando criança, eu e meu irmão tínhamos uma aparelho de código morse, e acreditar que apenas pequenas pressionadas de dedos seriam capazes para uma brincadeira de primeira era o máximo; tínhamos também um fronte para que quando o aparelho não tivesse mais sentido, a batalha começava com guerra de mamonas. Mas é um tanto quanto fácil imaginar a dificuldade de saber de cor o que cada conjunto de pontos significava e conseguir “escrever” pelo menos uma frase sequer.

  8. O telégrafo com certeza foi importante para a comunicação, era possível se comunicar através dos mares e cidades. Incrível ver que por meio de pequenas batidas as mensagens eram enviadas por meio de pontos e linhas e eram decifrados através de códigos. Foi um marco realmente marcante na comunicação.

  9. O telégrafo foi muito importante no meio da comunicação, pois foi a partir dele que surgiram o radio e a internet. Foi também muito importante nas guerras que aconteciam naquela época, sendo muito usado por Militares para transmissão de mensagens sem que ninguém soubesse o que seria enviado.

  10. Não conhecia a história do Telégrafo. Foi uma invenção importante e um meio de comunicação decisivo nas Guerras e políticos.

  11. O telegrafo foi uma evolução grandiosa para a época, muito usado pela comunicação em navios e para a politica. Ajudou muito também para o desenvolvimento nos dias de hoje.

  12. O telegrafo foi uma grande vantagem para a época em que foi inventado, usado em navios e mandando mensagem que atravessava continentes, ajudou muito na economia e na evolução, contudo era limitado, até que um tempo depois veio formas de comunicação melhoradas

  13. mesmo com suas limitações foi muito util para as guerras epoliticamente falando um grande acessório

    • Eu não sabia que o brasil tinha usado deste antigo aparelho e achei interesante como ele passou a fazer parte da história

  14. A comunicação via telégrafo,só foi possível no final do século XIX, pois o telégrafo e o telefone facilitaram em grande medida a distribuição de notícias, e a imprensa rotativa transformou o jornal num meio de comunicação social barato para as massas.

  15. Telégrafo, de todas as mídias e comunicações desses trabalhos era a que eu tinha menor conhecimento. Sabia um pouco sobre código Morse, mas não sobre a sua história e de sua primeira transmissão , no caso impressionantemente para a época e revolucionária foi de sua importância numa transmissão de um estado para outro praticamente inviável para aqueles tempos. Nos dias atuais a própria história não vem sendo passada sobre esse meio que corre risco de esquecimento caso não indagado em aulas, palestras entre outros. Foi um meio de suma importância nas guerras e nas informações que deveriam ser levadas aos outros soldados ou a própria cidade envolvida.

  16. Foi a partir do telégrafo que surgiram as primeiras formas de comunicação, capaz de tornar a comunicação ultrapassando barreiras com apenas códigos. Um dos meios de comunicação mais curiosos do mundo e hoje foi substituído por outros veículos, como tv, rádio, internet, sms, entre outros.

  17. Invenção que teve papel fundamental durante tempos de guerra, e se desenvolveu muito desde então. Hoje caiu em desuso pela maioria das pessoas e pela substituição por tecnologias mais avançadas. Mas é um ponto da história da comunicação que sempre será lembrado.

  18. O telégrafo foi um meio de comunicação muito usado antigamente para transmitir mensagens a distância a partir de códigos formando uma mensagem , mais nos dias atuais ele ficou de lado por causa do avanço tecnológico .

  19. com o avanço tecnológico o telegrafo foi esquecido, mas antigamente era muito usado, passava códigos que formava uma mensagem.

  20. Creio que o telegrafo é uma base para o código morse,era de suma importância pois possibilitava através de códigos uma comunicação entre navios em auto mar,de um país com o outro.
    Foi uma ferramenta essencial nas guerras espalhadas pelo mundo,mas pelo pouco que sabemos dessa tecnologia,devia ser muito complicado mexer nesses telégrafos.
    Pouco sabia sobre essa invenção,unica vez que prestei atenção nisso foi no filme titanic quando os rapazes passam o chamado de S.O.S através do código morse.

  21. O Telégrafo foi muito usado na épocas de guerras, através dos códigos eles se comunicava para avisar que o inimigo estava se aproximando, e para pedir socorro entre outras mensagens. Não se vê mais Telégrafo por ai, apesar de sua importância histórica.

  22. O Telégrafo foi muito útil na época em que ele foi criado, para facilitar as comunicações a distancia, com ele dava para se comunicar até com navios que estavam em alto mar. Hoje em dia não é mais usado, pelo que sei, devido aos demais meios de comunicação mais modernos e avançados. Ele foi muito importante para o desenvolvimento da comunicação.

  23. Um dos primeiros meios de comunicacao a ser utilizado a distancia. Sua tecnologia adequada para a epoca, trouxe avanço em relações durante guerras e entre paises.

  24. Um meio com muita utilidade em guerras, que facilitava a comunicação entre militares. Logo passou a ser utilizado para demais formas como a comunicação entre pessoas que não participavam de guerras.

  25. O telégrafo interferiu diretamente na eficiência de outros meios comunicação, como por exemplo o jornal, que facilitou o acesso à informação. Foi também demonstrador da eficácia de sinais sonoros como forma de comunicação.

    • De forma resumida e objetiva, foram passadas informações as quais fui sentindo necessidade de saber enquanto lia o texto. E bastante interessante também é responder a dúvida, que às vezes surge em relação a “como/quando foi o surgimento deste meio de comunicação aqui no Brasil?”

  26. Com o surgimento do telégrafo foi possível expandir essa comunicação dentro do próprio país que de certa forma se tornou mais moderno e perto dos outros países mais evoluídos até então. Achei interessante a história do telégrafo, porque se pensarmos bem é algo quase que esquecido quando se foca em comunicação. Gostei de saber mais sobre, e de sua importância para a comunicação, principalmente no Brasil.

  27. O uso do telegrafo deveria ser bastante disgastante. Já usei o código morse para fazer ligações, tinha em casa aqueles aparelhos antigos de disco, e meu pai, um dia, colocou um cadiado entre a roda e o pino, para não usa-lo, pois eu gastava demais. Aí uma amiga me ensinou fazer o código. E a cada número que deveria ser discado, eu apertava bem rápido o gancho, exemplo: número nove, apertava rapidinho nove vezes o gancho e assim, os outros numeros em sequência. Disse ela que isso era código morse, bom, deveria ser, pois é bem parecido quando lembro daqueles filmes de guerras.

    • O telegrafo foi o primeiro a enviar mensagens de um lugar distante. Se tornou popular com sua expansão, mas nem todos gostavam de saber que alguém intermediava suas mensagens e a liam. Em Portugal foi mais aberto ao publico e logo substituído pelo telefone. Ficou mais restrito ao governo, guerras e operações marítimas. O assunto está relacionado aos fatos mais importantes da história.

  28. Trabalho simples mas bem objetivo, mostrando onde começou, quando, como e de que forma. Os fatos foram bem colocados e com sentido em tudo o que foi dito.

  29. Mais uma vez vemos os meios de comunicação se inovando e mudando o cotidiano das pessoas, tido como a voz das guerras o telégrafo passava mensagens que na maioria das vezes salvavam os militares ou passavam uma mensagem importante para aquela situação. Vemos ai o início de uma grande revolução nos veículos de comunicação, enxergo nesse invento o primeiro passo para as ondas de rádio e de telefone.

  30. O trabalho está claro e objetivo. Traz o surgimento do Telégrafo e sua evolução. Ótimo meio de comunicação que por muito tempo ajudou as pessoas a transmitir mensagens.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s