A história da Videoconferência

Por Fernando Covre e Rafael Coelho

Vídeoconferência é uma tecnologia que permite o contato visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo lugar.

É um sistema que permite a comunicação com áudio e vídeo, simultaneamente, através de equipamentos e programas. É o sincronismo da transmissão e recepção, sendo possível manter contato com pessoas de qualquer lugar do mundo, em tempo real. Para realizá-la são necessários apenas uma webcam e um microfone simples, deixando a compreensão e todo o resto, sendo efetuada pelo software que deve estar instalado na máquina.

Essa tecnologia surgiu graças a invenção da televisão, onde as conferências analógicas se tornaram possíveis. A partir de então, foram evoluindo e surgindo novos sistemas. O primeiro foi criado em meados de 1964, onde se podiam visualizar fotos sem movimento ao mesmo tempo em que se escutavam o som do interlocutor. Porém, não foi uma novidade muito bem aceita pelos usuários. Depois, criaram-se os sistemas Freeze Frame, onde congelavam a imagem da TV quadro a quadro, e o Slow Motion, câmera lenta, uma tentativa que falhou, pois causava desconforto em quem assistia.

Nos anos 90, a vídeo Conferência ganhou um novo sistema, o Cusseme, onde quando já era possível fazer transmissões combinando os equipamentos ao computador pessoal. Sendo assim, não era mais necessária toda aquela aparelhagem. A partir de então, foram desenvolvidos outros sistemas que vieram se aperfeiçoando para um conforto maior do usuário.

Hoje em dia já é possível obter diversos tipos de Vídeo Conferencia com alta qualidade usando programas gratuitos, tais como: Skype, Oovoo, MSN, Qnext e vários outros. Temos também sites que disponibilizam a Vídeo Conferência pra formar novas amizades com o Cata Papo, Bate Papo UOL, o mundial Chatroulette entre outros.

A Vídeo Conferência é uma ferramenta muito útil e versátil atualmente, e pode continuar a crescer com o avanço de novas tecnologias que vem surgindo no mercado, quem sabe talvez uma Vídeo Conferência em holograma?

30 respostas em “A história da Videoconferência

  1. A videoconferência é muito útil para pessoas que viajam muito e precisam realizar reuniões em suas empresas, através desse meio de comunicação os problemas de localização acabaram, pois a reunião pode ser feita de qualquer lugar aonde esteja. Foi inovador e passou por cima de tecnologias como o VHS e até mesmo o DVD, pelo fato de ser transmitido em tempo real.

  2. útil e interessante, hoje até juízes utilizam dessa tecnologia para julgamentos, por vezes evitando gasto com transporte do réu, ou ultilizar policias que tem de fazer seu trabalho e não a segurança no transporte do preso, então se faz em salas dentro da prisão e o juiz no forum ou local determinado.
    ou ainda para negocios empresariais, (apesar de assinaturas de contratos serem pelo papel) o tramite dos negócios por vídeo conferência vem se tornando comum.

  3. Tecnologia recente ainda restrita a determinados setores, mais com a difusão poderá facilitar muito a intercomunicação de pessoas em diferentes lugares.

  4. Muito utilizada para fazer novas amizades, namorados virtuais, trabalhos de faculdade, ou apenas reencontro de velhos amigos ou familiares, a tecnologia visa apenas ligar os internautas de uma maneira cuja qual pode-se ser aproveitada como quiser. Em um futuro, creio que a tecnologia mudará muito, e abrirá portas para novas febres que virão para a proxima geração.

  5. a video conferencia é algo ainda muito recente e de acesso limitado mas pras pessoas que tem acesso a esta tecnologia é muito útil e tende a se expandir com o tempo

    • o foco principal deste meio de comunicação é a aproximação tanto quanto uma rede social, mas com a sensação de estar no mesmo ambiente com quem se fala

  6. A videoconferencia é a comunicação onde as pessoas podem se ver, se falar, parecendo que estão no mesmo lugar… Podemos também usa-lá para trabalhos de escola, intercambios , etc…

  7. A videoconferência ainda é muito restrita, mas promete se expandir rapidamente, por meio de novos programas como, por exemplo, o Skype. É um meio muito eficiente para se comunicar com outras pessoas que estejam, em muitos casos, à quilômetros de distância, em tempo real.

  8. A videoconferência abriu muitas portas de emprego, com ela também aproximou pessoas onde em tempo real por vídeo e som conseguimos nos comunicar com a pessoa do outro lado. é muito interessante, se percebemos hoje em dia ela esta presente em todo lugar, o face time da apple, o Skype da Microsoft, e quem se lembra do msn, que permitia chamadas de vídeo também, porem teve suas operações encerradas nesse ano.

  9. Uma comunicação muito importante, poder falar com a pessoa, vê-la,mesmo estando muito longe, participar de reuniões, fazer trabalhos, sem estar em determinado lugar.

  10. É um meio de comunicação muito importante, muito usado em reuniões de empresas. É possível ver e conversar com a pessoa mesmo ela não estando no local, é possível até mesmo a comunicação entre países.

  11. Um grande avanço tecnológico, já que permite que duas pessoas de localidades diferentes estajam situadas no “mesmo lugar” por forma de video. Não que estejam realmente no mesmo lugar, mas é como se fosse uma conversa pessoal. Isso mostra o quanto a tecnologia tem feito com que a parte virtual se torne real.

