A história do VHS

Por Carolini Basso, Mariana Gomes e Luriam Frei

É a sigla para Vídeo Home System (Sistema Vídeo Caseiro). Um sistema de gravação de áudio e vídeo inventado pela JVC que foi lançado em 1976.

Na época todos queriam comprar mas não era um aparelho barato e as opções de parcelamento praticamente não existia.”Comprei o meu em 1986 e todos os vizinhos queriam ver, marcavam horários para assistir na minha casa. Foi muito dificil comprar pois a acessibilidade era menor”diz Sueli Soares.
Como todos na época Sueli relata que o VHS era tão importante como o tablet nessa geração atual.

Ele era composto de fitas de vídeo e de um equipamento de gravação e reprodução que permitia o registro de programas de TV e sua posterior visualização. A facilidade de operação e a uma razoável qualidade fizeram com que o sistema se difundisse, com o tempo foram introduzidos gravadores portáteis alimentados por baterias que acoplados a câmeras permitiam gravações caseiras em vídeo.

A fita VHS é uma fita magnética de 1/2 polegada de largura acondicionada em uma caixa plástica que contem o mecanismo de tração, além de protegê-la.

O VHS é um dos inúmeros formatos de vídeo existentes. A caixa tem 18,7cm. X10cm.X2,5cm, permite uma gravação com aproximadamente 280 linhas de definição e pode registrar até 6 horas de material em velocidade estendida (baixa velocidade de gravação e reprodução).

No Brasil, o sistema foi introduzido na década de 1980 e difundiu-se rapidamente ganhando o mercado contra o beta Max, o primeiro formato de videocassete. Com o tempo o formato foi desenvolvido gerando subprodutos como o VHS-C (VHS Compacto), que tinha as mesmas características técnicas, mas com uma caixa menor (consequentemente com menor duração) que permitiu a sua colocação em câmeras de pequeno porte aumentando a portabilidade dos equipamentos e maior difusão. Este cassete VHS-C para ser reproduzido em um reprodutor VHS convencional era encaixado em um adaptador, na verdade uma caixa VHS padrão sem fita, mas com um mecanismo que tracionava a fita menor. Para uma melhor qualidade de gravação e reprodução introduziu-se no mercado o Super-VHS ou S-VHS um formato que utilizava o mesmo tamanho de fita, mas com um processo mais sofisticado de gravação e reprodução (maior freqüência de sinal, filtros de ruídos, melhor processamento).

(MiniDV) e com a difusão do DVD para reprodução, o VHS perdeu mercado e já é considerado quase um formato fora de linha. Beta Max era um formato de gravação em fita caseiro de 12.7 mm idealizado e fabricado pela Sony. É derivado de um formato de fita profissional, o U-matic, com 19.1 mm comparado ao VHS, o tamanho da fita cassete é menor e diz-se muito que possui uma qualidade de imagem superior ao VHS, mas era apenas um truque eletrônico que poderia ter sido incorporado ao VHS, mas que não foi. Outros diziam que a fita tinha uma melhor ligação com o maquinário de seus tocadores, fazendo com que a fita iniciasse mais rápido que o VHS. Passar do play ao fast forward ou ao rebobinamento da fita era de fato mais rápido, mas era porque a fita não saía do mecanismo antes, assim como a fita VHS faz.

Para o uso doméstico, o Betamax perdeu para o VHS apesar de uma grande campanha de marketing da Sony. Na autobiografia o fundador da Sony, Akio Morita, atribui isso ao fato de que a Sony dificilmente licenciava o Betamax para outras empresas fabricarem, alegando que o VHS ficava com a “massa crítica”. Outros acreditam que o tempo menor de gravação da fita fez com que os consumidores optassem pelo VHS em primeira instância.

32 respostas em “A história do VHS

  1. Para a época em que foi inventado o VHS era uma espécie de novidade que todos queriam ter, mas que pelo preço poucos podiam comprar. Depois que já havia sido criado há algum tempo o VHS foi substituído pelo DVD, um fato que poucos imaginavam, pois achavam ser uma invenção que não existiria substituição.

  2. quantas vezes os que são dessa época não tiveram de bater no vídeo cassete para que a fita saisse, ou ainda virar este para que a fita saisse, isso quando a fita “cuspida” desenrolada, vídeo cassete era fim de semana garantido de amigos em casa pra quem tinha, tecnologia inovadora da época, status no começo pra quem também tinha camera para poder passar o que se gravava conectando fios, sua substituição foi gradual com o DVD no mercado.

  3. Na época em que foi inventado foi um marco para a história. Poder gravar e recordar seus momentos vividos por muito tempo. Com o lançamento do DVD, perdeu o seu espaço e foi esquecido.

  4. Um “buuum” na época que foi lançado, pois prorcionava ao telespectador poder gravar seus programas prediletos e poder rever, um avô do cd, atualmente é item de colecionar e fonte de dinheiro pra quem remasteriza arquivos do VHS.

  5. O VHS sem duvida, foi um grande marco, pois quem não se lembra das tardes de sabado assistindo aos desenhos da Walt Disney no bom reprodutor gigante e desengonçado de VHS?? problemas com fitas presas, chiadeiras, xingamentos e murros no aparelho, foram o inicio pra uma nova tecnologia que seria o DVD, anos depois, que faria o mesmo perder o seu espaço, por melhoria na qualidade, e menor custo e facilidades para o cliente.

  6. O VHS foi um marco para a comunicação pois chegou com tudo, um aparelho onde podemos ver,gravar e rever tudo o que quisermos, mais com a chagada do DVD foi deixado de lado por alguns, mais conheço pessoas que ainda utilizam o VHS.

  7. O VHS pode não ser conhecido para as pessoas novas de hoje em dia, mas para os mais velhos foi muito bom contar com esse periférico, filmes que após passarem no cinema estavam indo para essas fitas onde pessoas alugavam ou compravam para poder assistir novamente, também tinha a parte de poder gravar programas que passavam na TV, sim uma grande evolução para a época, mas pouco tempo depois substituído pelo DVD

  8. O VHS não é mais valorizado como antes, mas deixou a minha infância mais divertida, Foi um grande marco,, lembro que um filme grande era dividido em 2 ou 3 partes, tínhamos que rebobinar, e torcer para não travar, Com a chegada do DVD o VHS ficou de escanteio.

  9. VHS é realmente coisa do passado mas que deixou sua marca na sociedade e através dele apareceu novas idéias de edição de filme.Fora que a marca principal do VHS o dvd nao aingiu sendo a gravação facil de programações da tv e filmagens caseiras.

  10. O VHS, assim como o radio, quando inventado, aproximou as pessoas, por conta de seu custo alto poucos podiam possui-, com isso, assim que alguém comprava o VHS, todos os vizinhos reuniam na casa para assistir a filmes, desenhos e até mesmo vídeos caseiros. Ele foi um grande marco para a população, e algumas pessoas ainda tem em suas casas o aparelho e as fitas de VHS em ótimo estado e funcionando perfeitamente.

  11. Uma das tecnologias que foi bastante usada, porém hoje é esquecida por muitas pessoas, devido ao avanço tecnológico que trouxe o dvd, blu-ray , entre outros meios de visualização de video.

  12. O VHS foi uns dos meios mais usado antigamente para filmes e videos, atualmente quase esquecido ele da o lugar as mais novas tecnologias como DVD, CD, Blu-Ray

  13. O VHS é algo que impressionou na sua construção, montagem, e no seu lançamento, algo que atraia o público com diversos filmes e documentários, podendo registrar diversos momentos da vida e de outros fatos relevantes que facilitava para as pessoas que não precisariam mais ter o trabalho de assistir ao filme no cinema e poderia ter o conforto e a comodidade de ficar na sua casa para o mesmo. Hoje o VHS já é uma mídia ultrapassada, não mais utilizada, que foi substituída pelos CDS, DVDS e novas tecnologias do momento, como o Blu-Ray por exemplo.

  14. Hoje em dia ela não é mais usada foi praticamente esquecida, mas teve um marco muito grande nas história da comunicação como foi escrito no texto acima.

  15. Vivi uma parte dessa época, ainda tenho algumas fitas em minha casa.
    Era divertido gravar e regravar os desenhos e shows preferidos. Foi o anterior aos DVD’s, que por sua vez já esboçam um fim com a ascensão dos Blu-Rays, e com o cinema cada vez mais melhorando resoluções e aumentando a capacidade sonora de seus filmes. Mas todos um dia tiveram que rebobinar a fita antes de desligar o video.

  16. Uma invenção muito boa, porém esquecida pelas pessoas. Sua forma de gravar e regravar vídeos na época era impressionante, prendia a atenção das pessoas. Eu vivi uma parte dessa época e tenho um VHS em casa.