  12. Videoconferência é uma tecnologia que permite o contacto visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores encontram-se no mesmo local. Permite não só a comunicação entre um grupo, mas também a comunicação pessoa-a-pessoa.

  13. A Videoconferência é uma tecnologia que atrai o público, muito conhecida e utilizada principalmente entre empresas, em reuniões das mesmas, onde os indivíduos se encontram em lugares diferentes, mas que permite que eles estejam falando como se estivessem juntos. Na minha opinião a WEB CAM é um tipo de ferramenta que permite a realização da videoconferência.

  14. A tecnologia a serviço da comunicação em sua essência. Fazer as pessoas se verem, se falarem e sentirem proximidade mesmo a quilômetros de distância. Esse é o Trunfo das Videoconferências. Seja família, negócios, amigos, as videoconferências se utilizaram das imagens de uma televisão, do som de um rádio, e da globalização proporcionada pela internet através da tecnologia de um computador.

  15. A comunicação deu um outro salto com a chegada dessa ferramenta. O compartilhamento sincronizado de informações em tempo real, pode agilizar varios processos sendo eles educacionais, empresariais entre outros. E a ideia do holograma nao esta muito longe de nossa realidade.

  16. Essa tecnologia é usada hoje em empresas via skype ou outro programa que eu desconheço mais ela facilita a comunicação em tempo real com a pessoa além de poder falar e ouvir normalmente , ela ajuda em transações de negócios , trabalhos de escolas e outros.
    É um grande avanço na tecnologia que tende a cada vez mais a nos surpreender .

  17. Uma tecnologia que facilita a comunicação em tempo real,que interliga varias pessoas ao mesmo tempo,mesmo elas estando em lugares diferentes, o Skype é uma ferramenta exemplar desta tecnologia,a web cam também é outra ferramenta que colabora com essa invenção,normalmente usada em empresas que obtém diversas sedes espalhadas por todo lugar…

  18. Comunicação em tempo real, mesmo que as pessoas estejam em lugares diferentes, muito distantes. Acredito que daqui a algum tempo, as pessoas farão reuniões empresariais usando mais essa tecnologia do que as reunião convencionais. Tecnologia muito usada em redes sociais para se comunicar com a pessoa que está longe no momento, é ótimo para que gosta de conversar olhando para a pessoa.

  19. A videoconferência é muito utilizada em faculdade com aulas de longas distâncias, aonde traz o Professor ate o aluno, uma ferramente muito importante que levou tempo para ser inventada. Você até mim, agora possível; ela tem de nos surpreender ainda mais.

  20. A Videoconferência foi mais um passo a frente que a comunicação pode dar, através dela é permitido que pessoas que estão em lugares diferentes conversem e se vejam através de uma câmera. É usado muito a videoconferência em empresas para reuniões, para palestras em cursos e para que as pessoas se comuniquem de um modo geral a distância. Ela facilitou muito a vida profissional de muitas empresas e também na vida particular de muitas pessoas.

  21. Capaz de trazer contato de diferentes lugares ao vivo, podendo assim, ser utilizada para fins profissionais ou pessoais.

  22. Uma forma de comunicar sem estar presente em determinado lugar, possibilitando assim a comunicação entre pessoas para fins comerciais, pessoais, profissionais e em alguns casos judiciais.

  23. Trata-se de uma forma inovadora na comunicação. Não importa o país, a distância, os empecilhos, as pessoas podem se ver e conversar em tempo real. Uma das melhores invenções do ramo tecnológico. Sim, há muito tempo já era possível conversar com alguém distante geograficamente, mas não poder olhá-la, vê-la, olhos virtuais. Um meio de comunicação extremamente facilitador, mesmo que muitas vezes as pessoas fiquem com cara de idiotas quando o sinal da internet está fraco. Já conversei através deste meio e morri de vergonha, prefiro mandar cartas.

  24. Uma junção dos diferentes avanços tecnológicos que visam facilitar a comunicação.
    Tem como vantagem a economia de tempo, podendo estar em contato com pessoas de qualquer lugar do mundo sem necessidade de deslocamento, devido à sua transmissão em tempo real.

    • Explicativo de forma objetiva, o texto trás as definições, história e vantagens da Videoconferência em poucas palavras, mas suficientes para o entendimento.

  25. Uma das coisas mais úteis dos últimos tempos, com a teleconferência o problema ”distância” foi quase que eliminado, tudo em tempo real, hoje várias coisas são transmitidas simultaneamente, principalmente em reuniões. Isso trás muitas vantagens já que nos tempos de hoje, se faz tudo com pressa, e as coisas tem que ser ali, na hora.

  26. A vídeoconferência facilita o trabalho de simplesmente estar presente. Hoje várias empresas trabalham dessa forma e seus funcionários são monitorados através desse sistema. Isso é bem comum em capitais e metrópoles. E também a mesma, pode ser usada para aproximar amigos, familiares e casais, que estão distantes.

  27. A videoconferência é mais popular e usada por empresas, que fazem seus negócios com empresas de fora. Trabalho bem escrito e explicado.

  28. A vídeo conferencia é um meio de comunicação que conseguimos enfatizar o fato de que as pessoas necessitam estar próximas uma das outras mesmo longe. Tanto para informar, noticiar, trabalhar e conversar. A vídeo conferencia tinha um processo mais difícil que necessitava de câmeras, caixa de som e máquinas para fazer a troca simultânea de imagens e hoje temos isso nos notebooks, tablets e celulares.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s