  17. Como nos dias de hoje, o VHS durante seu lançamento trouxe uma curiosidade e posteriormente até uma marca de status por possuir um produto que apenas a classe A possuía. Várias melhorias foram sendo feitas para aperfeiçoar seu funcionamento até a invençao do DVD.

  18. O vhs era muito requisitado por ter opção de gravar programas e assistir videos , a partir desse aparelho que desenvolveram o dvd e assim o vhs foi substituído e esquecido .

  19. O VHS agradou a todos,trazia uma novidade muito interessante,foi o primeiro sistema inventado,que permitia a gravação e reprodução de videos,a qualidade de imagem dependia de alguns fatores,mas mesmo assim quebrava o galho de muita gente,o DVD e o Blu – Ray ,só existem hoje graças ao VHS,hoje quase ninguém mais usa essa opção,mas quem obtém um vídeo cassete,sabe que tem em mãos uma “relíquia.

  20. Foi uma invenção excelente de sua época, pois foi capaz de fazer com que o público de casa pudesse gravar seus programas e seriados preferidos, fazer registrar um programa quando não pudesse assistir, para não perder nenhum detalhe. Hoje em dia, é objeto para se colecionar.

  21. O VHS foi substituído pelo DVD, pois nele se encontra mais facilidade de armazenamento de dados, seu tamanho é bem menor, comparando-se com o VHS e pode ser lido em vários aparelhos que possuem esse sistema de leitura de dados. Hoje em dia, o VHS é usado por colecionadores e em pequenas redes de televisão para gravação de matérias, onde depois é tudo digitalizado e arquivado.

  22. No início quando o VHS foi lançado ele não era um aparelho barato, nem todos tinham acesso. Ele veio para o entretenimento de muitas pessoas, pois elas podiam assistir o filme de sua escolha sem sair de casa, não precisavam ir no cinema ou esperar passar na tv. Fora que ele permitia que as pessoas gravassem uma programação exibida na tv e assistir depois. Atualmente ele não é mais usado, pois já existem aparelhos mais modernos com as mesmas funções.

  23. Uma invenção revolucionária para a época, pois antes não era possível gravar nenhum tipo de programa de tv.

  24. Uma grande invenção para a época, hoje é pouco o quase não usado (existe a possibilidade de conversão dos filmes em VHS para tipo DVD), foi substituído pelo DVD.

  25. O melhor do VHS era, definitivamente, apertar o botãozinho da parte superior da fita, abri-la, retirar toda a fita de celulose, e passar horas rindo e fazendo experimentos com toda aquela bagunça. O VHS permitia gravar, na mesma fita, conteúdos diferentes em cima de conteúdos passados. Era preciso limpar bem o videocassete, já que sempre havia o risco de a imagem não sair adequada.

  26. Atualmente em desuso, por ter sido substituído por tecnologias com mesma funcionalidade, porém, de forma muito mais prática e eficiente. Mas, não menos importante, por ter feito parte de um caminho à evolução.

    • As informações a respeito do VHS parecem bem completas, sem o texto ser extenso. Porém, se dispostas de outra forma, talvez proporcionariam uma leitura mais prática, e um fácil entendimento.

  27. Era o tal negócio, na época a internet não é popularizada, então o que sobrava era o entretenimento televisivo. Ir a locadoras e ficar horas escolhendo filmes nessa época era demais, hoje quase não se vê mais isso.

  28. O VHS já foi um grande novidade, hoje esta quase esquecido. O texto esta completo e contando bem a história.

  29. Comunicar através de gravações mudou a história dos veículos, com a fita VHS as notícias eram gravadas e as matérias podiam ser feitas com planejamento. Os eventos podiam ser eternizados com gravações e os filmes assistidos várias vezes com a fita. O cinema foi trazido para dentro das casas e deixando o entretenimento com um aspecto pessoal. Muitos conteúdos escolares eram passados aos alunos de forma diferente e atrativa através de aulas e vidros gravados na VHS.

  30. Ótimo trabalho.Não é um texto longo cansativo de ler, soube descrever bem a evolução dessa mídia, que teve muita importância. Foi substituído pelo DVD, então nos dias de hoje é difícil achar alguem que ainda use essa mídia. O trabalho me gerou apena suma dúvida, quem é Sueli Soares? faltou detalhar de onde a frase foi tirada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s